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Acerca da ortografia segundo Artur Gomes de Morais, assinale a opção correta.
A criança que compreende a escrita alfabética e que lê e escreve seus primeiros textos já internalizou a norma ortográfica.
As situações de escrita espontânea não são adequadas ao ensino de língua por fomentar a dúvida ortográfica.
Ao aprender ortografia, a pessoa atua de modo passivo, apenas memorizando as informações que recebe sobre a forma correta das palavras.
A ortografia constitui uma forma unificada da língua que facilita a comunicação entre usuários de diferentes variedades.
Com relação ao ensino de geografia segundo Ana Maria Simões Coelho, assinale a opção correta.
Tradicionalmente, os alunos iniciam a leitura e a interpretação de mapas, oficialmente, no 1.º ano do ensino fundamental.
Para que o aluno compreenda a organização espacial da sociedade, a escola deve prepará-lo para utilizar as técnicas e os instrumentos necessários à representação gráfica dessa organização.
Uma vez que a finalidade exclusiva da leitura de mapas é a decodificação das convenções cartográficas, a escola deve orientar os alunos de forma direta na localização das territorialidades.
A geografia deve ser ministrada principalmente por seu caráter disciplinar, que prioriza o processo enciclopédico e descreve as riquezas territoriais.
Assinale a opção correta acerca do desenvolvimento da conservação de quantidade, segundo Figueiredo Lima.
Uma quantidade contínua consta de partes ou unidades separadas, individualizadas umas das outras.
Uma quantidade é dita contínua quando é divisível em partes sempre divisíveis, não podendo, portanto, resultar em elementos indivisíveis.
A conservação da quantidade se baseia na premissa de que a quantidade contínua ou discreta é variável.
A conservação de quantidade contínua antecede a conservação de quantidade discreta, em geral, em um ano.
A partir das discussões propostas por Emília Ferreiro sobre a escrita como sistema de representação, é correto afirmar que a escrita
resultou de um processo de codificação de um sistema de representação.
pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras.
é um conjunto de marcas gráficas espontâneas construídas socialmente e assimiladas culturalmente.
pode ser considerada como a representação do fonema.
No que se refere a situações de escrita, Délia Lerner propõe que
a coerência do texto, desde que viabilizada por meio da leitura, dispensa sucessivas revisões.
a escolha do texto a ser produzido pelas crianças deve estar prevista no planejamento concebido pelo professor e discutida nas reuniões de coordenação pedagógica.
o processo de elaboração de texto deve ser realizado por meio de um ditado das crianças para o professor, quando se tratar de produção de texto único.
a produção de texto construído coletivamente dispensa a revisão final, já que esse texto já foi lido diversas vezes.
De acordo com Emília Ferreiro, a escrita infantil evolui de forma regular, podendo sinalizar-se a distinção entre três períodos. Para a autora, nesse processo de evolução da escrita, não se inclui
a distinção entre o modo de representação icônico e o nãoicônico.
a construção de formas de diferenciação, ou seja, não há controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.
a fonetização da escrita, que se inicia com o período silábico e culmina no período alfabético.
a produção inicial de traços ondulados, que culminarão no domínio das regras ortográficas.
Segundo Constance Kamii, os três princípios fundamentais no ensino do número são
a criação de todos os tipos de relações, a quantificação de objetos e a interação social.
a contagem, a quantificação de objetos e a classificação.
a interação social das crianças, a ordenação e a conservação de quantidades.
a quantificação de objetos, a interação entre os pares e o registro numérico.
Conforme Délia Lerner, o desafio da leitura e da escrita na escola consiste em
combater a discriminação que impede a alfabetização de muitos e, ao mesmo tempo, não negar aos que aparentemente não fracassam a oportunidade de serem leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
formar sujeitos que possam decifrar com competência o sistema de escrita, tornando-se capazes de fazer leitura oral de textos selecionados por outras pessoas.
preparar os alunos para se tornarem especialistas em suas redações ou composições, com eficácia e autonomia, conscientes da pertinência e da importância de emitir certas mensagens.
promover a descoberta e a utilização da escrita de forma que os alunos percebam que esta constitui um objeto de avaliação eficaz e profícuo.
Segundo Libâneo, há diferentes entendimentos em relação à educação ambiental. Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.
A corrente naturalista defende a preservação das matas e dos animais, por meio da adoção de uma noção de natureza biofísica intocável.
A corrente da gestão ambiental propõe a educação pelo contato com a natureza, pela vida ao ar livre, o que levaria ao turismo ecológico.
A corrente da economia ecológica caracteriza-se por defender tecnologias alternativas com relação, entre outros, ao trato da terra, ao uso da energia e ao tratamento de resíduos.
A corrente conservacionista incentiva ações de movimentos sociais, de comunidades e de governos na luta pela despoluição das águas e do ar.
Segundo Sírio Possenti, a escola
não deve ensinar o dialeto padrão aos alunos que usam dialetos não-padrão.
deve criar condições para que o português padrão seja aprendido.
não deve abordar e discutir a existência de dialetos não-padrão.
deve exigir o domínio do dialeto padrão, valorizando aqueles que o utilizam freqüentemente.
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