Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É possível identificar a presença dos diferentes modos de produção e de gestão nas práticas pedagógicas. Em uma abordagem estrutural de gestão de base taylorista, por exemplo, uma ação pedagógica correspondente é a(o)
ênfase no planejamento estruturado em estudos exaustivos, eliminando-se os critérios subjetivos.
busca da crescente especialização justificada na divisão do conhecimento em disciplinas estanques.
adoção de disciplina rígida ordenando o comportamento dos estudantes, que serão os futuros trabalhadores.
implantação de uma rotina no cotidiano do ambiente educacional, de modo que cada tarefa seja executada de forma padronizada.
incentivo à cooperação grupal para um trabalho coletivo, corroborada pela melhoria dos níveis de aprendizagem.
As dinâmicas de grupo têm-se mostrado instrumentos preciosos no trabalho com grupos, e a utilização desse instrumento tem aumentado consideravelmente no âmbito profissional e de desenvolvimento pessoal. Assinale a alternativa correta a respeito do assunto.
Dinâmicas ou jogos que interferem ou provocam mudanças interiores, com maior profundidade, só poderão ser utilizados em trabalhos de curto prazo.
As dinâmicas estimulam a participação e desafiam muitas vezes não só o raciocínio, mas também a exposição dos aspectos internos dos participantes.
As dinâmicas devem ser escolhidas aleatoriamente, pois seus efeitos sempre serão positivos.
A utilização de dinâmicas de grupo é mais indicada para o público adulto do que para o infantil.
O objetivo do trabalho com dinâmicas sempre é o de agrupar as pessoas em torno de um tema ou assunto que será discutido.
A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino-aprendizagem deve ser absolutizada, pois a técnica dessa dinâmica é um fim em si mesma.
A dinâmica em grupo deve ser subestimada, pois sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada ferramenta ou estratégia educativa.
A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas passem por um processo de ensino-aprendizagem em que o trabalho coletivo é colocado como um saber que é construído junto, em grupo.
Na dimensão histórico-crítica não se aconselha o trabalho com dinâmicas de grupo, pois elas não favorecem a consciência crítica.
As dinâmicas de grupos dificultam a aprendizagem dos conteúdos ensinados em sala de aula, pelo fato de serem apreendidos por um processo cognitivo individual.
O principal objetivo das estratégias de aprendizagem é ensinar a pensar. O que se quer é educar o aprendiz para obter sua autonomia, independência e senso crítico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A escola deve adotar uma estratégia de aprendizagem única e fazer que todos os estudantes assimilem essa metodologia para que possam alcançar sucesso nos estudos.
Se a estratégia de aprendizagem pode variar de indivíduo para indivíduo, não existem métodos que possam servir para mais de uma pessoa.
Os métodos não são apenas instrumentos; na aprendizagem, eles são mais importantes que o trabalho intelectual, a inteligência e a reflexão.
Estratégia e métodos de aprendizagem não podem ser similares, pois lidam com conteúdos diferentes e seus fins são específicos.
A instrução em estratégias de aprendizagem abre novas perspectivas para uma potencialização da aprendizagem, permitindo aos estudantes ultrapassar dificuldades pessoais e ambientais, de forma a conseguir obter maior sucesso na escola.
Na escola, as diferenças são importantes e devem ser respeitadas. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
A escuta é um ato próprio e exclusivo do ser humano, é um ato consciente, voluntário e livre, que deve ser exercitado na escola como forma de percepção das diferenças individuais.
O papel da escola é provocar transformações na vida dos alunos, incentivando-os a vivenciar situações que busquem aprimorar o aprendizado exclusivamente voltado para o eu.
As emoções e os sentimentos reprimidos acabam refletindo no corpo, gerando consequências desastrosas, mas este não é um problema do grupo. Por isso, cada indivíduo tem de procurar as formas para superação de suas repressões.
Quando não se aceita bem o outro, podem-se gerar conflitos. O mais importante para superar esse tipo de situação é impor pensamentos e vontades.
Trabalhar as diferenças individuais desde as séries iniciais nas escolas foge às propostas dos Parâmetros Curriculares e da legislação de ensino, quando esta enfatiza a necessidade do respeito à diversidade cultural.
