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Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
O aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucesso da prática educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o (a)
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A matemática deve ser construída pelo aluno no seu dia-a-dia, evitando-se, assim, que a curiosidade e o interesse que caracterizam a relação inicial da criança com o conhecimento lógicomatemático, demonstrados antes de seu ingresso na escola, desapareçam nos primeiro anos de escolarização, transformando-se, na maioria das vezes, em aversão à matemática. Nessa perspectiva, a escola pode não apenas ajudar as crianças a organizar melhor as suas informações e estratégias, mas também proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos com base no seguinte princípio:
A matemática, implica "conhecimento e construção do conceito do número", o que exige que o professor se empenhe para que as crianças aprendam as operações matemáticas e possam desenvolver o raciocínio lógico com habilidade.
As atividades desenvolvidas nas séries iniciais do ensino fundamental devem considerar o papel ativo da criança na construção de sua autonomia por meio de sua ação sobre o objeto e o ambiente.
Os conceitos matemáticos, as estruturas lógicas fazem parte de um processo contínuo na vida da criança. Por isso, é fundamental desconsiderar os aspectos afetivos e simbólicos da imaginação infantil, para que a criança possa pensar, sentir, agir, interagindo com o meio de forma racional e lógica.
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Sobre o ensino do português no ensino fundamental, é correto afirmar o seguinte:
O ensino de português nas séries iniciais do nível fundamental deve priorizar o domínio de regras e conteúdos gramaticais para que a criança aprenda a escrever corretamente na língua padrão.
Nivelar todas as crianças quanto ao domínio da língua padrão deve ser a preocupação fundamental no ensino de português para os mais carentes, visto que ter esse domínio é um dos principais fatores de inserção social e de desenvolvimento da consciência crítica.
Levar o aluno a não apenas dominar a língua padrão, mas também a demonstrar respeito pelas outras variedades da língua deve ser o compromisso político do ensino do português.
O uso de outras variedades, que não a língua padrão, deve ser evitado na escola, particularmente nas aulas de português, tanto na forma escrita quanto na falada, pois o domínio da norma culta é o principal fator de inserção do indivíduo na sociedade.
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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa, uma importante estratégia para a prática de leitura na escola e a formação de leitores competentes é a
seleção.
inferência.
interação com a diversidade textual.
antecipação.
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As quatro modalidades artísticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte no ensino fundamental são:
artes visuais, música, teatro e dança.
desenho, pintura, trabalhos manuais e canto.
teatro, pintura, escultura e dança.
sociodramas, canções de roda, cantorias e brincadeiras.
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte defendem uma concepção de arte que integra diferentes produções. Suas propostas buscam resgatar
a formação voltada para a consumo da indústria cultural de massa.
os conteúdos específicos da arte e, mais precisamente, os conteúdos de cada linguagem artística.
as produções individuais de artistas que começam a projetar-se no cenário artístico.
a preparação para o desenvolvimento de capacidades de produção pictórica.
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Numa visão crítica e emancipatória do esporte infantil, além da superação da submissão e da aceitação incondicional e inquestionável das regras, deve-se considerar que o
movimento e a corporeidade são comportamentos essencialmente motores.
uso do movimento pela criança não é influenciado por valores e normas culturais.
processo de desenvolvimento da criança é natural.
esporte infantil deve incentivar a competição com o outro.
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Afirma Luiz Percival Brito: "Se quiser deixar um vestibulando de cabelo em pé, fale com ele sobre o exame de redação. Se quiser atiçar os ânimos de um severo professor de gramática, pergunte sobre a qualidade das redações escolares. Se quiser provocar um lingüista, diga-lhe que 'o estudante não sabe mais escrever'." De fato, não se pode negar a importância do desenvolvimento de habilidades de escrita no domínio escolar. Sobre o assunto, é correto afirmar que
a composição de textos informativos e curtos deve ser evitada, pois pouco auxiliam o processo de interpretação.
a produção de textos pela criança deve ser trabalhada depois do conhecimento da forma ortográfica das palavras.
as crianças, para começar a escrever, não precisam estudar gramática, pois já dominam a língua portuguesa na sua modalidade oral.
a maioria dos alunos não sabe produzir textos porque lêem pouco; daí a necessidade de se aumentar a quantidade de livros lidos na escola para que automaticamente se incrementem os processos de produção textual.
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É muito familiar a imagem de estudantes e professores de diferentes níveis de ensino no interior de museus, percorrendo suas alas e coleções. Embora atrativo, esse tipo de atividade ainda provoca a indagação sobre o que, de fato, nela se aprende. Podemos afirmar que essas visitas
contribuem pouco para a formação do discente, dada sua natureza irregular.
limitam-se a dar conhecimento prévio aos alunos sobre eras anteriores.
constituem-se em momentos de aferição dos conhecimentos e da capacidade do aluno.
permitem um trabalho com objetos transformados em documentos.
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Sobre o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, é correto afirmar que
aprender números é uma tarefa elementar, já que seu significado é exato, não sendo possíveis diversas leituras para um mesmo elemento.
o professor deve apresentar à criança situações do cotidiano para que ela compreenda e construa de modo natural o conceito de número, encorajando-a a pensar.
a manipulação de objetos é um recurso dispensável para a compreensão e a construção do número como expressão de quantidade e do numeral como indicação de número.
a criança precisa ser muito bem treinada nas noções primárias das operações matemáticas para poder construir sua própria compreensão do número.
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