Questões de Pedagogia do ano 2010

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Paulo Freire, com base no texto acima, ENSINAR exige:

  • A.

    criticidade;

  • B.

    respeito à autonomia do educando;

  • C.

    anestesiamento;

  • D.

    reconhecer que a educação é ideológica;

  • E.

    N.d.a.

Nas teorias da aprendizagem desenvolvidas a partir dos anos 80 do século passado, encontramos um movimento de valorização do significado do conhecimento espontâneo da criança. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Emília Ferreiro tomou como principal referência a teoria de Piaget para elaboração dessa teoria da aprendizagem.

  • B.

    Henri Wallon é um dos educadores brasileiros que mais se destacaram no movimento de valorização do conhecimento espontâneo da criança.

  • C.

    Piaget desenvolveu uma teoria do processo de aprendizagem que enfatizava a valorização da espontaneidade infantil.

  • D.

    Vigotski, em suas experiências de alfabetização com crianças latino-americanas, desenvolveu essa teoria de valorização.

  • E.

    O movimento de valorização da espontaneidade infantil está em conformidade com o condicionamento humano.

De acordo com Vigotski, a escola deve pensar o ensino das possibilidades; o bom ensino é aquele que se volta para as funções psicológicas emergentes, valorizando as relações sociais, a cultura, os professores e os colegas como mediadores de conhecimento. Esse pensamento se baseia na teoria

  • A.

    do condicionamento.

  • B.

    dos estágios de desenvolvimento humano.

  • C.

    da psicanálise.

  • D.

    da motivação.

  • E.

    das relações sociais.

Muitos autores reúnem as teorias da aprendizagem genericamente em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As teorias cognitivas enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem.

  • B.

    As teorias do condicionamento definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais.

  • C.

    Para as teorias cognitivas, a aprendizagem é a conexão entre o estímulo e a resposta.

  • D.

    Nas teorias do condicionamento, a aprendizagem é um processo de relação do sujeito com o mundo exterior.

  • E.

    Nas teorias cognitivas, aprendemos hábitos, ou seja, aprendemos praticando.

Existem várias teorias do desenvolvimento humano em psicologia. Elas foram construídas a partir de observações e pesquisas com grupos e indivíduos em diferentes culturas e faixas etárias. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Entre as teorias do desenvolvimento no campo da educação, destaca-se a de Jean Piaget.

  • B.

    As teorias do desenvolvimento humano devem ser entendidas a partir de um único aspecto, o físico-motor.

  • C.

    Emília Ferreiro é uma das educadoras que mais se destacaram nas teorias do desenvolvimento no Brasil.

  • D.

    Quando estudamos as teorias do desenvolvimento na educação, enfatizamos apenas o aspecto intelectual.

  • E.

    O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é um dos mais importantes na teoria do desenvolvimento.

A aprendizagem que acontece por meio de um processo dialético, ativo e investigativo que requer a (re) construção de novos conhecimentos como as formas de pensar e de tomar decisão é reconhecida como aprendizagem:

  • A.

    subjetiva.

  • B.

    significativa.

  • C.

    memorativa.

  • D.

    natural.

O pensamento pedagógico de Freire enfatiza também a importância da comunicação dialógica, considerando-a um elemento vital na produção da realidade social. Para ele é impossível qualquer ação humana sem uma comunicação dialógica. Nessa visão, o termo diálogo é entendido como:

I - Forma concreta em que se dá a comunicação-reflexão-ação.

II - Forma técnica de manter as pessoas informadas sobre o bem viver.

III - A oportunidade e a possibilidade de compreender o pensamento do outro.

IV - A comunicação entre seres sociais por meio de mensagens efêmeras.

V - A aproximação entre as pessoas de forma desarmadas de preconceito.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, III e V.

Paulo Freire deixou grande legado à educação, com foco no desenvolvimento da autonomia, enquanto amadurecimento do ser humano para si mesmo, assumindo-se como ser social e histórico; como ser pensante, comunicativo, transformador, criador e realizador de sonhos. Por isso, destacou-se como grande defensor da pedagogia:

  • A.

    Espontaneista e evolutiva.

  • B.

    Construtivista e compensatória.

  • C.

    Libertadora e conscientizadora.

  • D.

    Libertária e ingênua.

Analise os quadrinhos abaixo.

Analisando sos quadrinhos acerca da motivação do personagem, conclui-se que ele está

  • A.

    solicitando uma motivação extrínseca, que é o desejo de realizar um comportamento pelo comportamento em si mesmo.

  • B.

    requerendo uma motivação intrínseca, que é a necessidade de realizar comportamentos para obter um reforçador externo ou evitar estímulo aversivo externo.

  • C.

    manifestando a necessidade de que o ambiente externo lhe conduza a uma ação motivacional para objetivos que o equilibrem.

  • D.

    indicando um grau elevado de excitação fisiológica e sua regulação para o comportamento motivado.

  • E.

    expondo um efeito da superjustificação, em que há um acréscimo no comportamento extrinsecamente motivado e, depois, o reforço é interrompido.

Há um tipo de aprendizagem que ocorre de forma natural na vida cotidiana e é denominada condicionamento operante, caracterizada sumariamente como aprendizagem por

  • A.

    oferecimento de estímulos que condicionam o sujeito a agir de determinada forma sempre que o estímulo vier a se repetir.

  • B.

    oferecimento de estímulo que precede a um estímulo incondicionado, mas é retirado antes que esse seja apresentado.

  • C.

    respostas a um estímulo incondicionado em função do aparato biológico da pessoa, ou mesmo do animal.

  • D.

    generalização e discriminação de estímulo, em que um comportamento é adaptado sempre que determinado procedimento ocorre.

  • E.

    associação de comportamentos às suas consequências, em que atitudes reforçadas são fortalecidas e as rejeitadas são enfraquecidas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...