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A educação sempre se configurou como um elemento fundamental para a constituição da sociabilidade. Assim, ela se impõe como um importante instrumento para o desenvolvimento moral dos indivíduos. Acerca da ética na educação, é correto afirmar que
o processo civilizatório não se altera nos costumes e nas concepções do homem sobre o que é certo e errado em termos de conduta, normas, valores e princípios.
a ética revela que nossas ações têm efeitos na sociedade e que cada homem deve ser livre e responsável por suas atitudes. Por isso, o homem pode ser moralmente responsável pelos atos, independentemente de conseguir prever suas consequências.
a escola é a guardiã dos princípios morais de cada cultura, por isso não pode ser caracterizada como instituição promotora da transformação social.
os profissionais da educação devem se deter nos ensinamentos morais para respeitar as diversas culturas e suas manifestações no ambiente escolar.
o ethos representa instrumento fundamental para a instauração da vida em comunidade, servindo de alicerce à construção do espaço da política.
De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Para desenvolver competências, é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.
Os professores devem pensar que, para fazer um curso por competências, não é mais preciso encaixar e regular situações de aprendizagem, pois os princípios pedagógicos construtivistas não condizem com o trabalho por competências.
Para gerar aprendizagens fundamentais e significativas, os professores desenvolverão competências específicas, independentemente de se perceberem como organizadores de situações didáticas e de atividades que têm sentido para os alunos.
Para que um sistema mude, basta a reformulação de seus programas em termos de desenvolvimento de competências; isso independe do abandono das disciplinas e da implantação dos ciclos de aprendizagem plurianuais.
Para os adeptos da visão construtivista e interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências é uma ruptura do processo de construção da aprendizagem.
Com relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta.
Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, tais como saberes, capacidades e informações, para solucionar, com pertinência e eficácia, uma série de situações.
Saber orientar-se em um lugar desconhecido mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar-se, pedir informações ou conselhos, assim como os seguintes saberes: ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas. Uma pessoa que consegue realizar essa ação é competente.
As competências estão ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais.
Quando um profissional de saúde consegue identificar patologias e sintomas, terapias, riscos, remédios, serviços médicos e farmacêuticos e aplicá-los para curar uma pessoa doente, ele mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, medir a temperatura, administrar um medicamento; por isso, pode ser considerado um profissional competente.
As competências profissionais desenvolvem-se exclusivamente na escola.
No que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O trabalho de prevenção da violência não necessita ser programado e dirigido, ou seja, deve ocorrer de forma intuitiva, uma vez que se realiza em muitas escolas.
A formação de professores e dos profissionais que atuam na educação deve ser repensada, de modo que eles possam ter subsídios para enfrentar o novo momento social.
A atitude informal e intuitiva das conversas com os alunos a respeito da violência é o melhor caminho de prevenção realizado pelos psicólogos e orientadores educacionais nas escolas.
O fato de os professores não terem uma formação adequada pode abalar a relação de confiança dos alunos com os professores, caso estes façam referência a alguma informação equivocada; por isso, o melhor caminho é estar preparado para depois executar algum tipo de ação.
A questão da violência não é um problema da escola, e sim da sociedade como um todo; por isso, a escola não deve perder seu tempo com questões que não serão solucionadas nesse espaço.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Adotar o trabalho como princípio educativo implica entendê-lo como
atividade escolar atrelada aos processos de produção capitalista, consumo e cultura para dar significado aos conteúdos de estudo.
princípio ético e político de provimento da subsistência humana e de outras esferas da vida.
técnica didática ou metodológica do processo de aprendizagem.
tarefa que, de forma natural, prepara crianças e jovens para atuarem no competitivo mercado de trabalho.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de sociedade. Identificam-se três entendimentos distintos acerca do papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a opção em que se identifica a concepção de educação como meio de transformação da sociedade.
A educação deve reforçar os laços sociais, promover a coesão social e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social.
A educação propõe desvendar as contradições da sociedade para trabalhá-las realisticamente, recusando tanto o otimismo ilusório quanto o pessimismo imobilizador.
A educação deve ser crítica em relação à compreensão do seu papel na sociedade e preconizar a submissão do processo educativo a seus condicionantes.
A educação tem o dever de ser otimista com relação ao seu poder de transformar a sociedade e de curá-la de suas mazelas.
Se pensarmos em diversidade, qual seria o ponto comum para que aconteça a democratização da educação em todo o mundo
Policulturalismo
Multiculturalismo
Megaculturalismo
Monoculturalismo
N.d.a.
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:
universo moral;
dilema moral;
realismo moral;
heteronomia moral;
N.d.a.
A palavra que preenche corretamente as lacunas acima, é:
moral;
ética;
escola;
valoração;
N.d.a.
Assinale a única afirmativa incorreta:
uma variedade do saber sociológico;
uma variedade do saber político;
uma variedade do saber pedagógico.
uma variedade do saber psicológico;
N.d.a.
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