Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos princípios teóricos da utilização dos meios tecnológicos de aprendizagem, assinale a opção correta.
Princípio de modalidade: os alunos aprendem melhor quando se utiliza animação e narração em vez de animação, narração e texto.
Princípio das diferenças individuais: os sujeitos que mais se beneficiam de um documento multimídia são os que têm poucos conhecimentos em relação aos que já têm muitos conhecimentos, e se beneficiam mais aqueles que têm elevada orientação espacial do que os que têm pouca orientação espacial.
Princípio da concisão: os alunos aprendem melhor quando o conhecimento informado é objetivo.
Princípio da contradição: os alunos aprendem melhor quando veem duas abordagens antagônicas sobre o mesmo tema.
Princípio da prolixidade: os alunos aprendem melhor quando um tema lhes é apresentado de maneira minuciosa e repetitiva.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Na utilização de meios tecnológicos de aprendizagem, o educador tem de ter em mente os sete princípios teóricos que regem sua utilização, a fim de utilizá-los de maneira adequada ao tema, à etapa do processo e à metodologia. Acerca desses princípios, assinale a opção correta.
No que diz respeito ao princípio multimídia, tem-se que os alunos aprendem melhor quando se combinam palavras e imagens do que somente palavras.
Referente ao princípio de proximidade temporal, observa-se que os alunos aprendem melhor quando são utilizadas palavras e imagens próximas de sua realidade.
O princípio de proximidade espacial define que os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens são apresentadas simultaneamente em vez de sucessivamente.
Segundo o princípio da incoerência, os alunos aprendem melhor quando palavras, imagens ou sons irrelevantes para o assunto são excluídos.
De acordo com o princípio de redundância, os alunos aprendem melhor quando são usadas animação e narração em vez de animação e texto escrito.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Sobre a utilização de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que
o pressuposto teórico do canal dual consiste no fato de que o indivíduo deve envolver-se ativamente em um processamento cognitivo para construir uma representação mental coerente, o que inclui prestar atenção, organizar a nova informação e integrá-la no conhecimento existente.
o pressuposto teórico do canal dual envolve a ativação do conhecimento na memória a longo prazo e seu desdobramento para a memória a curto prazo.
o pressuposto teórico do processamento ativo considera que os seres humanos possuem canais de processamento da informação separados para representar materiais visuais e materiais auditivos.
segundo o pressuposto do processamento ativo, são utilizados dois canais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem: o canal visual, ativado quando a informação é processada com ilustrações, animações, vídeo e texto, e o canal auditivo, quando se trata de narrações ou sons.
o pressuposto teórico da capacidade limitada de processamento incide sobre a limitação que o indivíduo tem para processar informação em cada canal, ou seja, quando este vê ou ouve algo, só representa parte disso, em vez de uma cópia exata.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao emprego de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem da educação básica, julgue os seguintes itens.
I A utilização de meios tecnológicos no fazer escolar proporciona maior aprendizagem, mas isso tem de ser relativizado, dado que também interferem na aprendizagem outras variáveis, tais como estilos de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo do sujeito, familiaridade com o ambiente informático e com os documentos interativos, estrutura do documento tecnológico-digital, desejo que o sujeito tem de aprender.
II Especificamente com relação aos meios interativos, a aprendizagem depende de variáveis como experiência do sujeito com o tipo de documento, conhecimento acerca do assunto, preferências de aprendizagem do educando, estrutura do documento, tipo de navegação disponível, rapidez de processamento da informação, tarefas solicitadas no documento e motivação.
III Existem três pressupostos teóricos que explicam como os meios tecnológicos contribuem para facilitar o processo de ensino e aprendizagem: o pressuposto do canal dual (dual channel), o da capacidade limitada de processamento da memória e o do processamento ativo.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões de 50 a 52
Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.
Analisando a situação descrita e de acordo com os tipos de liderança, julgue os itens a seguir.
I Para melhor resolver o problema, o professor deve primeiramente identificar o tipo de liderança vigente no grupo resistente.
II A liderança gerencial ou burocrática é proativa, molda idéias, muda o que as pessoas pensam ser desejável, possível e necessário.
III A liderança visionária ou carismática envolve-se em situações e contextos característicos de atividades cotidianas.
IV A liderança estratégica enfatiza o comportamento ético e as decisões baseadas em valores.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões de 50 a 52
Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.
Ainda com base no texto, de acordo com a teoria socionômica de evolução dos grupos, assinale a opção correta.
Na estrutura de diferenciação vertical, os grupos começam a interagir, inicialmente por proximidade física, mantendo isolamento psicológico e começando, aos poucos, a fazer contatos em pares.
