Questões de Pedagogia do ano 2010

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:

  • A.

    “fuga para a frente”;

  • B.

    saber experiencial;

  • C.

    efeito de moda;

  • D.

    efeito estufa;

  • E.

    N.d.a.

Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto de Comenius:

  • A.

    por meio da educação”;

  • B.

    por meio de uma educação especial”;

  • C.

    por meio de uma metodologia específica “;

  • D.

    por meio de um bom corretivo disciplinar”;

  • E.

    N.d.a.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:

  • A.

    da obediência, da sapiência, da verdade”;

  • B.

    da honestidade, da obediência, da piedade e da verdade”;

  • C.

    da sapiência, da obediência e da verdade”;

  • D.

    da sabedoria, da honestidade, da piedade “;

  • E.

    N.d.a.

Uma pedagogia que se coloca a serviço da transformação social requer novas posturas em sala de aula. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Espera-se do professor maior conhecimento dos conteúdos e domínio das formas de transmissão.

  • B.

    Espera-se dos alunos uma postura de indiferença diante dos novos conhecimentos.

  • C.

    As salas de aula devem se transformar em ambientes políticos nos quais prevalecem as ideologias do professor.

  • D.

    A relação professor-aluno deve ser de distanciamento, pois a aproximação impede o exercício correto do magistério, provocando o desrespeito e a falta de autoridade.

  • E.

    Para que o espírito de transformação se instaure, o professor precisa priorizar as relações pessoais em detrimento de sua competência técnica.

Considerando o texto acima no âmbito da educação, conclui-se que

  • A.

    a educação no Brasil sempre esteve dissociada da formação profissional do indivíduo.

  • B.

    a educação possui papel fundamental na formação do senso crítico, permitindo ao indivíduo poder escolher sua profissão, sem que esta seja determinada pelas superestruturas.

  • C.

    a educação possui caráter profissionalizante, que visa a atender à demanda do mercado de trabalho e ao aumento da riqueza circulante, prescindindo da escolha profissional dos indivíduos.

  • D.

    educação e profissão são escolhas que fazem parte de universos distintos da natureza humana por serem construções culturais próprias de cada grupo social.

  • E.

    os indivíduos são reféns das estruturas sociais determinantes, mesmo que tenham acesso aos saberes e bons níveis de conhecimento promovidos pela educação formal.

Com base no texto, comparando o início do processo de educação formal no Brasil aos dias de hoje, afirma-se que:

I–a dualidade se mantém presente no sistema educacional brasileiro;

II–muitas modificações foram feitas visando a equalizar as oportunidades de ingresso no ensino superior, nos últimos 10 anos;

III–diferente do sistema educacional da Primeira República, o ingresso nas universidades públicas se dá, em maior medida, pelos alunos oriundos das escolas estaduais de ensino médio.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A educação ambiental é meio indispensável para conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação sociedade/natureza e soluções para os problemas ambientais. No entanto, é comum encontrarmos declarações como a que segue.

Em contexto de educação ambiental, a resposta que um educador tem a oferecer para a declaração acima é que se trata de um(a)

  • A.

    problema pertinente, pois o ser humano é o principal foco de uma educação para o equilíbrio ambiental.

  • B.

    falso dilema, pois a situação das crianças no Brasil não envolve competição com a situação de qualquer espécie ameaçada de extinção.

  • C.

    resultado da privação econômica que condena os animais a ficarem relegados ao segundo plano, gerando a extinção de espécies.

  • D.

    tema de impacto como outros tantos, ao qual se deve dar prioridade, em função de os maus tratos desferidos a crianças se configurarem como crime inafiançável.

  • E.

    dificuldade cuja solução não compete aos órgãos governamentais que têm como objetivos precípuos o equilíbrio dos ecossistemas.

Em educação ambiental, é fundamental desenvolver atividades que visem à valorização do manejo sustentável como busca de uma nova relação entre a sociedade e a natureza. Isso implica suscitar entre os estudantes debates em torno de temas que conduzam a ações, como o(a)

  • A.

    apoio a projetos de desenvolvimento em larga escala.

  • B.

    aumento da produção de alimentos para a humanidade por meio da expansão das fronteiras agrícolas.

  • C.

    conhecimento de técnicas básicas de agricultura orgânica e de uso ampliado de agrotóxicos.

  • D.

    ampliação da capacidade atual de descarga de lixo para acompanhar o incremento das atividades produtivas.

  • E.

    eficiência das indústrias, diminuindo o desperdício e reduzindo a produção de lixo tóxico ou não tóxico.

Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma educação

  • A.

    para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a negociação e o enfrentamento dos conflitos provocados pela assimetria de poder entre grupos socioculturais, incluindo dialeticamente as diferenças.

  • B.

    que parta da afirmação descritiva de que vivemos em uma sociedade multicultural, favorecendo a integração de todos na sociedade, incorporando-os à cultura hegemônica, sem que se toque na matriz da sociedade.

  • C.

    que reconheça e afirme as diferenças, garantindo espaços próprios e específicos para que as culturas possam se expressar com liberdade e manter suas raízes culturais de base, por meio de comunidades homogêneas.

  • D.

    abrangente e inclusiva, que favoreça a participação de todas as culturas no interior da escola, com a adoção de estratégias de caráter compensatório para minimizar as diferenças e dar a todos o acesso aos bens culturais.

  • E.

    afirmativa, por acreditar que, quando se enfatiza a assimilação, se termina por negar ou silenciar as diferenças, o que implica o estímulo à formação de grupos fechados nos quais se desenvolve a identidade e se promovem lutas pelo reconhecimento.

A charge acima pode ser associada ao humanismo de Carl Rogers (1902-1987), sobre o qual foram feitas as afirmações a seguir.

I–A pessoa é mais que um organismo biológico, é um ser humano que pensa, sente, escolhe, decide, é um ser com capacidade de mudança, o que implica que a educação deva ter tais características e centrar seu processo nas necessidades do aluno.

II–Da mesma forma que o desenvolvimento é autodirigido, o conhecimento é autodescoberto, o que supõe que o professor exerça a função de integrador de conhecimentos em um processo de aprendizagem compensadora que ocorre em grupo.

III–A autoavaliação é função da capacidade de valoração pessoal e envolve a independência, a criatividade, a autoconfiança, que são todas facilitadas quando a autoavaliação e a autocrítica são básicas, sendo que a avaliação feita por outros é secundária.

IV –A autodisciplina é a única possibilidade real de estabelecer disciplina e deve ser imposta, pois será através da motivação pessoal por um determinado conteúdo que o aluno irá disciplinar-se, objetivando uma comunicação mais efetiva e uma aprendizagem mais verdadeira.

Correspondem às concepções humanistas de Rogers associadas à Educação as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...