Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.
O sociointeracionismo destaca a origem social das funções mentais. Os professores que trabalham com essa teoria estão associados ao currículo construtivista.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.
Currículo real é aquele que de fato é trabalhado em sala de aula, em decorrência da efetivação do que foi planejado.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.
O currículo oculto é aquele estabelecido pelo sistema de ensino expresso em diretrizes curriculares.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta de acordo com os estudos realizados por Piaget.
A criança em fase pré-operacional compreende que a quantidade dos objetos não se altera quando a forma em que eles estão dispostos é alterada.
A criança na fase pré-operacional é capaz de imaginar transformações mentais sobre dados imediatos.
Ao atingir as operações formais, a criança pode imaginar transformações sobre os dados, que, após realizadas, podem ser desfeitas.
Na interação com o mundo que a cerca é que a criança estabelece relações e desenvolve seu conhecimento lógico-matemático.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao estudo de fração proposto por Figueiredo Lima e ao conceito de fração segundo Piaget, assinale a opção correta.
O conjunto de princípios de conservação é desnecessário à organização de um sistema de noções, que resultará, mais tarde, no conceito de fração.
A soma das frações que constituem um todo deve ser percebida pela criança como diferente desse todo.
O conceito de fração, para Piaget, é adquirido no estágio das operações concretas.
A conservação de quantidade contínua antecede a conservação de quantidade discreta pelo aluno.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da idéia de construção do número na perspectiva de Piaget, assinale a opção correta.
A teoria do número parte do pressuposto de que o conhecimento social dificulta a construção do conceito numérico.
As convenções construídas socialmente não influenciam o conhecimento numérico.
O professor deve ensinar diretamente à criança a estrutura lógico-matemática de número.
No processo de construção do número, o professor deve contribuir como agente de estímulo do desenvolvimento da estrutura mental da criança.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento: conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social ou convencional. Com relação a esses tipos de conhecimentos, assinale a opção correta.
O conhecimento físico refere-se ao processo de abstração.
A coordenação de relações de igualdade e de adição é irrelevante para o conhecimento lógico-matemático.
A fonte do conhecimento físico e do conhecimento social é parcialmente externa ao indivíduo.
A razão do conhecimento lógico-matemático restringe-se à realidade externa ao indivíduo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correspondente aos elementos que envolvem a função semiótica.
garatuja / desenhos ondulados / traços contínuos / representação / imitação
linguagem / jogo simbólico / imitação diferida / imagem mental / expressão gráfica
escrita com pequenos círculos / imitação / representação / expressão / assimilação
assimilação / linguagem / acomodação / equilibração / jogo simbólico
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Piaget, função semiótica constitui-se na
possibilidade de diferenciar significantes de significados.
possibilidade de construção do conhecimento, por volta dos seis anos de idade.
possibilidade do desenvolvimento simultâneo da fala e dos movimentos.
capacidade de assimilação e de aquisição de comportamentos.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo
interage fundamentalmente com a aprendizagem.
é interpretado a partir da experiência com o meio físico
exige a cultura como mediadora da aprendizagem.
é ampliado a partir da aprendizagem de conceitos estruturantes.
depende da intervenção no desenvolvimento dada pela aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...