Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As revoluções industriais cultivaram uma moral que removeu do trabalho a criação e a beleza. Para reverter esta situação, a estética da sensibilidade realiza um esforço nos espaços educativos de, EXCETO:

  • A.

    Extrapolar o lúdico nos espaços e tempos exclusivos.

  • B.

    Integrar diversão, alegria e senso de humor à escola e ao trabalho.

  • C.

    Priorizar, no espaço de trabalho, o lúdico sobre a construção.

  • D.

    Incorporar a criatividade ao lazer, resultando em produtuvidade.

  • E.

    A escola deverá ser coerente com valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição Federal e a LDB.

Para a construção numa dimensão de aprendizagem significativa, é imprescindível, EXCETO:

  • A.

    Desconsiderar o conhecimento prévio do aluno, valorizando valores éticos e estéticos estabelecidos pelo Professor.

  • B.

    Criar condições para desenvolver no aluno a capacidade de observação, de reflexão, de crítica sobre a sua realidade existencial.

  • C.

    Lançar mão do saber organizado, historicamente produzido.

  • D.

    Ajudar o aluno a construir significados que lhe permitam compreender a sua realidade e nela poder intervir.

  • E.

    Processos contínuos, dinâmicos de interação Professor/aluno.

Em relação ao processo de avaliação, um dos problemas mais sérios da escola brasileira, a LDB prevê, EXCETO:

  • A.

    Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

  • B.

    Possibilidade de aceleração de estudo para alunos com atraso escolar.

  • C.

    Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

  • D.

    Prevalência dos aspectos quantitativos sobre os aspectos qualitativos e dos resultados das provas finais sobre os resultados ao longo do período.

  • E.

    Obrigatoriedade de estudos de recuperação e de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

Analise as afirmativas abaixo:

I. A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação capaz de expressar conceitos abstratos.

II. Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas. 

III. A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e lingüisticamente inferior ao sistema de comunicação oral.

IV. As línguas de sinais derivariam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.

V. Os filhos de pais surdos são intérpretes de língua de sinais.

Podem ser considerados mitos sobre a língua de sinais, EXCETO a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I

  • B.

    I e II

  • C.

    II e III

  • D.

    I, III, V

  • E.

    IV e V

As línguas de sinais são basicamente produzidas pelas mãos. Entretanto, os movimentos do corpo e da face também desempenham funções importantes. Os principais parâmetros fonológicos das Libras são:

  • A.

    Locação − Movimento − Configuração de mão.

  • B.

    Expressão facial e corporal − Movimento − Orientação.

  • C.

    Orientação − Movimento − Configuração de mão.

  • D.

    Expressão facial – Configuração de mão – Movimento.

  • E.

    Expressão facial e corporal − Locação − Configuração de mão.

Na observância da interdisciplinaridade, as DCNEM propõem que as escolas devem considerar que

 I a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, deve partir do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos.

II a característica do ensino escolar amplia significativamente a responsabilidade da escola para a constituição de identidades que integram conhecimentos, competências e valores que permitam o exercício pleno da cidadania e a inserção flexível no mundo do trabalho.

III as áreas de conhecimento carregam sempre um grau de arbitrariedade, não esgotando, isoladamente, a realidade dos fatos e, assim, no seu conjunto, levando a uma visão global confusa da realidade. A interdisciplinaridade deve, portanto, prescindir de interações que levem a uma compreensão mais ampla da realidade.

IV a aprendizagem é decisiva para o desenvolvimento dos alunos e, por essa razão, as disciplinas devem ser didaticamente isoladas para atingir esse objetivo, de modo que disciplinas diferentes estimulem competências diferenciadas, contribuindo para a constituição de diferentes capacidades.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) organizam as áreas do conhecimento em

  • A.

    conhecimentos de filosofia e sociologia necessários ao exercício da cidadania.

  • B.

    linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

  • C.

    língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, língua estrangeira, educação artística e educação física.

  • D.

    educação física e arte, como componentes curriculares obrigatórios.

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica, expressos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. De acordo com as DCN, são áreas do conhecimento para o ensino fundamental

  • A.

    a vida cidadã e a vida familiar, mediante a articulação entre vários dos seus aspectos.

  • B.

    a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente e o trabalho.

  • C.

    ciências, geografia, história, língua estrangeira e a educação religiosa.

  • D.

    ciências, tecnologia, cultura e as linguagens.

Acerca da avaliação emancipatória, assinale a opção correta.

  • A.

    É uma avaliação na qual os resultados servem para excluir algumas pessoas do processo de gestão.

  • B.

    É uma avaliação compreensiva e global do processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    Busca levantar os dados com fins de classificar por méritos os indivíduos avaliados.

  • D.

    Avalia o professor e a aprendizagem dos alunos com o intuito de promover ou reter os educandos.

A dimensão formativa da avaliação da aprendizagem caracteriza-se pelo (pela)

  • A. sua função processual, descritiva e qualitativa, capaz de indicar os êxitos e as dificuldades do aluno ao longo do trabalho escolar.
  • B. organização e pelo arquivamento de registros das aprendizagens dos alunos, selecionados por eles próprios, com o objetivo de fornecer uma síntese de seu percurso de aprendizagem.
  • C. diagnóstico da situação da aprendizagem em que se encontra o aluno no início do processo de ensino.
  • D. caráter classificatório e controlador, tendo como objetivo a certificação, no final do percurso escolar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...