Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Imagine que você foi convidado a participar do Conselho de Classe de uma escola de ensino fundamental para emitir um parecer sobre um texto elaborado espontaneamente por uma criança da primeira série, visto que a professora da criança não sabe como agir. Eis o texto produzido pela criança:
Era uma vez umpionho queroia ocabelo daí um emninopinehnto dapasou um ummenino lipo enei pionho aí pasou um emnino piohento daí omenino pegoupionho da amunhér pegoupionho de todomundosaiogritãdo todomundo pegou pionho di até sofinho pegou begoupionho.
Em seu parecer, você deve sugerir à professora que faça o seguinte:
Ler o texto em voz alta para a turma reproduzindo exatamente a forma como a criança escreveu e chamando a atenção para os erros ortográficos, a fim de que todos percebam os desvios e aprendam a forma correta de grafar as palavras de acordo com a língua padrão.
Após ter marcado os erros ortográficos, chamar o aluno para conversar com ele sobre os problemas de escrita e pedir-lhe que faça uma cópia de seu texto sem os problemas originais.
Tendo em vista que chamar o aluno para lhe mostrar os erros e corrigir seu texto coletivamente, diante da turma, seria uma situação constrangedora para a criança, o mais correto seria chamar a orientadora educacional e encaminhar a criança a um atendimento fonoaudiológico, pois, pode-se perceber pelos desvios de seu texto que ela apresenta dislexia.
A professora deve ler o texto em voz alta para a turma, respeitando seu conteúdo, mas evitando reproduzir os erros ortográficos e as variações dialetais, que serão corrigidos em momento oportuno.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o ensino da matemática, é correto afirmar que
não é necessário que a organização das estruturas matemáticas, na seqüência curricular, corresponda ao nível de desenvolvimento das estruturas operatórias da inteligência em cada grupo de alunos.
essa disciplina constitui, somente de forma secundária, um meio de interação entre pessoas. As atitudes, os valores e os sentimentos são levados em consideração mais pelas ciências das humanidades.
as informações abstratas, em um primeiro momento, devem ser transmitidas verbalmente, "logicamente" pelo professor, e posteriormente vivenciadas pelos alunos.
essa disciplina lida com as conexões estruturais efetivas entre conceitos ligados às idéias de número e de forma, ao mesmo tempo que suas aplicações a problemas, tais como são postos na realidade.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
É correto afirmar que o objetivo fundamental da leitura é
introduzir o indivíduo na literatura e na arte.
compreender a finalidade da escrita.
universalizar o entendimento das pessoas a respeito de um dado saber ou pensamento.
entender as convenções sociais de maneira linear, pelo estudo da gramática.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Na produção de textos infantis, deve-se considerar que
é interessante perguntar à criança o significado do que ela escreveu, e é fundamental anotar suas respostas para acompanhar seu desenvolvimento.
os rabiscos e desenhos infantis constituem elementos das habilidades artísticas da criança, não devendo ser confundidos com escrita.
a criança, quando diz que está escrevendo, não tem idéia do que seja a escrita, encarando-a como uma brincadeira. Daí a importância de se estabelecer um roteiro prévio do que ela deve escrever.
a criança, quando escreve, procura copiar palavras já vivenciadas, conhecidas; por isso, o professor deve redobrar sua atenção ao corrigir os escritos infantis.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o sistema de escrita do português, é correto afirmar que
não se utiliza de recursos especiais para representar alguns sons da fala.
um mesmo segmento fonético não pode ser representado por diferentes letras.
a relação entre as letras e os sons da fala é automática, pelo fato de a escrita ser o espelho da fala.
suas características básicas são o uso alfabético das letras, o uso de letras sem som na fala, o uso de sinais diacríticos e o uso morfológico de letras.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o processo de desenvolvimento da escrita na alfabetização de crianças, é correto afirmar o seguinte:
é pedagogicamente aconselhável que se ensine a escrita cursiva, devendo-se evitar a escrita de forma.
é mais importante desenvolver a habilidade motora das crianças para desenhar as letras. A representação e o significado do que se escreve é um elemento abstrato e deve ser explorado nas séries seguintes.
o objetivo principal da escrita é permitir a leitura; por isso a finalidade precípua da alfabetização é ensinar a escrever.
a origem social do indivíduo tem interferência secundária na aquisição da escrita.
Por suas características específicas, a clientela da EJA demanda maior atenção do que a que freqüenta normalmente a escola, para realizar com igual desenvoltura as atividades. Essa atenção se realiza por meio de propostas contextualizadas e relacionadas à sua realidade.
Hoje, o novo cidadão precisa de um conjunto de competências e habilidades essenciais que lhe possibilite compreender e participar de um mundo em constante evolução. Com a experiência que têm, os alunos da EJA estão adiante das crianças e já dominam essas competências. Para eles, a escola deve empenhar-se no objetivo principal de transmitir conhecimentos sobre a atualidade.
A respeito da organização do tempo e do espaço na educação infantil na escola organizada por ciclos, julgue os itens que se seguem.
Na escola organizada por ciclos, o sistema de avaliação tem a função de medir os conhecimentos do aluno entre as séries: se não for aprovado, ele repete a série.
A respeito da organização do tempo e do espaço na educação infantil na escola organizada por ciclos, julgue os itens que se seguem.
A alfabetização ocorre nas séries iniciais do ensino fundamental, mais especificamente nos 3 primeiros anos, no ensino de 9 anos. Nos ciclos seguintes, o aluno deve ser considerado alfabetizado, e o ensino deve preocupar-se apenas com outros componentes curriculares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...