Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.

O sociointeracionismo destaca a origem social das funções mentais. Os professores que trabalham com essa teoria estão associados ao currículo construtivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.

Currículo real é aquele que de fato é trabalhado em sala de aula, em decorrência da efetivação do que foi planejado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.

O currículo oculto é aquele estabelecido pelo sistema de ensino expresso em diretrizes curriculares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta de acordo com os estudos realizados por Piaget.

  • A.

    A criança em fase pré-operacional compreende que a quantidade dos objetos não se altera quando a forma em que eles estão dispostos é alterada.

  • B.

    A criança na fase pré-operacional é capaz de imaginar transformações mentais sobre dados imediatos.

  • C.

    Ao atingir as operações formais, a criança pode imaginar transformações sobre os dados, que, após realizadas, podem ser desfeitas.

  • D.

    Na interação com o mundo que a cerca é que a criança estabelece relações e desenvolve seu conhecimento lógico-matemático.

Com relação ao estudo de fração proposto por Figueiredo Lima e ao conceito de fração segundo Piaget, assinale a opção correta.

  • A.

    O conjunto de princípios de conservação é desnecessário à organização de um sistema de noções, que resultará, mais tarde, no conceito de fração.

  • B.

    A soma das frações que constituem um todo deve ser percebida pela criança como diferente desse todo.

  • C.

    O conceito de fração, para Piaget, é adquirido no estágio das operações concretas.

  • D.

    A conservação de quantidade contínua antecede a conservação de quantidade discreta pelo aluno.

A partir da idéia de construção do número na perspectiva de Piaget, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria do número parte do pressuposto de que o conhecimento social dificulta a construção do conceito numérico.

  • B.

    As convenções construídas socialmente não influenciam o conhecimento numérico.

  • C.

    O professor deve ensinar diretamente à criança a estrutura lógico-matemática de número.

  • D.

    No processo de construção do número, o professor deve contribuir como agente de estímulo do desenvolvimento da estrutura mental da criança.

Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento: conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social ou convencional. Com relação a esses tipos de conhecimentos, assinale a opção correta.

  • A.

    O conhecimento físico refere-se ao processo de abstração.

  • B.

    A coordenação de relações de igualdade e de adição é irrelevante para o conhecimento lógico-matemático.

  • C.

    A fonte do conhecimento físico e do conhecimento social é parcialmente externa ao indivíduo.

  • D.

    A razão do conhecimento lógico-matemático restringe-se à realidade externa ao indivíduo.

Assinale a opção correspondente aos elementos que envolvem a função semiótica.

  • A.

    garatuja / desenhos ondulados / traços contínuos / representação / imitação

  • B.

    linguagem / jogo simbólico / imitação diferida / imagem mental / expressão gráfica

  • C.

    escrita com pequenos círculos / imitação / representação / expressão / assimilação

  • D.

    assimilação / linguagem / acomodação / equilibração / jogo simbólico

Segundo Piaget, função semiótica constitui-se na

  • A.

    possibilidade de diferenciar significantes de significados.

  • B.

    possibilidade de construção do conhecimento, por volta dos seis anos de idade.

  • C.

    possibilidade do desenvolvimento simultâneo da fala e dos movimentos.

  • D.

    capacidade de assimilação e de aquisição de comportamentos.

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo

  • A.

    interage fundamentalmente com a aprendizagem.

  • B.

    é interpretado a partir da experiência com o meio físico

  • C.

    exige a cultura como mediadora da aprendizagem.

  • D.

    é ampliado a partir da aprendizagem de conceitos estruturantes.

  • E.

    depende da intervenção no desenvolvimento dada pela aprendizagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...