Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o pensamento pós-moderno e suas repercussões na educação, qual é a análise que relaciona apropriadamente as imagens acima e as concepções pós-modernas?
O ser humano tem potencialidade para aprender a pensar, que pode ser desenvolvida porque não é inata nem provida de fora, o que resulta em aquisições que o levam a transformar criativamente a realidade, com o predomínio da linguagem e da interação social em relação à razão.
A rejeição às ideias mestras formuladas no âmbito do Iluminismo, como a crença de que haja uma teoria condutora da nossa ação pessoal e coletiva, produz a valorização de múltiplos relatos, bem como uma tendência ao pastiche, ao efêmero e à proliferação de signos, recomendando-se à educação uma superação de oposições binárias.
A busca de fundamento na racionalidade técnica e instrumental conduz à formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos, com centralidade no conhecimento em função da sociedade tecnológica e de consumo.
A conjuntura social pode ser transformada por meio da ação coletiva, mesmo em um contexto marcado pela publicidade e pelo consumo exaustivo, visando à construção de novas relações sociais para a superação de desigualdades sociais e econômicas, em práticas curriculares que submetam os conteúdos a uma análise ideológica.
A aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, atribuindo-se peso significativo à cultura de massas e às relações sociais, em uma atuação de parceria, para que as funções mentais superiores sejam socialmente mediadas a partir da cultura constituída.
Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.
A escola não contribuiu para que Chico deixasse de ficar, na vida adulta, à margem da sociedade. Tais circunstâncias são explicadas por Bourdieu (1930-2002) e Passeron (1930-), pelo fato de que o(a)
poder está diluído entre o Estado e a sociedade civil, de modo que, quando esse poder é mal exercido, as consequências repercutem em toda a sociedade, na forma de ampliação da pobreza e de explosão da violência.
sistema de ensino é uma instância reprodutora das estruturas sociais, e toda ação pedagógica é, objetivamente, uma violência simbólica, apresentada de maneira dissimulada, que impõe um arbítrio cultural de grupos e classes dominantes.
destino do personagem é o mesmo de muitos estudantes, em função da determinação histórica pela qual fazem opção, pois a educação representa uma oportunidade de construir a própria história de maneira emancipada.
escola representa apenas uma parcela na formação do sujeito, sendo a autodeterminação e o autodidatismo os fatores que concorrem para a constituição das pessoas e de índices positivos de desenvolvimento humano.
evasão escolar conduz a situações de exclusão social, sendo resultado de uma estrutura injusta, que empurra os mais jovens muito cedo para o mercado de trabalho, fazendo com que percam oportunidades de ascensão social.
Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.
Considerando a perspectiva do marxismo e suas implicações na educação, qual das seguintes análises é consistente com a situação evidenciada pela música?
O personagem é produto de uma realidade social que se constitui de uma tessitura infinita de coisas dotadas de sentido, uma teia de significados culturalmente construída pelos indivíduos em ação, corroborada pela escola.
Os revezes da vida pelos quais Chico passou são um reflexo, em menor escala, da dependência ou da relação de subordinação entre as partes componentes do sistema capitalista, entre as economias centrais e as periféricas.
Chico é um produto da perpetuação da exploração de uma classe social sobre outra, que utiliza a educação para disseminar a ideologia dominante, ao passo que a educação deveria ser um instrumento de emancipação.
A educação não contribuiu para a mobilidade social ascendente de Chico, pois ele se manteve no patamar econômico e social idêntico ao de sua infância, em função do valorizado papel social que ocupa em sua comunidade.
A escola falhou na educação de Chico porque deixou de educar tendo em vista a racionalização, que teria treinado o personagem para que se tornasse um cidadão produtivo, integrado e tecnicamente livre.
Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.
A letra da canção revela alguns tipos de crenças sobre a vida social e sobre a educação que são elucidadas por Émile Durkheim (1858-1917). Na perspectiva das concepções desse autor, foram feitas as afirmações a seguir.
I–Os fatos sociais são aqueles modos de agir que exercem sobre o indivíduo uma coerção exterior e apresentam uma existência própria, independente das manifestações individuais que possam ter, o que justifica a última frase da canção.
II–A sociedade está introjetada na mente das pessoas como uma ideia ou como um ideal que diga respeito ao modo como as coisas deveriam ser, gerando uma representação mental, uma espécie de chave interpretativa que construímos para lidar com o que não conhecemos, o que está relacionado ao fato de Chico saber lidar com os processos e façanhas em que se envolve.
III–Chico esteve na escola, passando por um processo de socialização e vivendo uma exigência das sociedades complexas, que é a de promover um tipo de educação unitária, que retira o indivíduo do meio moral de que compartilha, o que explica a opção do personagem por permanecer em um ambiente moral que não conserva os valores aprendidos na escola.
IV–O personagem recebeu influências das gerações adultas por meio de uma educação que objetiva suscitar e desenvolver um certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio moral a que o indivíduo, particularmente, se destina.
