Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o ato de aprender, avalie as afirmativas a seguir:
I - aprender é atribuir significado a um determinado conteúdo;
II - aprender é estabelecer relação entre o novo e o desconhecido;
III - aprender é ser capaz de estabelecer generalizações mesmo sem compreensão;
IV - aprender é desenvolver a capacidade de se apropriar do conhecimento;
V - aprender é avançar no conteúdo em função das exigências e dificuldades.
Assinale as afirmativas corretas:
I, III e V, apenas;
I, IV e V, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II e IV, apenas;
I, III e IV, apenas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das idéias do texto acima, julgue os seguintes itens, referentes à educação de jovens e adultos (EJA).
No planejamento das aulas, a organização por temas de interesse coletivo, como, por exemplo, a história do lugar, os direitos humanos e o trabalho, é um recurso adequado para atender à necessidade de dar contextualização ao ensino de jovens e adultos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da figura acima e considerando os princípios básicos e a função social da alfabetização, julgue os itens a seguir.
Para se tornar alfabetizado, o indivíduo precisa, no mínimo, de adquirir a tecnologia de codificar e decodificar a língua escrita.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Camila recebeu uma avó que estava procurando vaga para seu neto, de 10 anos de idade, recém-chegado do norte, onde morava apenas com a mãe, que veio a falecer. A avó trazia consigo apenas a certidão de nascimento da criança e não sabia dar informações sobre a escolaridade anterior do garoto.
A auxiliar de educação, nesse caso, deve
informar que não poderá efetivar a matrícula do aluno, por falta de documentos.
matricular a criança na primeira série do Ensino Fundamental, por não ter comprovação de escolaridade anterior.
agendar, juntamente ao seu superior imediato, uma avaliação que defina o grau de conhecimento da criança, para efetivar a matrícula na série adequada.
pedir para que a avó retorne à escola quando estiver de posse do histórico escolar da criança.
encaminhar o caso ao Conselho Tutelar da região, uma vez que criança não pode ficar sem escola.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
A auxiliar de educação, Sandra, observou uma mudança repentina no comportamento de Caio, 9 anos. Ele estava medroso e apático. Sandra aproximou-se da criança para conversar e pôde observar uma marca de cinto no antebraço dele. Assustada, pediu para ver as costas da criança, que em um primeiro momento recusou, cedendo em seguida. A auxiliar de educação verificou que as costas de Caio estavam com marcas de cinto e até mesmo de fivelas. Depois de muita insistência, ela conseguiu fazer com que Caio delatasse o seu agressor: o padrasto.
Sandra, nessa situação, deve
guardar sigilo do fato, a fim de preservar a integridade da imagem da criança.
lavrar um boletim de ocorrência na delegacia policial da região.
medicar a criança, inclusive com uso de antiinflamatório, diante da gravidade dos ferimentos, a fim de minimizar sua dor.
comunicar o fato ao seu superior imediato, para que as providências cabíveis sejam tomadas.
aconselhar a criança a se comportar melhor, com o objetivo de evitar deixar o padrasto nervoso.
Considere as afirmações sobre as características da Educação à Distância.
I. Permite a interatividade entre professor e alunos.
II. Rompe barreiras geográficas, democratizando o acesso ao ensino.
III. Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado.
IV. Permite uma grande expansão do ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem.
V. Permite apenas a utilização de dispositivos multimídia, excluindo, portanto, impressos e outros meios.
São verdadeiras APENAS as afirmações
I, II e IV.
III e IV.
I, II e V.
I, III e V.
II e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Piaget entende por fala egocêntrica aquela realizada pela criança quando ela estabelece uma comunicação com as outras pessoas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Para Vigotsky, Piaget concentrou-se nas características distintivas do pensamento das crianças, naquilo que elas têm e não naquilo que lhes falta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Vigotsky afirma que as palavras desempenham um papel central não só no desenvolvimento do pensamento mas também na evolução histórica da consciência como um todo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Do ponto de vista da psicologia, o significado de cada palavra é um conceito e, por isso, ato de pensamento. Nesse sentido, de acordo com Vigotsky, significado é um ato de pensamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...