Questões de Pedagogia do ano 2009

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a abordagem comportamentalista, o professor tem a função de criar situações que propiciem o estabelecimento da reciprocidade intelectual e a cooperação ao mesmo tempo moral e racional com o aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a abordagem representativa, o professor tem como função apresentar ao aluno problemas de tal maneira que este, a partir de suas experiências anteriores, possa lembrar os elementos ausentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.

Na abordagem cognitivista, o aluno terá aprendido se conseguir executar os conteúdos que o professor vier a determinar, ou seja, o professor transmite e ensina todo o conteúdo em questão ao aluno, que não cria nem inventa, mas apenas reproduz o que aprende.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.

Na abordagem tradicional, a relação é horizontal, e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

Para Vigotsky, a aprendizagem é uma consequência do desenvolvimento com que o sujeito é confrontado, e o desenvolvimento cognitivo envolve as interações sujeito-objeto-contexto social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

O estágio das operações concretas, que também é conhecido como estágio do pensamento semiológico, caracteriza-se pelo desenvolvimento da linguagem e de outras formas de representação, e também pelo rápido desenvolvimento conceitual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

Para a gestalt, o processo de redefinição consiste em perceber um mesmo estímulo de modo inteiramente novo, segundo a situação total ou a forma pela qual ele se apresenta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

Para o behaviorismo, o educar não pode ser estabelecido por condicionamentos, pois o sujeito é ativo, e a aprendizagem não é uma qualidade intrínseca do organismo, mas necessita ser impulsionada a partir do ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.

Os processos de avaliação do ensino superior que utilizam a comparação ou o ranqueamento entre as instituições têm como objetivo o autoconhecimento e a tomada de decisão pelo poder central e local, na perspectiva emancipadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.

Os objetivos de cunho cognitivo devem ter prevalência sobre aqueles de caráter afetivo nos planos de ensino em função da característica específica de produção de conhecimento da educação superior na atualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...