Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Para Piaget, a aprendizagem deve ser significativa, por meio de organizadores prévios para o desenvolvimento de conceitos subsunçores.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Ausubel afirma que existem funções que ainda não amadureceram, porém estão em maturação, e que a aprendizagem ocorre por meio da mediação de outros sujeitos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Comportamentos objetivamente observáveis e condicionantes operantes são características do behaviorismo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, acerca da compreensão do processo de desenvolvimento infantil na perspectiva construtivista.
I Desenvolvimento e aprendizagem são processos indissociáveis e, em muitos momentos, é precisamente o desenvolvimento que permite a aprendizagem.
II A pessoa adulta tem importante papel na mediação entre o mundo cultural e a criança.
III As experiências vividas pelas crianças são a base para fazer novas construções e para a ampliação do campo de conhecimento.
IV As mudanças no desenvolvimento começam sempre nas possibilidades que conduzem à capacidade de chegar a estágios mais avançados que integrem os conhecimentos anteriores.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da área afetiva, mencionada no texto, assinale a opção correta.
À medida em que crescem, especialmente a partir dos dois anos de idade, as crianças começam a opor-se aos que os educadores lhes exigem, fortalecendo, dessa forma, a capacidade de autonomia.
A formação do conceito de si e da auto-estima é independente dos estímulos exteriores apresentados pelos adultos e pelas crianças mais próximas. Nesse sentido, é importante estar atento às manifestações da criança para que seja possível modelar suas atitudes.
Como a autonomia em relação às necessidades fisiológicas e aos hábitos alimentares depende de maturidade física e psicológica, que permite o seu controle, deve-se esperar a sua manifestação. Em decorrência disso, os treinamentos e condicionamentos são prejudiciais ao desenvolvimento da autonomia.
A escola é um ambiente privilegiado no que diz respeito ao relacionamento inter-pessoal das crianças. Nesse sentido, o educador deve respeitar as individualidades, não interferindo nas diferentes formas de manifestação pessoal de ser.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à área cognitiva, referida no texto, assinale a opção incorreta.
Aproximadamente entre os dois e os seis anos de idade, as crianças fazem um esforço cognitivo constante de compreensão do mundo que lhes envolve, configurando sua própria explicação para a realidade vivida a partir daquilo que os adultos lhes explicam e do que elas experimentam.
Segundo Piaget, dos dois aos seis anos de idade, o egocentrismo é uma das características que torna único o ponto de vista da criança, que deprecia outras opiniões, o que acentua, a sua dificuldade em analisar as situações sob o ponto de vista do outro.
A evolução da linguagem ocorre de maneira espontânea, causada por fatores genéticos, hereditários, o que é comprovado pelo interesse das crianças em aprimorar a comunicação.
As experiências vividas pelas crianças ao longo da infância — denominadas por alguns investigadores como esquemas de conhecimento — influenciam o processo de desenvolvimento das capacidades cognitivas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à relação entre ensino e aprendizagem, durante muito tempo, na educação infantil, defendeu-se a tese de que a aprendizagem estaria subordinada ao desenvolvimento, no sentido de que, primeiro, deveria ser desenvolvida uma série de capacidades cognitivas para, depois, iniciar-se o ensino de conceitos. Tal concepção
foi proposta inicialmente por Vygotsky como parte de sua teoria psicológica.
está baseada nas propostas educacionais de Rousseau.
é sustentada pelos teóricos escolanivistas, que defendem, por isso, a adequação idade/série no ensino fundamental.
está fundamentada na teoria da psicologia genética de Jean Piaget.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O processo ensino-aprendizagem baseado na abordagem de Vigotsky
considera o contexto histórico e cultural do aluno e valoriza sua experiência.
é centrado no professor, que direciona o processo de aprendizagem do aluno.
prioriza a socialização e o desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno.
está voltado para a transmissão de conteúdos sistematizados que possibilitem o pleno desenvolvimento do aluno.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.
Gagné defende que o ser humano possui múltiplas inteligências e, por isso, os indivíduos são mais ou menos competentes em diferentes áreas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.
A aprendizagem significativa é o elemento essencial ao processo educacional na teoria de Wallon.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...