Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A professora de uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) iniciou sua aula com uma canção sobre o meio ambiente. Durante a aula, os alunos cantaram, leram e aprenderam que as queimadas empobrecem o solo, discutiram sobre a importância de reciclar o lixo e sobre as famílias que vivem da venda dos materiais recicláveis.

 Com relação à atividade acima descrita, assinale a opção correta.

  • A.

    A professora planejou uma atividade com base em temas geradores, fazendo a ligação dos conteúdos escolares com a vida dos estudantes.

  • B.

    A professora realizou uma atividade que não envolveu a aprendizagem de conteúdos significativos para os estudantes.

  • C.

    A professora realizou uma atividade que prioriza a transmissão dos conteúdos musicais para os estudantes.

  • D.

    A professora planejou uma atividade que não proporciona a aprendizagem e a construção de conhecimentos aos estudantes.

Acerca dos processos de alfabetização e letramento, assinale a opção correta.

  • A.

    Um indivíduo alfabetizado é necessariamente um indivíduo letrado.

  • B.

    Alfabetização e letramento são processos distintos, indissociáveis, simultâneos e interdependentes.

  • C.

    Alfabetização é o estado ou condição de quem se envolve nas variadas práticas sociais de leitura e escrita.

  • D.

    Alfabetização, aprendizagem da técnica, domínio do código convencional da leitura e da escrita são requisitos para o letramento.

Com relação à alfabetização, assinale a opção correta.

  • A.

    A criança que aprende a ler e escrever utilizando apenas suas aptidões perceptuais e motoras e sua memória desenvolve um progresso rápido e eficiente.

  • B.

    A criança que não compreende a base de um sistema de escrita alfabética necessita apenas aprender as letras e superar as dificuldades de ortografia.

  • C.

    A criança que aprende a ler pensando parte de um nível de desenvolvimento cognitivo que lhe permite compreender como a fala está representada em um sistema de escrita alfabética e, por isso, progride com maior rapidez.

  • D.

    A criança que aprende a ler antes de ter elaborado a base conceitual necessária progride mais rapidamente e transfere a aprendizagem com maior facilidade, tornando-se capaz de ler palavras com as quais ainda não se familiarizou.

No início da alfabetização, as crianças percebem que a escrita é um sistema de representação gráfica arbitrário e que as letras estão ordenadas de modo linear, diferentemente do desenho. A partir desse momento, as crianças vão levantando hipóteses e testando-as de modo sucessivo e evolutivo. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Na hipótese silábica, cada letra representa um som; na hipótese silábico-alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese alfabética, uma letra é usada para representar cada sílaba.

  • B.

    Na hipótese silábica, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese silábico-alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese alfabética, cada letra representa um som.

  • C.

    Na hipótese silábica, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese silábicoalfabética, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese alfabética, cada letra representa um som.

  • D.

    Na hipótese silábica, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese silábico-alfabética, cada letra representa um som; na hipótese alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som.

Muito freqüentemente os professores ensinam as crianças a contar, ler e escrever numerais, por acreditarem que, assim, estão ensinando conceitos numéricos. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    A criança, no início da escolarização, deve aprender a contar, a ler e a escrever numerais e, não, a construir a estrutura mental de número, visto que esta é muito abstrata e complexa.

  • B.

    Os conceitos numéricos estão diretamente ligados a cada cultura; nesse sentido, não podem ser identificados como conceitos universais pelo fato de estarem contextualizados na realidade vivida pelas crianças.

  • C.

    Cabe ao professor ensinar os conceitos numéricos, cuja compreensão exige abstração e muitos exercícios de fixação. Nesse sentido, a criança depende diretamente da ação do professor, que a ajudará a passar do nível de percepção concreto para o abstrato.

  • D.

    A tarefa do professor é a de encorajar o pensamento espontâneo da criança em todos os tipos de situações, inclusive nas que incluem quantidades, para que ela possa construir, à sua maneira, a estrutura mental correspondente a número.

As diversas imagens que a televisão transmite fornecem às crianças conteúdo para suas brincadeiras, nas quais as crianças atuam como personagens das situações apresentadas na televisão. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    A brincadeira de conteúdo televisivo não surge da imitação servil daquilo que é visto na televisão, mas a partir do conjunto de imagens captadas, que devem ser combinadas e transformadas no âmbito de uma estrutura lúdica.

  • B.

    Na atualidade, a televisão não é uma fornecedora essencial dos suportes de brincadeiras às crianças.

  • C.

    O grande valor da televisão para a infância é oferecer uma referência uniforme para crianças das diversas culturas existentes.

  • D.

    Dificilmente as crianças conseguem se apoderar dos temas propostos pela televisão, pois estes estão voltados para o mundo dos adultos.

Durante muito tempo, a brincadeira foi considerada futilidade, cuja única finalidade seria a distração, o recreio, concepção que se associava à de criança. Foi preciso que houvesse uma mudança profunda no conceito de criança para que se pudesse associar uma visão positiva às atividades espontâneas. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A brincadeira na infância deve ser vista como um processo natural.

  • B.

    A brincadeira é um processo de relações inter-individuais, portanto de cultura.

  • C.

    A brincadeira humana deve ser interpretada como inata.

  • D.

    A criança pequena não precisa ser iniciada na brincadeira.

Uma brincadeira, considerada comportamento que não se origina de nenhuma obrigação, senão do que é livremente consentido, busca somente o prazer que a atividade proporciona. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    O conceito de brinquedo equivale ao de brincadeiras. Nesse sentido, brinquedo ou brincadeiras são apenas diferentes formas de manifestação lúdica.

  • B.

    Brinquedos consistem, apenas, nos objetos manufaturados utilizados como suportes nas brincadeiras, sendo a materialização de um projeto adulto destinado às crianças.

  • C.

    Tudo pode se tornar brinquedo, e o sentido de objeto lúdico é dado por aquele que brinca enquanto a brincadeira perdura.

  • D.

    O objetivo primeiro do brinquedo é fazer com que as crianças possam se apropriar do processo de socialização.

Com relação ao processo de avaliação no ensino de ciências, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação do ensino-aprendizagem não apresenta maiores dificuldades, pois, por ser um processo exato, exclui aspectos subjetivos.

  • B.

    As pesquisas indicam que as concepções espontâneas dos professores refletem enormemente nos aspectos avaliativos, tendo uma forte influência subjetiva nos resultados.

  • C.

    Para avaliar o ensino de ciências, o procedimento mais adequado é a elaboração de provas discriminatórias, que resultem em uma distribuição de notas de tipo gaussiano, pois tal conduta evita as influências subjetivas.

  • D.

    Trabalhos em grupo, investigação do ambiente, criação de experimentos novos, entre outras ações dos alunos, devem ser evitados pelo professor para avaliar o processo de ensinoaprendizagem.

A alfabetização científica

  • A.

    permite que cidadãos comuns possam entender a ciência e compreender melhor as manifestações do universo.

  • B.

    tem como única finalidade possibilitar que os alunos compreendam os erros nos meios de comunicação.

  • C.

    deve ser uma atividade praticada, exclusivamente, fora do currículo escolar, constituindo-se em um projeto científico amplo para a sociedade.

  • D.

    não permite aos alunos a compreensão da evolução da ciência, já que ela não tem abordagem histórica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...