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"A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis". (Estatuto da Criança e do Adolescente). Considerando estes termos e o direito à liberdade, pode-se compreendê-los sob os seguintes aspectos, EXCETO:
Opinião e expressão.
Crença e culto religioso.
Direito à opinião e expressão de forma direta assistida.
Brincar, praticar esportes e divertir-se.
Buscar refúgio, auxílio e orientação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o texto em questão com referência inicial, assinale a opção correta no tocante à formação de professores.
A formação do professor deve estar centrada na capacitação teórica e na formação técnica, pois o restante será adquirido na prática de sala de aula.
O foco da formação de professores deveria estar no treinamento de métodos e técnicas de ensino que favorecessem a instrumentalização das ações pedagógicas.
Os cursos de formação inicial não conseguem alcançar os objetivos primeiros da formação profissional por estarem focados na reflexão pedagógica.
Os cursos de formação de professores deveriam se preocupar mais com a reflexão pedagógica que leve a pensar no valor das relações sociais para o processo de ensinar e aprender.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto em apreço, assinale a opção correta considerando a aplicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal.
Basta encontrar o outro social com quem se interage realizando uma tarefa para que o desenvolvimento ocorra.
O desenvolvimento só ocorrerá quando um sujeito mais experiente apresentar, ao sujeito menos experiente, apoio operacional que lhe permita dar um salto qualitativo.
Encontrar os canais de promoção do desenvolvimento profissional é uma questão de prática que pode ser transposta de uma turma para outra caso o professor a exerça bastante.
O desenvolvimento ocorre de maneira natural, tudo depende da capacidade de maturação do indivíduo para apreender determinados saberes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na relação formador-formando, é preciso que haja espaço para que ambos se posicionem como pessoa. A partir do diálogo, as vivências são retomadas e ressignificadas. Nesse sentido, assinale a opção correta relativa à formação docente.
A formação continuada significativa é aquela proposta pelos sistemas de ensino que, por meio de uma sondagem, elaboram planos de ação que atendam a diversidade de problemáticas e deficiências na formação de seus professores.
Existe uma dificuldade muito grande em atender às necessidades pessoais de cada professor para propor uma formação continuada; por isso, não é produtivo tentar um entrelaçamento dos projetos individuais com o projeto coletivo em uma articulação da dimensão pessoal, profissional e organizacional.
O saber da experiência e da formação para atingir resultados precisa ser refletido, formulado, organizado e sistematizado, para se transformar em conhecimento. Como as atividades da escola são muito dinâmicas e bastante tumultuadas, essa formação não pode ocorrer nesse ambiente.
Todas as vezes que os professores recebem um "pacote pronto de formação", por melhor que ele seja e tenha sentido e lógica para seus planejadores, nem sempre tem sentido aos que serão executores.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Considerando-se a importância da interação social para o processo de humanização do indivíduo, pode-se afirmar, em relação à pessoa que necessita de condições especiais de atendimento, que
é impossível que seu desenvolvimento ocorra em um processo previsível, linear e gradual.
seu processo de desenvolvimento segue parâmetros previamente definidos e padronizados.
os espaços específicos de ensino-aprendizagem devem ser homogêneos e individualizados, distinguindo grupos específicos e privilegiando procedimentos reabilitadores e terapêuticos.
as diversidades pessoais, culturais e sociais dos educandos funcionam como fatores limitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Em uma perspectiva crítica, os fundamentos teórico-metodológicos da atuação docente permitem que o professor compreenda a
amplitude e a complexidade das questões pedagógicas que emergem das inter-relações entre o humano, o ambiente e o conhecimento.
importância do livro didático como vetor principal da prática pedagógica.
estrutura curricular oficial como eixo disciplinador da ação pedagógica e do ambiente escolar.
preponderância do papel do professor em relação ao do aluno, em seus diferentes níveis e dimensões.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Em um processo de ensino/aprendizagem baseado na perspectiva libertadora, o educador deve
motivar a aprendizagem do aluno carente, recorrendo a metodologias e formas de avaliação diferentes das utilizadas com os demais alunos.
buscar o desenvolvimento da consciência crítica como meio de superar as contradições do ensino tradicional.
transmitir, com fidelidade, conhecimentos e valores historicamente acumulados para que os alunos deles se apropriem.
garantir a disciplina e o rigor comportamental, tendo em vista a promoção da aprendizagem e a aquisição dos comportamentos esperados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
As capacidades de sentir, fantasiar e imaginar fazem parte do universo
infantil, mas acompanham o ser humano por toda a vida.
infantil, não acompanhando o ser humano por toda a vida.
de adultos especialmente dotados.
juvenil, após a conclusão de sua formação básica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Largamente utilizadas como alternativas interessantes para o ensino, as atividades lúdicas ainda despertam a curiosidade de pesquisadores da infância. Em relação a esse tema, é correto afirmar que
o jogo impede que a criança realize o seu próprio "eu", pois, sendo ficção, desconstrói, mesmo parcialmente, sua personalidade e dificulta o desenvolvimento da linguagem.
brincar é pouco recomendável, pois, quando a criança brinca, ela se concentra demais na brincadeira e ativa suas tensões, descarregando suas energias e esquecendo a realidade do mundo em que vive.
o ato de brincar não é algo natural na criança e, por ser uma atividade sistematizada e estruturada, acaba dificultando seu processo de descontração e obstaculizando a própria expressão da sua vida.
o jogo permite que a criança aprenda, pois, quando ela faz algo brincando, formula conceitos, adquire informações e supera dificuldades de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre a brincadeira no processo de ensino-aprendizagem, é correto afirmar que
o brinquedo e a brincadeira são ferramentas importantes para a socialização das pessoas, mas sua influência do desenvolvimento cognitivo é pouco significativa, pois não propicia a aquisição do saber formal.
é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
não se deve dar muito tempo para brincadeiras na escola porque o mais importante é cumprir o programa comprometido com a aprendizagem efetiva e formal dos alunos. Com isso, o jogo deve ficar restrito às atividades dos pátios e aos horários de intervalos das aulas.
as brincadeiras infantis devem ser tratadas pelos professores como momentos de relaxamento e prazer. Tratá-las como recurso didático empobrece a relação espontânea entre o brinquedo e a criança; por isso, a brincadeira não deve ser alvo dos processos de ensino-aprendizagem.
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