Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.
A mediação educativa e curricular requer procedimentos que favoreçam o respeito pelas diferenças, o desenvolvimento de capacidades para lidar com a diversidade e a contradição, deslocando o foco do ensino de saberes para a aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.
A flexibilização das ações previstas em planos de ensino é uma característica que possibilita a manutenção da coerência durante toda a sua execução em uma perspectiva emancipadora.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.
A seleção de conteúdos a serem trabalhados no ensino superior deve ter como ponto de partida o perfil do egresso estabelecido nos projetos pedagógicos de curso e não as características e conhecimentos prévios dos alunos ingressantes.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
Carl Rogers situa-se entre o behaviorismo e o cognitivismo e admite tipos de aprendizagem organizados hierarquicamente.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
Para Ausubel, a aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes e inclusivos preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
O sociointeracionismo propõe que, para ocorrer o processo de ensino, deve-se identificar as inteligências mais marcantes de cada aluno e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
Para ocorrer a aprendizagem, é preciso que se estabeleça um desequilíbrio nas estruturas mentais para que estas possam novamente, a partir do contato com novos conceitos, se reorganizar estabelecendo um novo conhecimento, segundo a Gestalt.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
Para o behaviorismo, o ensino é o arranjo de contingências por meio de elementos observáveis para uma aprendizagem eficaz, que constitui o processo de selecionar e associar as unidades físicas e as unidades mentais que são percebidas ou sentidas.
As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.
As teorias da dependência e da modernização tiveram forte influência na educação brasileira nas décadas de 60 e de 70. A primeira, reforçando as análises reprodutivistas e a segunda, revelando-se extremamente conservadora.
As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.
Paulo Freire desenvolveu o conceito de consciência transitiva crítica articulada com a práxis, desafiadora e transformadora por meio do diálogo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...