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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Leia com atenção o texto abaixo:
"Frases do tipo 'vamos acertar isso lá fora?' e até tapas já fazem parte do dia-a-dia de professores. Segundo a pesquisa da Unesco, um dos principais motivos das ameaças dos alunos a professores é a desavença causada por notas baixas, pelo nível de exigência e por falhas disciplinares. Em 19 anos de profissão, S. G., de 37, nunca imaginou apanhar de aluno. 'Ele tinha 10 anos e começou a agredir um colega na sala de aula. Quando falei que iria mandá-lo para a direção, comecei a receber vários tapas. Gritei e o vigia me salvou. Fiquei com hematomas', lembra. As carteiras são empilhadas até o teto da sala de aula. Os alunos divertem-se escalando a torre que, sem capacidade de resistir a tanto peso, desmorona e espalha destroços; na maioria das vezes as paredes são pichadas. Essa cena é comum numa escola estadual do bairro Santa Terezinha, na região metropolitana de São Paulo. É quase uma tradicional brincadeira das sextas-feiras. Resignado, o diretor se sente impotente para conter a baderna. Por um simples motivo: 'Tenho medo', reconhece, acostumado a consertar semanalmente as carteiras depredadas".
DIMENSTEIN, Gilberto. Ao mestre com porrada. Folha de S.Paulo, São Paulo, 3 jun. 2001. Cotidiano, p. 10)
Considerando-se as reflexões de Dimenstein e o papel do lúdico na formação de crianças e adolescentes, pode-se afirmar que
a desvalorização do movimento natural e espontâneo da criança, em favor do conhecimento formal, é prejudicial para sua formação, visto que a brincadeira e o jogo são importantes meios de estimular a atividade construtiva da criança. É necessário que o professor procure favorecer cada vez mais o contato da criança com o ambiente físico, com brinquedos, com brincadeiras e com outras crianças, transformando a escola em um ambiente atraente.
os alunos, na adolescência, buscam superar seus limites, o que os leva, muitas vezes, a testar a autoridade, a desrespeitar os mecanismos sociais repressivos e até a praticar atos criminosos. Nessa fase natural do desenvolvimento humano, as atividades de caráter lúdico pouco interferem.
há necessidade de que os alunos sejam mais disciplinados; por isso, o papel da escola é estabelecer limites por meio de punições capazes de controlar a agressividade e as transgressões das regras escolares. Tratar essas questões de forma simbólica é pouco eficiente.
a escola tem vivenciado um aumento da agressividade e da violência, em diversos momentos, especialmente nos intervalos entre as atividades formais. Isso decorre da existência de muitos espaços de recreação livre.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Leia atentamente o texto abaixo:
"Nos dias de hoje o que se percebe é que, as crianças não brincam mais; primeiro, por falta de tempo e segundo, por falta de espaço. Muito cedo a criança vai à escola, à aula de computação, à aula de inglês, para não ficar fora do mercado. Quando há tempo para brincar, a brincadeira preferida é num computador, num videogame, isolado de pessoas, sem interação alguma, um com o outro. A participação dos pais nas brincadeiras, então, é quase inexistente. Não há tempo a perder, é preciso trabalhar, trabalhar muito, para poder dar tudo de bom para os filhos. E assim, desta forma, as crianças deixam de brincar, de interagir com outras crianças e, principalmente, de interagir com os pais."
PINTO, Anabela. O papel do lúdico para a aprendizagem de crianças com TDAH na Psicopedagogia Clínica. Monografia Especialização) – Universidade Estadual ale do Acaraju, Disponível em:
Com base no texto, é correto afirmar que
as escolas precisam ser prudentes quando inserem em seus currículos espaço para jogos e brincadeiras, pois o excesso de atividades livres aumenta a possibilidade de agressões.
os jogos de games interativos, quando bem orientados, substituem outros processos de socialização e têm a vantagem de não gerar comportamentos agressivos, já que o indivíduo que joga tem pouco contato com outras pessoas.
a constante evolução do mundo, o estilo de vida das famílias, o aumento populacional e o crescimento das cidades exercem uma grande influência sobre as crianças.
a existência na escola de espaços livres, onde podem ser desenvolvidas atividades lúdicas interativas, compensa a ausência dos pais na vida das crianças.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O aluno adulto que está fora do fluxo regular de escolaridade precisa tornar-se um leitor crítico, uma pessoa autônoma para escrever o que precisa escrever em suas atividades profissionais e pessoais. Para tanto, ele precisa de muita cópia de revistas e jornais e muitos exercícios repetidos de fixação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No processo de avaliação da aprendizagem da escrita, o professor deve entender que o aluno tem o direito de equivocar-se e formular hipóteses incompletas, que devem ser temporariamente aceitas. Isso porque, segundo Piaget, aprender tem duas fases: a do conflito e a de formulação de uma nova hipótese.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos primeiros meses do trabalho de alfabetização, para que esse processo seja mais rápido e eficiente, deve-se ensinar os alunos a escrever em letras cursivas, maiúsculas e minúsculas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere a seguinte situação hipotética.
A mãe vai levando a criança pela mão e pára em um ponto de ônibus, onde está sentado um cidadão lendo jornal. A criança olha a manchete principal e soletra:
NO-VA-CRI-SE-DE-CO-BU-TÍ-VEL
Nessa situação, diz-se que a criança já está a caminho de dominar a arte de decodificar o código lingüístico, mas ainda não percebe alguns padrões silábicos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Letramento é uma condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade.
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Letramento e alfabetização são praticamente sinônimos; a diferença está em que alfabetização é uma palavra que caiu em desuso atualmente.
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Quem sabe apenas ler e escrever ainda não está suficientemente preparado para enfrentar os desafios das práticas sociais de leitura e escrita atuais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Mudanças sociais e econômicas têm promovido novas propostas metodológicas; no entanto, entre o passado e a atualidade, permanecem marcas de continuidade de antigas práticas de alfabetização.
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