Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Os processos científicos, por serem de natureza distinta do ensino de ciências, não estabelecem com este um paralelo e, por conseqüência, não podem auxiliá-lo.

  • B.

    O currículo elaborado para o ensino de ciências deve ser organizado de maneira que os conteúdos sigam a lógica hierárquica da ciência. Caso contrário, corre-se o risco de o estudante perder a percepção do que é ciência.

  • C.

    Os processos mais simples da ciência podem ser introduzidos nas séries iniciais, enquanto os processos mais complexos, como a formulação de hipóteses, podem ser introduzidos nas séries subseqüentes, utilizando-se o conhecimento dos processos mais simples, já consolidado nas séries anteriores.

  • D.

    Um currículo que considera os processos científicos em sua organização tende a ser muito tecnicista e esquecer o contexto em que o aluno está inserido. Por isso, essa abordagem deve ser evitada no ensino de ciências.

Com relação à avaliação educacional, é correto afirmar que a avaliação

  • A.

    somativa é realizada no início do processo ensinoaprendizagem para orientar a prática educativa.

  • B.

    formativa é realizada ao final do processo ensinoaprendizagem para verificar a aprendizagem do estudante.

  • C.

    processual é realizada durante o processo ensinoaprendizagem para reorientar o estudante se necessário.

  • D.

    diagnóstica é realizada ao final do processo ensinoaprendizagem para fornecer indicadores da aprendizagem dos estudantes.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

O saber do aluno deve ser o ponto de partida para a organização do trabalho pedagógico na abordagem progressista.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.

A dimensão qualitativa deve ser considerada para buscar a essência e a totalidade do processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.

A classificação e a mensuração são estratégias básicas da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.

A descrição é a fonte de dados da realidade, e não a prescrição.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.

O objetivo da avaliação é o auto-conhecimento e a tomada de decisão para a continuidade do ensino e da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.

A promoção do aluno é o foco da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Duas crianças estão brincando de jogar "Damas".

– Quem começa?

Paulinho: – Eu!

Marcelo – Eu!

– Par ou ímpar?

Paulinho: – Par

Marcelo: –Ímpar! Ganhei. Eu começo!

Marcelo começa o jogo e, em determinado momento, faz um movimento com uma peça, mas se arrepende e movimenta outra peça rapidamente.

Paulinho grita: – Errou!

Marcelo tenta trapacear, dizendo que não tinha movimentado a pedra ainda.

– Regra é regra, diz Paulinho.

O desentendimento entre as crianças exige a intervenção do professor. A mediação do professor deve estar baseada na modalidade de desenvolvimento moral, conhecida como:

  • A. autonomia.
  • B. heteronomia.
  • C. anomia.
  • D. coação.

Levando em conta o caráter educativo do espaço escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O espaço escolar não tem relação com as propostas pedagógicas defendidas por quem o construiu ou por quem o organiza no cotidiano escolar.

( ) Pode-se ler, na forma de organizar o espaço, qual a concepção de relação Professor/aluno abraçada pelos profissionais que atuam na escola.

( ) As construções escolares representam uma das formas de o poder público mostrar a importância que se dá à educação dos cidadãos.

( ) Os métodos e as atividades de ensino normalmente utilizados pelos Professores não dependem da forma de organizar o espaço escolar.

( ) Considerando os aspectos estruturantes do espaço escolar, pode-se dizer que ele é uma das dimensões básicas da cultura de uma escola.

A seqüência está correta em:

  • A.

    F, V, V, F, F

  • B.

    V, V, V, F, V

  • C.

    V, F, V, V, V

  • D.

    F, V, V, F, V

  • E.

    F, V, F, V, F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...