Questões de Pedagogia do ano 2010

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Vivemos numa sociedade dinâmica. A partir desta constatação, Andy Hargreaves, na obra O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança (2004), examina o significado da sociedade do conhecimento, sua importância e seu sentido para os professores de hoje. Nesse livro, o autor fala em escola total e professor total, ambiente e profissional voltados para a cultura cooperativa, na qual

  • A.

    a interdependência forma o cerne das relações entre professores, fazendo com que cada um se sinta parte do grupo e de um trabalho em equipe.

  • B.

    o professor deve desenvolver capacidades para inovação, flexibilidade e o compromisso com a transformação, essenciais à prosperidade econômica.

  • C.

    o isolamento profissional deve ser combatido e cada professor deve se responsabilizar em desenvolver suas capacidades de inovação.

  • D.

    a escola deve combater muitos dos imensos problemas criados pelas sociedades do conhecimento e deve estar a serviço da criatividade.

  • E.

    o trabalho coletivo é fundamental para a noção de sociedade aprendente que poderá compor ou não uma sociedade de aprendizagem.

Uma instituição educativa, preocupada com a formação sociocultural de um bairro iniciou o desenvolvimento de um projeto com foco na educação de crianças e adolescentes. Porém, no decorrer do processo, iniciaram-se problemas de evasão dos participantes. Os responsáveis ficaram preocupados, pois o projeto conta com profissionais experientes, recursos e equipamentos adequados. Considerando os princípios e elementos que constituem um projeto de ensino, fundamentais para alcançar suas metas com sucesso, qual o primeiro procedimento a ser tomado pelos responsáveis para tentarem resolver o problema?

  • A.

    Diagnosticar a situação apresentada.

  • B.

    Aumentar o número de profissionais competentes.

  • C.

    Reorganizar as atividades desenvolvidas.

  • D.

    Promover ações que envolvam mais a comunidade.

Compreender uma determinada realidade na qual se quer realizar um projeto, não é fácil, pois "significa ir além da percepção imediata, da mera opinião ou descrição, problematizando-a e procurando apreender suas contradições, de tal modo que se possa superá-la por uma nova prática, fertilizada pela reflexão teórico-prática." Esse parágrafo de Celso Vasconcellos (2006) está se referindo a que etapa do ato de planejar?

  • A.

    Diagnóstico.

  • B.

    Programação.

  • C.

    Avaliação.

  • D.

    Realização.

Outra etapa do ato de planejar denomina-se 'plano de ação'. Segundo uma visão dialética de planejamento, assim como as demais, é uma etapa fundamental para a eficácia do ato de planejar, por isso não se trata aqui de qualquer ação, mas de ações

I. que dizem respeito à antecipação do processo a ser desencadeado, prevendo suprir as necessidades diagnosticadas.

II. capazes de modificar o comportamento das pessoas por meio de atividades de treinamento e repetitivas.

III. capazes de interferir nas atitudes, valores ou hábitos das pessoas, tendo em vista o bem estar individual e social.

IV. que servem de modelos para serem desenvolvidos em todos os projetos, economizando tempo e materiais didáticos.

V. que visem à concretização reflexiva e investigativa das metas a serem alcançadas frente a uma situação especial.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    I, e IV.

  • C.

    II e V.

  • D.

    II e V.

Planejar é uma atividade reflexiva que visa um fim a ser alcançado, diante de uma dada realidade ou situação social. Realizar uma ação sem ter clareza de onde se quer chegar indica a falta de planejamento e a falta de ética com as pessoas envolvidas. A finalidade da ação existe e é imprescindível que ela seja definida e aberta a todos, para que tenham compreensão não só do 'que devem fazer' mas também do 'para que fazer'. Em um planejamento ou projeto seja ele de trabalho, de estudos ou de pesquisa, a essa finalidade dá-se o nome de:

  • A.

    Avaliação.

  • B.

    Conteúdo.

  • C.

    Objetivos.

  • D.

    Metodologia.

Pensar em planejamento ou projeto é pensar em ações de intervenção humana sobre uma determinada realidade para se alcançar um fim desejado. Por isso podemos afirmar que:

I - Planejar é elaborar plano de mediação, aliado à exigência decorrente de sua intencionalidade que norteia as ações a serem desenvolvidas em uma situação real específica.

II – O planejamento implica em projetar algo sobre o qual se tem consciência que se deve fazer acontecer, exigindo postura reflexiva, crítica e interativa por parte de todos os envolvidos no processo.

III – O planejamento é a previsão de resultados a serem alcançados por meio de uma metodologia reprodutiva em que o fazer sobrepõe-se ao pensar, pois o mais importante é fazer acontecer.

IV - Todo planejamento ou projeto apresentam processos distintos, mas indissociáveis ao mesmo tempo, de elaboração e de realização das ações, com vistas a transformar a realidade ou situação existente.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I e III.

O processo de planejar constitui-se de várias etapas e elementos indissociáveis entre si. A etapa que define as ações a serem efetivadas, de informações a serem conscientizadas ou de atitudes/valores a serem desenvolvidos por uma comunidade, dá-se o nome de:

  • A.

    metodologia.

  • B.

    execução.

  • C.

    objetivos.

  • D.

    programação.

Segundo Moura (2006), o desenvolvimento de atividades baseadas em projetos é uma prática cada vez mais comum em todos os setores da atividade humana. Em vários cenários locais, regionais e nacionais, podemos identificar projetos, com diferentes finalidades, nas mais diversas áreas de atuação humana e social. Qual das alternativas abaixo contém o conceito mais completo de um projeto educativo?

  • A.

    Conjunto de métodos e técnicas necessários para a execução eficaz de ações, a fim de alcançar um determinado fim, os objetivos, priorizando a excelência de seus resultados.

  • B.

    Condução do processo didático, tendo em vista promover o aprendizado das pessoas envolvidas, determinando condições altamente utópicas, visando transpor as barreiras encontradas.

  • C.

    Processo dialético com significado vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador, implicando ações e atitudes investigativas, reflexivas e interativas, voltadas a uma realidade a ser modificada.

  • D.

    Processo de construção coletiva, incluindo os passos que os sujeitos estabelecem mentalmente, em busca de satisfazer as necessidades imprevisíveis, por meio de atividades pré-estabelecidas.

Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano. Está presente nas várias instâncias da vida. Um fator decisivo para elaborar e executar o planejamento de maneira consciente, construtiva, em relação à determinada realidade é:

  • A.

    a existência de um especialista para organizá-lo.

  • B.

    a percepção da necessidade de mudança.

  • C.

    conservar a realidade em que se vive.

  • D.

    estar-se satisfeito com o que existe.

Para desenvolver processos de comunicação eficazes, é preciso conhecer as barreiras que se interpõem ao trabalho em equipe. Dentre os itens e as respectivas explicações que se seguem, qual deles NÃO constitui uma barreira para a comunicação?

  • A.

    Filtragem: é a manipulação de informações de um emissor para que elas sejam vistas mais favoravelmente pelo receptor.

  • B.

    Seletividade: os receptores no processo de comunicação veem e ouvem seletivamente, com base em suas necessidades, motivações, experiência e outras características pessoais.

  • C.

    Atitude defensiva: os agentes do processo de comunicação se sentem ameaçados, reduzindo-se a capacidade de atingir compreensão mútua.

  • D.

    Linguagem: as palavras assumem significados diferentes em razão de variáveis como idade, educação ou formação cultural diferenciadas.

  • E.

    Assertividade: valor modal de um enunciado, por meio do qual o enunciador assume validar ou não validar uma relação predicativa.

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