Questões de Pedagogia do ano 2010

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à cultura corporal, assinale a opção correta.

  • A.

    Enquanto as estratégias de ação configuram o conhecimento, as estratégias de reflexão configuram a definição do movimento possível.

  • B.

    Após a redefinição do movimento, deve-se realizar nova reflexão, com o objetivo de testá-lo em outras situações.

  • C.

    As estratégias para a reflexão devem proceder à ação para que haja o questionamento e a possível transformação.

  • D.

    As estratégias de ação que compreendem atividades voltadas para o como fazer enfatizam a consciência do aluno sobre o porquê de realizar determinada ação.

Considerando que, para o movimento humano assumir o caráter de linguagem, ele não pode ser limitado a um fenômeno físico, devendo ser compreendido como um comportamento, uma postura, uma presença e uma intencionalidade, assinale a opção correta.

  • A.

    O uso do movimento em seu aspecto formal caracteriza a linguagem corporal.

  • B.

    A ação de músculo, ossos e articulações, de forma eficiente e estratégica, produz a linguagem corporal.

  • C.

    O conjunto de articulações e forças transforma o movimento em uma linguagem corporal.

  • D.

    A reprodução de um movimento estereotipado exprime a certeza da linguagem corporal.

A respeito de bullying, assinale a opção correta.

  • A.

    O quadro de bullying está caracterizado quando um aluno mais forte passa a perseguir, excluir e ridicularizar um colega, mesmo que seja uma única vez, demonstrando com essa atitude comportamento segregacionista.

  • B.

    Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemáticos contra criança ou adolescente, sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a interação entre vítima e agressor é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade, tendo a vítima pouco ou quase nenhum recurso para evitar a agressão ou dela se defender.

  • C.

    Trata-se de um fenômeno que pouco interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional das crianças e adolescentes, visto que, nessas fases, pode ser percebido como brincadeira que, normalmente, leva os sujeitos a reagirem intensamente em face dos desafios decorrentes de interações sociais.

  • D. Auxilia os alunos a demarcarem seu espaço tanto no ambiente escolar quanto na vida, já que todos os envolvidos são levados a repensar seus papéis sociais.

A educação inclusiva tornou-se uma das preocupações das políticas educacionais em todo o mundo a partir da segunda metade da última década do século passado, com a difusão da Declaração de Salamanca. Com base nesse documento, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma vez que todas as crianças devem ter a mesma oportunidade de permanência na escola e de aproveitamento escolar, devem ser desconsiderados quaisquer características, interesses ou habilidades peculiares a essas crianças.

  • B.

    O ato de ensinar deve apoiar-se nas semelhanças entre os alunos com necessidades educacionais especiais.

  • C.

    O acesso de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais ao sistema regular de ensino propicia a formação de escolas inclusivas, um dos principais meios para o fortalecimento do princípio da educação para todos.

  • D.

    Os alunos com necessidades educacionais especiais devem frequentar escolas regulares, admitindo-se como critérios para a sua inclusão nas turmas o desempenho escolar e características de conduta moral.

A respeito das estatísticas educacionais, importantes insumos para a gestão e o planejamento da educação, julgue os itens que se seguem.

Os produtos da pesquisa acadêmica para a EAD abrangem dados e informações relevantes sobre esse tema, incluindo-se os os relativos à opinião da sociedade sobre as atividades da EAD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Em programas inovadores de formação na modalidade a distância, a adoção de softwares deve ser o foco da tomada de decisão e anteceder a definição de resultados e opções sobre processos de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

O processo de aprendizagem focado nos princípios e processos de aprendizagem propostos pela andragogia qualifica o uso de tecnologias nas práticas educacionais e na dinamização do conhecimento e da inovação nas empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

Segundo a perspectiva do ensino por competências, os professores não devem possuir apenas saberes, mas, também, competências profissionais que não se limitem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

A organização dos espaços e tempos das atividades escolares deve privilegiar os espaços que favoreçam a realização de projetos interdisciplinares ou as atividades de integração, em detrimento das disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

No processo educativo voltado para a construção de competências, não basta reunir uma situação de transferência ao final de cada etapa de aprendizagem; é preciso, sobretudo, questionar as finalidades da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...