Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à cultura corporal, assinale a opção correta.
Enquanto as estratégias de ação configuram o conhecimento, as estratégias de reflexão configuram a definição do movimento possível.
Após a redefinição do movimento, deve-se realizar nova reflexão, com o objetivo de testá-lo em outras situações.
As estratégias para a reflexão devem proceder à ação para que haja o questionamento e a possível transformação.
As estratégias de ação que compreendem atividades voltadas para o como fazer enfatizam a consciência do aluno sobre o porquê de realizar determinada ação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, para o movimento humano assumir o caráter de linguagem, ele não pode ser limitado a um fenômeno físico, devendo ser compreendido como um comportamento, uma postura, uma presença e uma intencionalidade, assinale a opção correta.
O uso do movimento em seu aspecto formal caracteriza a linguagem corporal.
A ação de músculo, ossos e articulações, de forma eficiente e estratégica, produz a linguagem corporal.
O conjunto de articulações e forças transforma o movimento em uma linguagem corporal.
A reprodução de um movimento estereotipado exprime a certeza da linguagem corporal.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de bullying, assinale a opção correta.
O quadro de bullying está caracterizado quando um aluno mais forte passa a perseguir, excluir e ridicularizar um colega, mesmo que seja uma única vez, demonstrando com essa atitude comportamento segregacionista.
Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemáticos contra criança ou adolescente, sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a interação entre vítima e agressor é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade, tendo a vítima pouco ou quase nenhum recurso para evitar a agressão ou dela se defender.
Trata-se de um fenômeno que pouco interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional das crianças e adolescentes, visto que, nessas fases, pode ser percebido como brincadeira que, normalmente, leva os sujeitos a reagirem intensamente em face dos desafios decorrentes de interações sociais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A educação inclusiva tornou-se uma das preocupações das políticas educacionais em todo o mundo a partir da segunda metade da última década do século passado, com a difusão da Declaração de Salamanca. Com base nesse documento, assinale a opção correta.
Uma vez que todas as crianças devem ter a mesma oportunidade de permanência na escola e de aproveitamento escolar, devem ser desconsiderados quaisquer características, interesses ou habilidades peculiares a essas crianças.
O ato de ensinar deve apoiar-se nas semelhanças entre os alunos com necessidades educacionais especiais.
O acesso de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais ao sistema regular de ensino propicia a formação de escolas inclusivas, um dos principais meios para o fortalecimento do princípio da educação para todos.
Os alunos com necessidades educacionais especiais devem frequentar escolas regulares, admitindo-se como critérios para a sua inclusão nas turmas o desempenho escolar e características de conduta moral.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das estatísticas educacionais, importantes insumos para a gestão e o planejamento da educação, julgue os itens que se seguem.
Os produtos da pesquisa acadêmica para a EAD abrangem dados e informações relevantes sobre esse tema, incluindo-se os os relativos à opinião da sociedade sobre as atividades da EAD.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
Em programas inovadores de formação na modalidade a distância, a adoção de softwares deve ser o foco da tomada de decisão e anteceder a definição de resultados e opções sobre processos de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
O processo de aprendizagem focado nos princípios e processos de aprendizagem propostos pela andragogia qualifica o uso de tecnologias nas práticas educacionais e na dinamização do conhecimento e da inovação nas empresas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
Segundo a perspectiva do ensino por competências, os professores não devem possuir apenas saberes, mas, também, competências profissionais que não se limitem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
A organização dos espaços e tempos das atividades escolares deve privilegiar os espaços que favoreçam a realização de projetos interdisciplinares ou as atividades de integração, em detrimento das disciplinas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
No processo educativo voltado para a construção de competências, não basta reunir uma situação de transferência ao final de cada etapa de aprendizagem; é preciso, sobretudo, questionar as finalidades da escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...