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Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.
Todo objetivo de ensino requer uma ação definida; contudo, não é necessário determinar o prazo para que a ação seja executada.
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, bem como as implicações das fases de desenvolvimento dos alunos conforme a idade e os mecanismos psicológicos.
Segundo Geraldi, na escola, o aluno deve aprender
a norma popular, uma vez que a norma culta é elitista e fruto de preconceitos sociais.
a norma padrão, sem desvalorizar a variedade linguística que o aluno traz de sua comunidade.
a norma subpadrão, pois é a variedade que reflete a realidade social dos alunos.
a norma regional, que é uma legítima manifestação da cultura popular não valorizada pela escola.
N.d.a.
As atividades de Geometria devem ter caráter___________ , favorecendo, assim, a aproximação ou reaproximação ao estudo da Matemática de algum aluno que, por acaso, tenha se afastado dele por uma situação escolar anterior. (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 72)
lúdico;
visual;
olfativo;
recreacionista;
N.d.a.
A fração é a representação da razão entre duas grandezas. É a representação de uma relação de... (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 54)
somatória;
multiplicidade;
proporcionalidade;
divisibilidade;
N.d.a.
A autora destaca a importância do aprendizado das transformações multiplicativas no desenvolvimento do pensamento proporcional e na capacidade de trabalhos com medidas, sobretudo as de áreas e de volume, justificariam por si só o desempenho do professor em aprofundar o estudo da Matemática referente ao assunto. A esse fato deve-se acrescentar o desenvolvimento do pensamento combinatório, ainda no âmbito da Psicologia. Uma abordagem bem feita do princípio multiplicativo oferecerá condições favoráveis para que o aluno da 5ª. a 8ª. série aprenda...
(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 52)
pensar, repensar e encontrar soluções empríricas;
pensar, refletir e encontrar soluções;
potenciação, radiciação e logaritmação;
somar, subtrair, multiplicar e dividir;
N.d.a.
A autora considera para que a aprendizagem da Matemática aconteça,é necessário que o professor:
I- tenha um conhecimento amplo e estrutural dos conteúdos que deverão ensinar a seus alunos;
II- realize atividades com material didático e aprenda a elaborá-lo com matéria prima simples e acessível no seu ambiente social;
III -Entre em contato com as Teorias que estão sendo elaboradas sobre aprendizagem de Matemática; IV- Reflita sobre princípios metodológicos que norteiam a sua prática pedagógica.
(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 21)
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
Todas as afirmativas acima estão corretas;
Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas;
N.d.a.
Considera-se a Matemática como uma área do conhecimento pronta, acabada, perfeita, pertencente apenas ao mundo das idéias e cuja estrutura de sistematização serve de modelo para outras ciências. A consequência dessa visão em sala de aula é a imposição autoritária do conhecimento matemático por um professor que, supõe-se, domina e transmite a um aluno passivo, que deve moldar à autoridade da perfeição científica.
(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991, S.Paulo, pág.15)
A autora refere-se acima:
à visão da matemática que em geral norteia o ensino;
o que pensam professores de Matemática sobre essa disciplina;
o que a sociedade espera dessa ciência e o que a escola deve fazer;
é o que realmente pensam e esperam os alunos dessa disciplina;
N.d.a.
Em 1980, o National Council of Teachers of Mathematics NCTM , dos Estados Unidos, apresentou recomendações para o ensino de Matemática no documento Agenda para Ação. Nele destacava-se __________________ como foco do ensino da Matemática nos anos 80. Também a compreensão da relevância de aspectos sociais, antropológicos, lingüísticos, na aprendizagem da Matemática, imprimiu novos rumos às discussões curriculares.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:
a resolução de problemas;
ao desenvolvimento de formas e localização;
a geometria espacial;
a números e operações;
N.d.a.
Descobrir-se ......................................... é uma experiência gratificante. Acredito que essa descoberta começa justamente quando você se interessa pela palavra ___________. Palavra difícil de ser dita, por sua extensão. Complexa na cabeça de muita gente, comprometedora, utópica para muitos e instigadora para alguns.
(Fazenda, I. org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 35)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima.
educador(a);
mestre;
interdisciplinar;
gestor;
N.d.a.
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