Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Vygotsky, para compreender o desenvolvimento cognitivo são fundamentais
a interação social e o instrumento lingüístico.
as experiências com o meio ambiente do aluno.
os processos de assimilação constante de conteúdos significativos.
os estudos comportamentais dos alunos.
os treinamentos para o desenvolvimento psicomotor dos alunos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O período em que a criança não aceita a idéia do acaso, ou seja, a fase dos "por quês?", é o
operatório formal.
operatório formal.
ré-operatório.
sensório-motor.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Piaget, uma criança de aproximadamente 2 anos de idade incompletos, que utiliza a palavra "papa" para dizer que quer comer, encontra-se no período de desenvolvimento denominado
sensório-motor.
pré-operatório
operatório formal.
operatório concreto.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A propósito dos conceitos de desenvolvimento e de aprendizagem da teoria de Piaget, assinale a opção incorreta.
A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.
A interação social favorece a aprendizagem.
A aprendizagem vai à frente do desenvolvimento.
A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O processo que caracteriza o período pré-operatório é o(a)
egocentrismo: incapacidade de colocar-se no lugar do outro.
reversibilidade: capacidade de refazer uma ação.
raciocínio lógico: trabalho com hipóteses e não apenas com a observação da realidade.
inteligência prática: ausência de representação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Piaget, no período operatório formal, a criança
afirma que uma mesma quantidade de líquido colocada em recipientes diferentes torna-se diferente, ou seja, o recipiente que tiver o nível mais alto, terá maior quantidade.
apresenta conduta social de isolamento e de indiferenciação, pois o mundo é ela própria.
já trabalha com a idéia de conservação de quantidades e ordena elementos por seu tamanho.
entende como uma comparação a frase "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
O gestaltismo prevê três elementos primordiais para a aprendizagem: aquisição, retenção e transferência, além de negar o conhecimento cumulativo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Para Vigotsky, as capacidades humanas não são inatas, mas sim o resultado da interação do sujeito com o meio, e o professor deve ser um desequilibrador de estruturas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Para Gardner, tanto a inteligência como a aprendizagem são diversificadas e a presença mais evidenciada de uma inteligência não nega a existência de outra.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
A autenticidade é uma característica importante na teoria de Carl Rogers, sendo que o professor deve exercer o papel de facilitador do processo de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...