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Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:
fuga para a frente;
saber experiencial;
efeito de moda;
efeito estufa;
N.d.a.
Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto de Comenius:
por meio da educação;
por meio de uma educação especial;
por meio de uma metodologia específica ;
por meio de um bom corretivo disciplinar;
N.d.a.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:
da obediência, da sapiência, da verdade;
da honestidade, da obediência, da piedade e da verdade;
da sapiência, da obediência e da verdade;
da sabedoria, da honestidade, da piedade ;
N.d.a.
Uma pedagogia que se coloca a serviço da transformação social requer novas posturas em sala de aula. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Espera-se do professor maior conhecimento dos conteúdos e domínio das formas de transmissão.
Espera-se dos alunos uma postura de indiferença diante dos novos conhecimentos.
As salas de aula devem se transformar em ambientes políticos nos quais prevalecem as ideologias do professor.
A relação professor-aluno deve ser de distanciamento, pois a aproximação impede o exercício correto do magistério, provocando o desrespeito e a falta de autoridade.
Para que o espírito de transformação se instaure, o professor precisa priorizar as relações pessoais em detrimento de sua competência técnica.
Considerando o texto acima no âmbito da educação, conclui-se que
a educação no Brasil sempre esteve dissociada da formação profissional do indivíduo.
a educação possui papel fundamental na formação do senso crítico, permitindo ao indivíduo poder escolher sua profissão, sem que esta seja determinada pelas superestruturas.
a educação possui caráter profissionalizante, que visa a atender à demanda do mercado de trabalho e ao aumento da riqueza circulante, prescindindo da escolha profissional dos indivíduos.
educação e profissão são escolhas que fazem parte de universos distintos da natureza humana por serem construções culturais próprias de cada grupo social.
os indivíduos são reféns das estruturas sociais determinantes, mesmo que tenham acesso aos saberes e bons níveis de conhecimento promovidos pela educação formal.
Com base no texto, comparando o início do processo de educação formal no Brasil aos dias de hoje, afirma-se que:
I–a dualidade se mantém presente no sistema educacional brasileiro;
II–muitas modificações foram feitas visando a equalizar as oportunidades de ingresso no ensino superior, nos últimos 10 anos;
III–diferente do sistema educacional da Primeira República, o ingresso nas universidades públicas se dá, em maior medida, pelos alunos oriundos das escolas estaduais de ensino médio.
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A educação ambiental é meio indispensável para conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação sociedade/natureza e soluções para os problemas ambientais. No entanto, é comum encontrarmos declarações como a que segue.
Em contexto de educação ambiental, a resposta que um educador tem a oferecer para a declaração acima é que se trata de um(a)
problema pertinente, pois o ser humano é o principal foco de uma educação para o equilíbrio ambiental.
falso dilema, pois a situação das crianças no Brasil não envolve competição com a situação de qualquer espécie ameaçada de extinção.
resultado da privação econômica que condena os animais a ficarem relegados ao segundo plano, gerando a extinção de espécies.
tema de impacto como outros tantos, ao qual se deve dar prioridade, em função de os maus tratos desferidos a crianças se configurarem como crime inafiançável.
dificuldade cuja solução não compete aos órgãos governamentais que têm como objetivos precípuos o equilíbrio dos ecossistemas.
Em educação ambiental, é fundamental desenvolver atividades que visem à valorização do manejo sustentável como busca de uma nova relação entre a sociedade e a natureza. Isso implica suscitar entre os estudantes debates em torno de temas que conduzam a ações, como o(a)
apoio a projetos de desenvolvimento em larga escala.
aumento da produção de alimentos para a humanidade por meio da expansão das fronteiras agrícolas.
conhecimento de técnicas básicas de agricultura orgânica e de uso ampliado de agrotóxicos.
ampliação da capacidade atual de descarga de lixo para acompanhar o incremento das atividades produtivas.
eficiência das indústrias, diminuindo o desperdício e reduzindo a produção de lixo tóxico ou não tóxico.
Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma educação
para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a negociação e o enfrentamento dos conflitos provocados pela assimetria de poder entre grupos socioculturais, incluindo dialeticamente as diferenças.
que parta da afirmação descritiva de que vivemos em uma sociedade multicultural, favorecendo a integração de todos na sociedade, incorporando-os à cultura hegemônica, sem que se toque na matriz da sociedade.
que reconheça e afirme as diferenças, garantindo espaços próprios e específicos para que as culturas possam se expressar com liberdade e manter suas raízes culturais de base, por meio de comunidades homogêneas.
abrangente e inclusiva, que favoreça a participação de todas as culturas no interior da escola, com a adoção de estratégias de caráter compensatório para minimizar as diferenças e dar a todos o acesso aos bens culturais.
afirmativa, por acreditar que, quando se enfatiza a assimilação, se termina por negar ou silenciar as diferenças, o que implica o estímulo à formação de grupos fechados nos quais se desenvolve a identidade e se promovem lutas pelo reconhecimento.
A charge acima pode ser associada ao humanismo de Carl Rogers (1902-1987), sobre o qual foram feitas as afirmações a seguir.
I–A pessoa é mais que um organismo biológico, é um ser humano que pensa, sente, escolhe, decide, é um ser com capacidade de mudança, o que implica que a educação deva ter tais características e centrar seu processo nas necessidades do aluno.
II–Da mesma forma que o desenvolvimento é autodirigido, o conhecimento é autodescoberto, o que supõe que o professor exerça a função de integrador de conhecimentos em um processo de aprendizagem compensadora que ocorre em grupo.
III–A autoavaliação é função da capacidade de valoração pessoal e envolve a independência, a criatividade, a autoconfiança, que são todas facilitadas quando a autoavaliação e a autocrítica são básicas, sendo que a avaliação feita por outros é secundária.
IV –A autodisciplina é a única possibilidade real de estabelecer disciplina e deve ser imposta, pois será através da motivação pessoal por um determinado conteúdo que o aluno irá disciplinar-se, objetivando uma comunicação mais efetiva e uma aprendizagem mais verdadeira.
Correspondem às concepções humanistas de Rogers associadas à Educação as afirmações
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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