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A professora de uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) iniciou sua aula com uma canção sobre o meio ambiente. Durante a aula, os alunos cantaram, leram e aprenderam que as queimadas empobrecem o solo, discutiram sobre a importância de reciclar o lixo e sobre as famílias que vivem da venda dos materiais recicláveis.
Com relação à atividade acima descrita, assinale a opção correta.
A professora planejou uma atividade com base em temas geradores, fazendo a ligação dos conteúdos escolares com a vida dos estudantes.
A professora realizou uma atividade que não envolveu a aprendizagem de conteúdos significativos para os estudantes.
A professora realizou uma atividade que prioriza a transmissão dos conteúdos musicais para os estudantes.
A professora planejou uma atividade que não proporciona a aprendizagem e a construção de conhecimentos aos estudantes.
Acerca dos processos de alfabetização e letramento, assinale a opção correta.
Um indivíduo alfabetizado é necessariamente um indivíduo letrado.
Alfabetização e letramento são processos distintos, indissociáveis, simultâneos e interdependentes.
Alfabetização é o estado ou condição de quem se envolve nas variadas práticas sociais de leitura e escrita.
Alfabetização, aprendizagem da técnica, domínio do código convencional da leitura e da escrita são requisitos para o letramento.
Com relação à alfabetização, assinale a opção correta.
A criança que aprende a ler e escrever utilizando apenas suas aptidões perceptuais e motoras e sua memória desenvolve um progresso rápido e eficiente.
A criança que não compreende a base de um sistema de escrita alfabética necessita apenas aprender as letras e superar as dificuldades de ortografia.
A criança que aprende a ler pensando parte de um nível de desenvolvimento cognitivo que lhe permite compreender como a fala está representada em um sistema de escrita alfabética e, por isso, progride com maior rapidez.
A criança que aprende a ler antes de ter elaborado a base conceitual necessária progride mais rapidamente e transfere a aprendizagem com maior facilidade, tornando-se capaz de ler palavras com as quais ainda não se familiarizou.
No início da alfabetização, as crianças percebem que a escrita é um sistema de representação gráfica arbitrário e que as letras estão ordenadas de modo linear, diferentemente do desenho. A partir desse momento, as crianças vão levantando hipóteses e testando-as de modo sucessivo e evolutivo. A esse respeito, assinale a opção correta.
Na hipótese silábica, cada letra representa um som; na hipótese silábico-alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese alfabética, uma letra é usada para representar cada sílaba.
Na hipótese silábica, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese silábico-alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese alfabética, cada letra representa um som.
Na hipótese silábica, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese silábicoalfabética, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese alfabética, cada letra representa um som.
Na hipótese silábica, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese silábico-alfabética, cada letra representa um som; na hipótese alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som.
Muito freqüentemente os professores ensinam as crianças a contar, ler e escrever numerais, por acreditarem que, assim, estão ensinando conceitos numéricos. A esse respeito, assinale a opção correta.
A criança, no início da escolarização, deve aprender a contar, a ler e a escrever numerais e, não, a construir a estrutura mental de número, visto que esta é muito abstrata e complexa.
Os conceitos numéricos estão diretamente ligados a cada cultura; nesse sentido, não podem ser identificados como conceitos universais pelo fato de estarem contextualizados na realidade vivida pelas crianças.
Cabe ao professor ensinar os conceitos numéricos, cuja compreensão exige abstração e muitos exercícios de fixação. Nesse sentido, a criança depende diretamente da ação do professor, que a ajudará a passar do nível de percepção concreto para o abstrato.
A tarefa do professor é a de encorajar o pensamento espontâneo da criança em todos os tipos de situações, inclusive nas que incluem quantidades, para que ela possa construir, à sua maneira, a estrutura mental correspondente a número.
As diversas imagens que a televisão transmite fornecem às crianças conteúdo para suas brincadeiras, nas quais as crianças atuam como personagens das situações apresentadas na televisão. A esse respeito, assinale a opção correta.
A brincadeira de conteúdo televisivo não surge da imitação servil daquilo que é visto na televisão, mas a partir do conjunto de imagens captadas, que devem ser combinadas e transformadas no âmbito de uma estrutura lúdica.
Na atualidade, a televisão não é uma fornecedora essencial dos suportes de brincadeiras às crianças.
O grande valor da televisão para a infância é oferecer uma referência uniforme para crianças das diversas culturas existentes.
Dificilmente as crianças conseguem se apoderar dos temas propostos pela televisão, pois estes estão voltados para o mundo dos adultos.
Durante muito tempo, a brincadeira foi considerada futilidade, cuja única finalidade seria a distração, o recreio, concepção que se associava à de criança. Foi preciso que houvesse uma mudança profunda no conceito de criança para que se pudesse associar uma visão positiva às atividades espontâneas. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
A brincadeira na infância deve ser vista como um processo natural.
A brincadeira é um processo de relações inter-individuais, portanto de cultura.
A brincadeira humana deve ser interpretada como inata.
A criança pequena não precisa ser iniciada na brincadeira.
Uma brincadeira, considerada comportamento que não se origina de nenhuma obrigação, senão do que é livremente consentido, busca somente o prazer que a atividade proporciona. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O conceito de brinquedo equivale ao de brincadeiras. Nesse sentido, brinquedo ou brincadeiras são apenas diferentes formas de manifestação lúdica.
Brinquedos consistem, apenas, nos objetos manufaturados utilizados como suportes nas brincadeiras, sendo a materialização de um projeto adulto destinado às crianças.
Tudo pode se tornar brinquedo, e o sentido de objeto lúdico é dado por aquele que brinca enquanto a brincadeira perdura.
O objetivo primeiro do brinquedo é fazer com que as crianças possam se apropriar do processo de socialização.
Com relação ao processo de avaliação no ensino de ciências, assinale a opção correta.
A avaliação do ensino-aprendizagem não apresenta maiores dificuldades, pois, por ser um processo exato, exclui aspectos subjetivos.
As pesquisas indicam que as concepções espontâneas dos professores refletem enormemente nos aspectos avaliativos, tendo uma forte influência subjetiva nos resultados.
Para avaliar o ensino de ciências, o procedimento mais adequado é a elaboração de provas discriminatórias, que resultem em uma distribuição de notas de tipo gaussiano, pois tal conduta evita as influências subjetivas.
Trabalhos em grupo, investigação do ambiente, criação de experimentos novos, entre outras ações dos alunos, devem ser evitados pelo professor para avaliar o processo de ensinoaprendizagem.
A alfabetização científica
permite que cidadãos comuns possam entender a ciência e compreender melhor as manifestações do universo.
tem como única finalidade possibilitar que os alunos compreendam os erros nos meios de comunicação.
deve ser uma atividade praticada, exclusivamente, fora do currículo escolar, constituindo-se em um projeto científico amplo para a sociedade.
não permite aos alunos a compreensão da evolução da ciência, já que ela não tem abordagem histórica.
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