Questões de Pedagogia do ano 2008

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Acerca da ortografia segundo Artur Gomes de Morais, assinale a opção correta.

  • A.

    A criança que compreende a escrita alfabética e que lê e escreve seus primeiros textos já internalizou a norma ortográfica.

  • B.

    As situações de escrita espontânea não são adequadas ao ensino de língua por fomentar a dúvida ortográfica.

  • C.

    Ao aprender ortografia, a pessoa atua de modo passivo, apenas memorizando as informações que recebe sobre a forma correta das palavras.

  • D.

    A ortografia constitui uma forma unificada da língua que facilita a comunicação entre usuários de diferentes variedades.

Com relação ao ensino de geografia segundo Ana Maria Simões Coelho, assinale a opção correta.

  • A.

    Tradicionalmente, os alunos iniciam a leitura e a interpretação de mapas, oficialmente, no 1.º ano do ensino fundamental.

  • B.

    Para que o aluno compreenda a organização espacial da sociedade, a escola deve prepará-lo para utilizar as técnicas e os instrumentos necessários à representação gráfica dessa organização.

  • C.

    Uma vez que a finalidade exclusiva da leitura de mapas é a decodificação das convenções cartográficas, a escola deve orientar os alunos de forma direta na localização das territorialidades.

  • D.

    A geografia deve ser ministrada principalmente por seu caráter disciplinar, que prioriza o processo enciclopédico e descreve as riquezas territoriais.

Assinale a opção correta acerca do desenvolvimento da conservação de quantidade, segundo Figueiredo Lima.

  • A.

    Uma quantidade contínua consta de partes ou unidades separadas, individualizadas umas das outras.

  • B.

    Uma quantidade é dita contínua quando é divisível em partes sempre divisíveis, não podendo, portanto, resultar em elementos indivisíveis.

  • C.

    A conservação da quantidade se baseia na premissa de que a quantidade contínua ou discreta é variável.

  • D.

    A conservação de quantidade contínua antecede a conservação de quantidade discreta, em geral, em um ano.

A partir das discussões propostas por Emília Ferreiro sobre a escrita como sistema de representação, é correto afirmar que a escrita

  • A.

    resultou de um processo de codificação de um sistema de representação.

  • B.

    pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras.

  • C.

    é um conjunto de marcas gráficas espontâneas construídas socialmente e assimiladas culturalmente.

  • D.

    pode ser considerada como a representação do fonema.

No que se refere a situações de escrita, Délia Lerner propõe que

  • A.

    a coerência do texto, desde que viabilizada por meio da leitura, dispensa sucessivas revisões.

  • B.

    a escolha do texto a ser produzido pelas crianças deve estar prevista no planejamento concebido pelo professor e discutida nas reuniões de coordenação pedagógica.

  • C.

    o processo de elaboração de texto deve ser realizado por meio de um ditado das crianças para o professor, quando se tratar de produção de texto único.

  • D.

    a produção de texto construído coletivamente dispensa a revisão final, já que esse texto já foi lido diversas vezes.

De acordo com Emília Ferreiro, a escrita infantil evolui de forma regular, podendo sinalizar-se a distinção entre três períodos. Para a autora, nesse processo de evolução da escrita, não se inclui

  • A.

    a distinção entre o modo de representação icônico e o nãoicônico.

  • B.

    a construção de formas de diferenciação, ou seja, não há controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.

  • C.

    a fonetização da escrita, que se inicia com o período silábico e culmina no período alfabético.

  • D.

    a produção inicial de traços ondulados, que culminarão no domínio das regras ortográficas.

Segundo Constance Kamii, os três princípios fundamentais no ensino do número são

  • A.

    a criação de todos os tipos de relações, a quantificação de objetos e a interação social.

  • B.

    a contagem, a quantificação de objetos e a classificação.

  • C.

    a interação social das crianças, a ordenação e a conservação de quantidades.

  • D.

    a quantificação de objetos, a interação entre os pares e o registro numérico.

Conforme Délia Lerner, o desafio da leitura e da escrita na escola consiste em

  • A.

    combater a discriminação que impede a alfabetização de muitos e, ao mesmo tempo, não negar aos que aparentemente não fracassam a oportunidade de serem leitores e produtores de textos competentes e autônomos.

  • B.

    formar sujeitos que possam decifrar com competência o sistema de escrita, tornando-se capazes de fazer leitura oral de textos selecionados por outras pessoas.

  • C.

    preparar os alunos para se tornarem especialistas em suas redações ou composições, com eficácia e autonomia, conscientes da pertinência e da importância de emitir certas mensagens.

  • D.

    promover a descoberta e a utilização da escrita de forma que os alunos percebam que esta constitui um objeto de avaliação eficaz e profícuo.

Segundo Libâneo, há diferentes entendimentos em relação à educação ambiental. Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.

  • A.

    A corrente naturalista defende a preservação das matas e dos animais, por meio da adoção de uma noção de natureza biofísica intocável.

  • B.

    A corrente da gestão ambiental propõe a educação pelo contato com a natureza, pela vida ao ar livre, o que levaria ao turismo ecológico.

  • C.

    A corrente da economia ecológica caracteriza-se por defender tecnologias alternativas com relação, entre outros, ao trato da terra, ao uso da energia e ao tratamento de resíduos.

  • D.

    A corrente conservacionista incentiva ações de movimentos sociais, de comunidades e de governos na luta pela despoluição das águas e do ar.

Segundo Sírio Possenti, a escola

  • A.

    não deve ensinar o dialeto padrão aos alunos que usam dialetos não-padrão.

  • B.

    deve criar condições para que o português padrão seja aprendido.

  • C.

    não deve abordar e discutir a existência de dialetos não-padrão.

  • D.

    deve exigir o domínio do dialeto padrão, valorizando aqueles que o utilizam freqüentemente.

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