Questões de Pedagogia do ano 2010

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“O que implica aprender um conteúdo procedimental, é:”

(ZABALA, A. org. – COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA, Ed. Artmed, 2ª. Ed., Porto Alegre, 199, pág. 14)

  • A.

    “ saber ser “;

  • B.

    “ saber reconhecer “;

  • C.

    “ saber fazer “;

  • D.

    “ saber ver “;

  • E.

    N.d.a.

“A expressão corporal encontra-se implícita em toda ação desenvolvida por nosso corpo.Sendo um meio de comunicação com o exterior e com a gente mesmo, deve-se aprender a linguagem corporal, que é a base da........................................”

(ZABALA, A. – COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA, Ed. Artmed, 2ª. Ed., Porto Alegre, 199, pág. 129)

  • A.

    da comunicação não verbal;

  • B.

    expressão e da comunicação verbal;

  • C.

    tomada de consciência do eu;

  • D.

    expressão e do insight cognitivo;

  • E.

    N.d.a.

Com base no texto acima, podemos concluir que a obra em questão trata-se de:

  • A.

    um método de ensino para a educação de jovens e adultos;

  • B.

    um livro de ficção;

  • C.

    um tratado psicopedagógico;

  • D.

    um livro de memórias;

  • E.

    N.d.a.

Escolas de qualidade são definidas pela eficácia dos professores e pela realização dos alunos, com o auxílio do desenvolvimento de fortes habilidades em relacionamento interpessoal. Assim, o relacionamento entre professor e aluno é essencial para garantir um ambiente positivo na escola/sala de aula. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

  • A.

    Sempre que surge um problema em sala de aula, faz-se necessária a intervenção de uma autoridade maior.

  • B.

    A maioria das escolas possui um departamento específico, de orientação psicopedagógica, que visa solucionar problemas disciplinares na relação professor/aluno.

  • C.

    Problemas disciplinares relacionados à gestão da sala de aula podem ser resolvidos individualmente (entre o professor e o aluno) ou por meio da solução de problemas em grupo (reuniões em sala de aula).

  • D.

    O professor não tem autonomia para resolver os problemas disciplinares em sala de aula, por isso sempre deve recorrer ao que está escrito no regimento escolar.

  • E.

    As autoridades policiais sempre devem ser chamadas para solucionar os problemas disciplinares da sala de aula.

Plano de aula deve ser entendido como

  • A.

    roteiro organizado das unidades didáticas do ano.

  • B.

    detalhamento do plano de ensino.

  • C.

    plano administrativo da unidade escolar.

  • D.

    guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.

  • E.

    aquele que é elaborado pela comunidade escolar.

Pesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A gestão da conduta é essencial na criação de uma base para uma abordagem ordenada e centrada no processo de ensino e aprendizagem, garantindo maior independência e autonomia dos alunos.

  • B.

    A criação de regras explicitamente determinadas no âmbito da escola e da sala de aula se traduz em uma cultura da obediência, sem possibilidade de incentivo à autonomia de pensamento e ação.

  • C.

    Corrigindo o comportamento impróprio e irresponsável, ignorando o controle de proximidade entre o professor e os alunos não se torna possível realizar a gestão da conduta.

  • D.

    A gestão da conduta só é aplicada em regimes tradicionais que visam à formação de aluno obediente e sem autonomia de pensamento.

  • E.

    A gestão da conduta é função específica da direção da escola que tem poder para reprimir as ações que contradizem os estatutos da escola.

Alguns teóricos da educação afirmam que a gestão da sala de aula concentra-se em três componentes principais: gestão do conteúdo, gestão da conduta e gestão de consenso. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A gestão não deve ser assumida pelo professor, e sim pelo diretor ou por outras pessoas ligadas ao setor administrativo da escola.

  • B.

    Gestão do conteúdo refere-se ao preparo das aulas e à administração do tempo e dos espaços escolares propícios ao processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    A gestão da conduta refere-se exclusivamente ao dever do professor de cuidar de sua aparência em sala de aula, pois ele deve ser exemplo para os alunos.

  • D.

    A gestão do consenso é realizada, quando o professor consegue fazer que todos os alunos concordem com o que ele está dizendo.

  • E.

    A gestão da conduta e do consenso são a mesma coisa, fazem que os alunos se comportem bem.

A respeito das ações do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem em relação à forma de avaliar, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Planeja, realiza e avalia situações didáticas que permitam a criação de estratégias de ensino e avaliação.

  • B.

    Provoca mudanças de comportamento.

  • C.

    Assume uma prática pedagógica não aberta a críticas.

  • D.

    Está em uma reconstrução constante de seu fazer pedagógico.

  • E.

    Combate avaliações conservadoras.

A avaliação somativa procura identificar em que grau os objetivos propostos foram alcançados. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o momento do processo de ensino e aprendizagem em que ela deve ser realizada.

  • A.

    No início do ano letivo.

  • B.

    No início da unidade de ensino.

  • C.

    Ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    Diariamente, em cada aula.

  • E.

    No encerramento do processo de ensino, ao final do ano letivo.

Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da avaliação formativa.

  • A.

    Fornecer dados para aperfeiçoamento dos objetivos a serem alcançados.

  • B.

    Criar condições para que o aluno, retome aspectos ainda não aprendidos.

  • C.

    Localizar dificuldades do aluno para auxiliá-lo a encontrar processos que lhe permitam crescer na aprendizagem.

  • D.

    Retroalimentar o processo, visando à tomada de decisão.

  • E.

    Classificar os alunos conforme os resultados de aproveitamento demonstrados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...