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A apreensão da atitude interdisciplinar garante , para aqueles que a praticam, um grau elevado de ________________________. Isso decorre devido ao exercício de uma certa PROFESSOR III - GEOGRAFIA 11 forma de encarar e pensar os acontecimentos. Aprende-se com a interdisciplinaridade que um fato ou solução nunca é isolado, mas sim consequência da relação entre muitos outros.
(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 57)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:
politização;
maturidade;
paciência;
resignação;
N.d.a.
... No _______________________ não se ensina, nem se aprende. Vive-se, exerce-se. A responsabilidade individual é a marca do _________, mas essa responsabilidade está imbuída do envolvimento envolvimento esse que diz respeito ao ______________ em si, às pessoas e as instituições a ele pertencente. O _________________________ surge às vezes de um (aquele que já possuía em si a atitude) e se contamina para os outros e para o grupo. Num __________________________ , comumente, encontramo- nos com múltiplas barrreiras: de ordem material,pessoal,institucional e gnoseológica. Entretanto,tais barreiras poderão ser transpostas pelo desejo de criar, de inovar, de ir além.
(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, págs 17 e 18)
Ao processo descrito acima, a autora denomina :
Projeto Político Pedagógico;
Projeto Disciplinar;
Projeto Interdisciplinar;
Transversalidade;
N.d.a.
A função principal do projeto é
Informar o aluno e prepará-lo para o mercado competitivo de trabalho
Possibilitar aos alunos a realização de pesquisas
Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de estratégias globalizadoras de organização dos conhecimentos escolares, mediante o tratamento da informação
Fazer com que os alunos aprendam sozinhos sem a presença de um professor
N.d.a.
A etapa inicial de um projeto de trabalho é
A definição de objetivos do projeto
Escolha do tema
Levantamento de dados sobre o tema
Levantamento de opiniões sobre o tema
N.d.a.
Nos projetos de trabalho a aprendizagem é:
Estanque
Estagnada
Significativa
Sem sentido
N.d.a.
Organizar atividades de ensino e aprendizagem que permitam o aprofundamento dos conteúdos escolares em Arte por meio de elaborações práticas e teóricas nas dimensões artísticas e estéticas é uma das etapas do planejamento de aulas de Arte. Esta etapa é:
Ponto intermediário
Ponto de partida
Ponto final
Processo de desenvolvimento das aulas
N.d.a.
Ao ter como ponto de partida o desenho da Disney, 101 dálmatas, o que se pretendia com essa ação pedagógica:
Que as crianças aprendessem a desenhar
Que as crianças se interessassem por representações teatrais
Que os alunos aprendessem padrões socialistas
Que os alunos percebessem a gama complexa de representações a respeito das normas e padrões ideais de comportamento socialmente aceitáveis
N.d.a.
Os diversos tipos de problemas escolares relativos às Ciências da Natureza exigem dos alunos conhecimentos e habilidades diversas, cuja aquisição apresenta, em muitos casos, dificuldades de aprendizagem, além de outras dificuldades mais específicas. Um dos aspectos que mais condicionam o planejamento e a utilização didática dos problemas na aula de ciências é:
As políticas que têm em comum o estabelecimento de uma contradição entre flexibilidade curricular e controle via avaliação, de forma a introduzir as forças do mercado e as formas de decisão próprias do setor privado.
Uma situação que um indivíduo ou um grupo quer ou precisa resolver para a qual não dispõe de um caminho rápido e direto que o leve à solução.
É o lugar intermediário que esses problemas precisam ocupar entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento físico.
É o lugar intermediário que esses problemas precisam ocupar entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento físico de uma situação que um indivíduo ou um grupo quer ou precisa resolver para a qual não dispõe de um caminho rápido e direto que o leve à solução.
N.d.a.
As propostas curriculares para a área de Ciências da Natureza inseridas na Reforma Educacional, decreto 1006, de 14 de junho de 1991, pelo qual são estabelecidos os ensinamentos mínimos correspondentes à Educação Primária, não ficam alheias. No Ensino Fundamental, fazem parte do conhecimento do Meio, no qual tem como defesa o objetivo básico:
Identificar, propor e resolver questionamentos e problemas relacionados com elementos significativos do seu meio, usando estratégias gradativamente mais sistemáticas e complexas de busca, armazenamento e tratamento da informação, de formulação de conjecturas, de colocação das mesmas em prova e de exploração de soluções alternativas.
Critérios pessoais e raciocinados sobre questões científicas e tecnológicas básicas de nossa época, através da comparação e avaliação de informações obtidas de diferentes fontes.
Estratégias pessoais, coerentes com os procedimentos da ciência, na resolução de problemas, identificação do problema, formulação de hipóteses, planejamento e realização de atividades para compará-las, sistematização e análise dos resultados e comunicação dos mesmos.
O objetivo fundamental da formação científica dentro da Educação Básica será fazer com que os alunos sejam capazes de enfrentar situações cotidianas, analisando-as e interpretando-as através dos modelos conceituais e também dos procedimentos próprios da ciência.
N.d.a.
Quais são as justificativas para que todos os alunos aprendam as Ciências da Natureza?
Justifica seu sentido mais amplo, isto é, refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Num sentido mais restrito, é referir-se a um sistema de adquirir conhecimentos baseados nos métodos científicos, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.
Porque a ciência é o conhecimento claro e evidente de algo, fundado sobre princípios evidentes e demonstrações sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos. Esta justificativa permite distinguir os três tipos de ciência: ciências formais; ciências físico-químicas e ciências experimentais.
Justifica-se pela idéia de produção de conhecimento; isto é, os vários domínios reconhecidos como científicos não tem por objetivo a produção de conhecimentos apenas, mas a de instrumentos, máquinas, de dispositivos técnicos, assim propondo a noção de investigação técnicoinstrumental.
A ciência para todos justifica-se parcialmente na medida em que consiga fazer com que os alunos e futuros cidadãos sejam capazes de aplicar parte de sua aprendizagem escolar para entender não somente os fenômenos naturais que os cercam, mas também os projetos tecnológicos gerados pela ciência, que têm, muitas vezes, conseqüências sociais relevantes.
N.d.a.
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