De acordo com o pensamento de Durkheim sobre a educação, são corretas as afirmações
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os indivíduos apresentam uma organização cognitiva interna com base em conhecimentos de caráter conceitual e hierárquico, conforme os estudos empreendidos por D. P. Ausubel (1918-2008). As pesquisas nesse campo do conhecimento proporcionaram à educação e aos educadores a compreensão de que a aprendizagem
pode se constituir de forma significativa, permitindo elaborar uma compreensão e uma tradução própria do que se aprende, maior retenção e aplicação de conceitos.
ocorre quando a nova informação se relaciona a conceitos já existentes na estrutura cognitiva, sendo arbitrariamente armazenada para que pouca ou nenhuma interação ocorra entre a nova informação e a já armazenada.
consiste na formação de ligações originadas de impulsos diretos para a ação, que tenderão a se repetir quando provocarem satisfação, ou a não se repetir quando provocarem desconforto.
acontece espontaneamente e sem necessidades prévias, desde que haja motivação adequada, considerando-se que a mente humana é um aparato pronto para uma superposição de conhecimentos.
é favorecida quando o ensino é organizado segundo uma sequência ascendente, partindo de conceitos mais específicos até chegar aos mais gerais.
O neopragmatismo é uma corrente filosófica de presença marcante na educação contemporânea. A transposição das concepções neopragmatistas às práticas pedagógicas pode ser identificada nas afirmações a seguir.
I–A virada linguística em favor das metanarrativas produz uma ação educativa que lida com problemas culturais, éticos, étnicos, de convivência entre gêneros e de convivência entre modelos políticos e mentalidades diferentes.
II–Os estudantes devem ser estimulados a relacionar a diversificação cultural aos desafios que enfrentam em seu cotidiano, utilizando meios como o cinema, o romance, o conto, a música, o teatro, etc.
III–A apresentação, o estudo e a discussão de teorias devem ser estimulados, visando a lidar com a diversidade de narrativas em níveis de abstração mais elevados e a construir novas narrativas, com ênfase no poder imaginativo das metáforas.
IV–As teorias advindas dos diversos campos da ciência devem ter primazia nos enunciados proferidos nas práticas educacionais, por serem portadoras dos jogos de linguagem apropriados ao conhecimento escolar.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I.
I e IV.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
O conceito de educação ao longo da vida ultrapassa a distinção bem conhecida entre educação inicial e educação permanente e, segundo Delors, aproxima-se de outro conceito frequentemente proposto, que é o da
articulação teoria e prática.
otimização das potencialidades.
comunidade global.
sociedade educativa.
relação de complementaridade.
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para os níveis de Ensino Fundamental II e Médio tem como princípios centrais a escola que aprende, o currículo como espaço de cultura, as competências como eixo de aprendizagem, a prioridade da competência de leitura e de escrita, a articulação das competências para aprender e a contextualização no mundo do trabalho. Em relação ao princípio a escola que aprende, é correto afirmar que a
capacidade de aprender terá que ser trabalhada especialmente com os alunos por meio da reflexão.
vantagem de ser uma escola que aprende é a legitimação do conhecimento dos profissionais do ensino.
tecnologia nem sempre facilita a viabilização das práticas ideais, de ações visando o trabalho coletivo.
formação de uma comunidade aprendente deve ter como ponto de partida o trabalho colaborativo.
escola que aprende precisa contar com recursos para promover mediações e resolução de conflitos.
No texto Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação (2007), Álvaro Chrispino defende a tese de que a causa primordial da violência escolar tem relação com
as mudanças sociais que afetam as relações de poder na escola, uma vez que os dispositivos utilizados na cultura escolar que garantiam a autoridade pedagógica e a manutenção da ordem não são mais adequados para assegurar a autoridade pedagógica.
a formação dos professores, especialmente a inicial, que não prepara o docente para compreender as manifestações e causas dos conflitos, bem como não fornece ferramentas para a resolução de conflitos no contexto da sala de aula e da escola.
a ausência de uma gestão democrática, quando a direção não desenvolve um trabalho cooperativo e a equipe escolar não vê o conflito como algo que deva ser investigado, compreendido e mediado.
as famílias dos alunos, que não têm cumprido com o seu papel de garantir a formação moral, os bons costumes, os bons modos de crianças e jovens tidos como essenciais ao convívio social e ao processo de ensino-aprendizagem.
a massificação da educação, pois a escola passou a reunir no mesmo espaço alunos com diferentes vivências, expectativas, valores, culturas e hábitos que são causadores de conflito que, quando não trabalhados, provocam manifestação de violência.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Um coordenador de campanhas que visa desenvolver atitudes e hábitos em prol da preservação e do bem comum realizou atividades organizadas de acordo com as necessidades de cada comunidade envolvida no projeto. Todas as pessoas participaram efetivamente, comentando a respeito da qualidade do projeto, de sua importância, incluindo sugestões para melhorá-lo, as quais foram aceitas e interferiam nas etapas desenvolvidas posteriormente. Envolvidas de forma consciente e comprometida, nesse processo, as comunidades sentiram-se também responsáveis pela condução e concretização das ações previstas no projeto. Como o processo proporcionou momentos de reflexão-ação-reflexão foi possível acompanhar todo seu desenvolvimento, tendo em vista o alcance de seus objetivos com sucesso. Nesse projeto foram desenvolvidas:
Todas as etapas excetuando-se a avaliação.
As atividades participativas de formas inadequadas.
As etapas essenciais e necessárias à sua efetivação.
Ações interativas sem a realização de diagnósticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...