Na estrutura de diferenciação horizontal, um grupo de indivíduos destaca-se do conjunto e, movido por emoções e preferências, uniformiza um campo grupal diferenciado do todo.
O grupo que se recusou a desmembrar demonstrou encontrar-se no estágio de diferenciação vertical, passando a interagir social e afetivamente segundo os seus próprios critérios.
O grupo que se recusou a desmembrar encontra-se no estágio de isolamento orgânico, que consiste num conjunto de indivíduos isolados e voltados para si e que apresenta incapacidade de organização.
No estágio de isolamento orgânico, o campo grupal move-se pela atenção voluntária em relação aos demais componentes que se destacam no conjunto, como resultado da identificação intelectual entre seus membros.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões de 50 a 52
Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.
Considerando a situação acima descrita sob o enfoque dos paradigmas teóricos sobre liderança, julgue os itens seguintes.
I A tentativa de formação de equipes por parte do professor seguiu o paradigma empiricista, o que levou a uma redução das relações em sala de aula, desconsiderando afetos, existência de liderança e de conflitos.
II O professor pode recorrer aos conhecimentos do paradigma racionalista para resolver o problema, o que vai acarretar simplismo das relações e do próprio problema.
III Caso o professor adote o fenômeno da liderança como critério para compreensão e resolução de conflitos, recairá no misticismo.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Em uma classe de 5.º ano do Ensino Fundamental, a professora solicitou aos alunos que elaborassem um desenho colorido com formas que fizessem parte do dia na escola. Alguns alunos desenharam cadeiras, mesas, materiais escolares e formas congêneres. Um aluno desenhou o encontro entre um espermatozoide e um óvulo. Ao apresentar os trabalhos, a professora pediu que cada um dos alunos explicasse o desenho executado. O aluno-autor do desenho, então com 11 anos de idade, disse que aquilo era o encontro entre um espermatozoide e um ovário. Ruborizada, a professora começou a explicar que o desenho deveria trazer formas pertencentes ao ambiente escolar. Outra aluna, então, com 10 anos, interrompeu a fala da professora e disse que aquilo era, na verdade, o encontro entre um espermatozoide e um óvulo.
Dada tal situação, assinale a alternativa que contempla os desdobramentos do ocorrido, de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O ocorrido é um apontamento para a necessidade de considerações acerca da interdisciplinaridade e dos temas transversais passarem a figurar nos territórios da educação.
Tanto o aluno-autor quanto a aluna que interpelou a professora precisam receber orientações de cunho sexual a partir de um programa específico que integra a escola e o serviço médico do estado, visto que a professora não está capacitada para tratar de tal especificidade.
Para tratar do assunto envolvido sexualidade a professora precisa de uma formação específica, pois suas ações pedagógicas, nesse sentido, são limitadas.
No ambiente escolar, questões como Sexualidade, Etnia, Religiosidade, Política e Ética devem ficar fora dos limites da Educação em nível de Ensino Fundamental.
A professora deveria enviar o aluno-autor para a direção pelo fato de não ter observado as orientações para o trabalho.
Grosso modo, educação a distância é um processo de ensino-aprendizagem, mediado por _________, que permitam a construção do conhecimento, embora professores e alunos estejam separados (por espaço ou tempo). Nesse sentido, a efetivação desse processo se dá por meio de ___________ específicas que consideram as realidades envolvidas. Nessa modalidade de ensino muitas são as ___________ e ___________ exigidas, entretanto, é com a ____________ que o aluno se faz um sujeito atuante.
Para tornar o texto coeso, as palavras nas lacunas devem ser, respectivamente,
competências, atividades, tecnologias, ferramentas, assiduidade.
tecnologias, metodologias, habilidades, competências, autonomia.
ações, atividades, tecnologias, ferramentas, avaliação.
tecnologias, metodologias, habilidades, ferramentas, avaliação.
conhecimentos, habilidades, competências, tecnologias, presença.
Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Integração dos conteúdos.
II Passagem de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento.
III Superação da dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências.
IV Construção de um processo de ensino-aprendizagem centrado em uma visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.
V Busca do diálogo entre elementos comuns em um objeto (conteúdo) em estudo a partir dos modos como são analisados pelas várias áreas do conhecimento.
Todas as informações discorrem acerca da metodologia colaborativa.
I, II e V atestam os princípios da educação a distância.
III e V apontam para a Educação Popular.
I e V inserem o princípio da pedagogia museal.
Todas as informações são aplicáveis aos conceitos de Interdisciplinaridade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...