Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.
Os processos científicos, por serem de natureza distinta do ensino de ciências, não estabelecem com este um paralelo e, por conseqüência, não podem auxiliá-lo.
O currículo elaborado para o ensino de ciências deve ser organizado de maneira que os conteúdos sigam a lógica hierárquica da ciência. Caso contrário, corre-se o risco de o estudante perder a percepção do que é ciência.
Os processos mais simples da ciência podem ser introduzidos nas séries iniciais, enquanto os processos mais complexos, como a formulação de hipóteses, podem ser introduzidos nas séries subseqüentes, utilizando-se o conhecimento dos processos mais simples, já consolidado nas séries anteriores.
Um currículo que considera os processos científicos em sua organização tende a ser muito tecnicista e esquecer o contexto em que o aluno está inserido. Por isso, essa abordagem deve ser evitada no ensino de ciências.
Com relação à avaliação educacional, é correto afirmar que a avaliação
somativa é realizada no início do processo ensinoaprendizagem para orientar a prática educativa.
formativa é realizada ao final do processo ensinoaprendizagem para verificar a aprendizagem do estudante.
processual é realizada durante o processo ensinoaprendizagem para reorientar o estudante se necessário.
diagnóstica é realizada ao final do processo ensinoaprendizagem para fornecer indicadores da aprendizagem dos estudantes.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.
O saber do aluno deve ser o ponto de partida para a organização do trabalho pedagógico na abordagem progressista.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A dimensão qualitativa deve ser considerada para buscar a essência e a totalidade do processo educativo.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A classificação e a mensuração são estratégias básicas da avaliação.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A descrição é a fonte de dados da realidade, e não a prescrição.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
O objetivo da avaliação é o auto-conhecimento e a tomada de decisão para a continuidade do ensino e da aprendizagem.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A promoção do aluno é o foco da avaliação.
Duas crianças estão brincando de jogar "Damas".
– Quem começa?
Paulinho: – Eu!
Marcelo – Eu!
– Par ou ímpar?
Paulinho: – Par
Marcelo: –Ímpar! Ganhei. Eu começo!
Marcelo começa o jogo e, em determinado momento, faz um movimento com uma peça, mas se arrepende e movimenta outra peça rapidamente.
Paulinho grita: – Errou!
Marcelo tenta trapacear, dizendo que não tinha movimentado a pedra ainda.
– Regra é regra, diz Paulinho.
O desentendimento entre as crianças exige a intervenção do professor. A mediação do professor deve estar baseada na modalidade de desenvolvimento moral, conhecida como:
Levando em conta o caráter educativo do espaço escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O espaço escolar não tem relação com as propostas pedagógicas defendidas por quem o construiu ou por quem o organiza no cotidiano escolar.
( ) Pode-se ler, na forma de organizar o espaço, qual a concepção de relação Professor/aluno abraçada pelos profissionais que atuam na escola.
( ) As construções escolares representam uma das formas de o poder público mostrar a importância que se dá à educação dos cidadãos.
( ) Os métodos e as atividades de ensino normalmente utilizados pelos Professores não dependem da forma de organizar o espaço escolar.
( ) Considerando os aspectos estruturantes do espaço escolar, pode-se dizer que ele é uma das dimensões básicas da cultura de uma escola.
A seqüência está correta em:
F, V, V, F, F
V, V, V, F, V
V, F, V, V, V
F, V, V, F, V
F, V, F, V, F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...