A disciplina escolar não consiste em um receituário de propostas para enfrentar os problemas de comportamentos dos alunos, mas em um enfoque global da organização e da dinâmica da escola. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
É difícil e complexo lidar com o problema da indisciplina, por isso o professor deve desistir e se acomodar. Deixar que a educação silencie e limite os alunos e que impeça seu desenvolvimento criativo e participativo em sala de aula.
As escolas precisam desenvolver políticas internas, para lidar de forma preventiva com a indisciplina, havendo também a necessidade de programas de formação de professores em serviço voltados para a discussão de problemas vivenciados nas rotinas das escolas, para a idealização de soluções e para sua implementação.
Os problemas disciplinares devem ser administrados pelos profissionais com formação específica para tal fim; nesse sentido, a escola deve acionar as instituições destinadas a esse fim, sempre que eles se manifestarem.
Os responsáveis em eliminar os problemas de indisciplina na escola são os sistemas de ensino, que devem fazer isso por meio de elaboração de normas mais rígidas e efetivas em sua atuação na escola.
Na atualidade, a escola perdeu sua autonomia e não pode mais expulsar os alunos; é por isso que o problema de indisciplina tem se agravado a cada dia.
A indisciplina na escola permeia as preocupações de professores, pais e educadores em geral. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
I O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação à definição de objetivos e às estratégias de ensino e de avaliação, quer com relação à disciplina, pois esta, se imposta autoritariamente, jamais será aceita pelos alunos.
II A indisciplina pode estar relacionada com o fraco rendimento escolar dos alunos; o seu insucesso pode levá-los a investir pouco nas tarefas escolares e a desinteressarem-se pela escola, desencadeando isso emoções negativas, traduzidas em comportamentos inadequados.
III A escola, não conseguindo realizar a socialização comportamental, cria situações de indisciplina nos seus alunos.
IV Certas manifestações de indisciplina não passam, muitas vezes, de meras manifestações públicas de identificação com modelos de comportamento característicos de certos grupos.
V A indisciplina escolar não é um fenômeno estático que tem mantido as mesmas características ao longo das últimas décadas.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
A prática da mediação envolve mudanças na conjuntura escolar. Essas transformações podem ser inovadoras, se buscarem modificar as estruturas de resolução de conflitos, ou podem ser destrutivas, quando ignoram as práticas desenvolvidas pela escola, para alterá-las radicalmente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A eficiência de um processo de mediação não está relacionada com a aceitação dele pelo grupo ao qual é destinado.
A mediação na escola deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de escolaridade do aluno, por meio da vivência dos valores humanos e do resgate da solidariedade e do respeito para com o outro.
A mediação escolar elimina a autoridade dos métodos empregados pela escola na resolução de conflitos; por isso, é uma forma democrática de tomada de decisões.
Ao término das sessões de mediação, os envolvidos sempre encontram alternativas mutuamente viáveis para solucionar o conflito; criam, assim, um pacto de amizade entre eles.
A mediação é uma atividade utilizada, exclusivamente, para a solução de problemas dos funcionários da escola.
A motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Um aluno motivado sempre aprende melhor. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Há casos em que a motivação existe de forma fácil e natural no aluno. Ela pode surgir pela própria curiosidade ou pela vontade de se progredir na vida.
Manter contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais não é uma forma de obter motivação.
A motivação é algo natural, por isso não necessita de ser trabalhada diariamente.
Quando há motivação, os momentos de crise, desânimo e cansaço não aparecerem.
Motivação sempre é algo muito difícil, pelo fato de exigir consciência daquilo que se deseja; por isso, é individual e intransferível.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, assinale a opção que apresenta uma situação que exemplifica a concepção defendida no texto.
Caso, em um jogo de basquetebol, um aluno não consiga a força necessária para o arremesso de lance livre, o educador deve sugerir que se mova mais para frente a fim de que execute a ação com a força adequada.
Caso, em um jogo de voleibol, o saque de um aluno não passe para o lado do time oponente, o educador pode instruir a equipe sobre a possibilidade de o saque ser completado por quaisquer integrantes da equipe sacadora.
A indicação do professor para que haja ajuda para a ação da parada de mãos em posição invertida com a intenção de que não aconteçam acidentes.
Caso, em um jogo de futebol, ocorra uma agressão verbal, o educador deve determinar a cobrança de penalidade máxima, que deve ser executada sem a participação do goleiro do time infrator.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...