Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Vygotsky, para compreender o desenvolvimento cognitivo são fundamentais

  • A.

    a interação social e o instrumento lingüístico.

  • B.

    as experiências com o meio ambiente do aluno.

  • C.

    os processos de assimilação constante de conteúdos significativos.

  • D.

    os estudos comportamentais dos alunos.

  • E.

    os treinamentos para o desenvolvimento psicomotor dos alunos.

O período em que a criança não aceita a idéia do acaso, ou seja, a fase dos "por quês?", é o

  • A.

    operatório formal.

  • B.

    operatório formal.

  • C.

    ré-operatório.

  • D.

    sensório-motor.

Segundo Piaget, uma criança de aproximadamente 2 anos de idade incompletos, que utiliza a palavra "papa" para dizer que quer comer, encontra-se no período de desenvolvimento denominado

  • A.

    sensório-motor.

  • B.

    pré-operatório

  • C.

    operatório formal.

  • D.

    operatório concreto.

A propósito dos conceitos de desenvolvimento e de aprendizagem da teoria de Piaget, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.

  • B.

    A interação social favorece a aprendizagem.

  • C.

    A aprendizagem vai à frente do desenvolvimento.

  • D.

    A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.

O processo que caracteriza o período pré-operatório é o(a)

  • A.

    egocentrismo: incapacidade de colocar-se no lugar do outro.

  • B.

    reversibilidade: capacidade de refazer uma ação.

  • C.

    raciocínio lógico: trabalho com hipóteses e não apenas com a observação da realidade.

  • D.

    inteligência prática: ausência de representação.

Segundo Piaget, no período operatório formal, a criança

  • A.

    afirma que uma mesma quantidade de líquido colocada em recipientes diferentes torna-se diferente, ou seja, o recipiente que tiver o nível mais alto, terá maior quantidade.

  • B.

    apresenta conduta social de isolamento e de indiferenciação, pois o mundo é ela própria.

  • C.

    já trabalha com a idéia de conservação de quantidades e ordena elementos por seu tamanho.

  • D.

    entende como uma comparação a frase "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

O gestaltismo prevê três elementos primordiais para a aprendizagem: aquisição, retenção e transferência, além de negar o conhecimento cumulativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Para Vigotsky, as capacidades humanas não são inatas, mas sim o resultado da interação do sujeito com o meio, e o professor deve ser um desequilibrador de estruturas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Para Gardner, tanto a inteligência como a aprendizagem são diversificadas e a presença mais evidenciada de uma inteligência não nega a existência de outra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

A autenticidade é uma característica importante na teoria de Carl Rogers, sendo que o professor deve exercer o papel de facilitador do processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...