Questões de Pedagogia do ano 2009

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.

A mediação educativa e curricular requer procedimentos que favoreçam o respeito pelas diferenças, o desenvolvimento de capacidades para lidar com a diversidade e a contradição, deslocando o foco do ensino de saberes para a aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.

A flexibilização das ações previstas em planos de ensino é uma característica que possibilita a manutenção da coerência durante toda a sua execução em uma perspectiva emancipadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.

A seleção de conteúdos a serem trabalhados no ensino superior deve ter como ponto de partida o perfil do egresso estabelecido nos projetos pedagógicos de curso e não as características e conhecimentos prévios dos alunos ingressantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

Carl Rogers situa-se entre o behaviorismo e o cognitivismo e admite tipos de aprendizagem organizados hierarquicamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

Para Ausubel, a aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes e inclusivos preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

O sociointeracionismo propõe que, para ocorrer o processo de ensino, deve-se identificar as inteligências mais marcantes de cada aluno e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

Para ocorrer a aprendizagem, é preciso que se estabeleça um desequilíbrio nas estruturas mentais para que estas possam novamente, a partir do contato com novos conceitos, se reorganizar estabelecendo um novo conhecimento, segundo a Gestalt.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

Para o behaviorismo, o ensino é o arranjo de contingências por meio de elementos observáveis para uma aprendizagem eficaz, que constitui o processo de selecionar e associar as unidades físicas e as unidades mentais que são percebidas ou sentidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

As teorias da dependência e da modernização tiveram forte influência na educação brasileira nas décadas de 60 e de 70. A primeira, reforçando as análises reprodutivistas e a segunda, revelando-se extremamente conservadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

Paulo Freire desenvolveu o conceito de consciência transitiva crítica articulada com a práxis, desafiadora e transformadora por meio do diálogo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...