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Quais são as justificativas mais comuns para a inclusão das Ciências da Natureza como uma parte substantiva do currículo de Educação Básica?
As justificativas mais freqüentes para o ensino de ciências é a necessidade de melhorar a educação científica e promover uma melhor compreensão da ciência pelo público em geral.
A justificativa da estrutura e conteúdo do currículo, como instrumento promotor da compreensão de ciências pelo público.
A justificativa de que a falta de eficiência do ensino de ciências é uma conseqüência do currículo oferecido.
N.d.a.
É possível desenvolver conteúdos de física nas primeiras séries do ensino fundamental?
Para que essa unidade se concretize, é preciso considerar os seguintes aspectos: reconhecer o papel que desempenha a escolha do conteúdo no ensino e na aprendizagem das Ciências Físicas; e, reconhecer a existência de concepções espontâneas.
O ensino somente se realiza e merece este nome se for eficaz, se fizer o aluno de fato aprender. O trabalho do professor, portanto, deve direcionar-se totalmente para a aprendizagem dos alunos.
O aluno das primeiras séries do ensino fundamental, principalmente na área de Ciências, não aprende conteúdos estritamente disciplinares, científicos. Por isso, temos de buscar conteúdos, num recorte epistemológico isto é, dentro do mundo físico em que a criança vive e brinca , que possam ser trabalhados nessas séries e que levem ao aluno a construir os primeiros significados importantes do mundo científico.
O aluno das primeiras séries do ensino fundamental, principalmente na área de Ciências, não aprende conteúdos estritamente disciplinares, científicos. Por isso, temos de buscar conteúdos, num recorte epistemológico isto é, dentro do mundo físico em que a criança vive e brinca , que possam ser trabalhados nessas séries e que levem aos alunos a construir os primeiros significados importantes do mundo científico, considerando os seguintes aspectos: reconhecer o papel que desempenha a escolha do conteúdo no ensino e na aprendizagem das Ciências Físicas; reconhecer a existência de concepções espontâneas; saber que os conhecimentos são respostas as questões; e, conhecer o caráter social da construção do conhecimento científico.
N.d.a.
A despeito de sua importância, do interesse que possa despertar e da variedade de temas que envolvem, o ensino de Ciências Naturais tem sido freqüentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. As teorias cientificas, por sua complexidade e alto nível de abstração, não são passiveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental. São grandes sínteses, distantes das idéias de senso comum. Seu ensinamento sempre requer adequação e seleção de conteúdos, pois não é mesmo possível ensinar o conjunto de conhecimentos científicos acumulados. Portanto, torna-se, de fato, difícil para os estudantes aprenderem o conhecimento cientifico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum. Por exemplo, o conceito de adaptações dos seres vivos uma relação entre populações de espécies vivas e seu ambiente, como resultado de seleção natural exprime uma idéia diferente do uso cotidiano do tempo ao se dizer que um vaso de planta está bem adaptado numa janela... Situar o aluno neste confronto é necessário, mas não costuma ser simples romper com conhecimentos intuitivos.
Sabendo disso, escolha a opção que traga em seu conteúdo as dificuldades e soluções no ensino aprendizagem de Ciências Naturais.
Busca mostrar a Ciência como elaboração humana para uma compreensão do mundo é uma meta para o ensino da área na escola fundamental. Seus conceitos e procedimentos contribuem para o questionamento do que se vê e se ouve, para interpretar os fenômenos da natureza, para compreender como a sociedade nela intervém utilizando seus recursos e criando um novo meio social e tecnológico.
Busca, dependendo da escolaridade anterior e das 10 PROFESSOR III - CIÊNCIAS oportunidades de vivência que os estudantes tiveram, os professores podem contar com maior maturidade intelectual dos estudantes, que já estabelecem relações mais complexas e detalhadas entre diferentes elementos em estudo, ampliando também as práticas de análise e síntese.
Busca superar a abordagem fragmentada das Ciências Naturais, diferentes propostas têm sugerindo o trabalho com temas que dão contexto aos conteúdos e permitem uma abordagem das disciplinas científicas de modo interrelacionado, buscando-se a interdisciplinaridade possível dentro da área de Ciências Naturais.
Buscar as características e os conhecimentos já adquiridos pelos estudantes, pois permitem assim, que os professores proponham os novos conteúdos com diferentes enfoques. A aprendizagem dos conteúdos pode ser bastante ampliada, levandose em conta também que os estudantes expressam raciocínios sobre escalas maiores de tempo e espaço, podendo percorrer mentalmente distâncias temporais que abarcam séculos e milênios e visualizando o planeta como um todo.
N.d.a.
A função do professor é ensinar o aluno a aprender. Através de uma didática utilizada no ensino da matemática que estimule a criatividade, onde o aluno possa perceber que é como um edifício em construção, que necessita constantemente de adaptações e modificações.
Basear-se sempre na resolução de problemas, como é o princípio da própria matemática, sem pautar-se em definições e descrições de propriedades.
Além de resolver problemas, deve orientar o aluno no sentido..................
(LERNER, D. A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, s/ e, Porto Alegre,1996, pág. 73 com modificações)
Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:
de aprender tabuada;
de realizar as quatro operações;
de propor problemas;
de propor soluções;
N.d.a.
Na escola a leitura é antes de mais nada um objeto de ensino. Para que também se transforme num objeto de aprendizagem, é necessário que tenha................
(LERNER, D. LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real,o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 79)
Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:
sentido do ponto de vista da didática;
sentido do ponto de vista do aluno;
sentido do ponto de vista da escrita;
sentido do ponto de vista da comunidade;
N.d.a.
Délia Lerner afirma:
(LERNER, D. LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real, o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 73)
I- Ler é entrar em outros mundos possíveis;
II- É indagar a realidade para compreendê-la melhor;
III- É se distanciar do texto e assumir uma postura crítica;
IV- É tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.
Assinale a alternativa correta:
Todas as afirmativas estão corretas;
Apenas a afirmativa IV está incorreta;
Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
N.d.a.
Para Délia Lerner, o desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam decifrar o sistema de escrita. É formar leitores que saberão escolher o material escrito adequado para buscar a solução de problemas que devem enfrentar e não alunos capazes apenas de oralizar um texto selecionado por outro. É:
I- formar seres humanos críticos;
II- capazes de ler entrelinhas;
III- de assumir uma posição própria.
(LERNER, D. LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real, o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 27)
Assinale a alternativa correta:
Todas as afirmativas estão corretas;
Apenas a afirmativa I está correta;
Apenas a afirmativa II está correta;
Apenas a afirmativa III está correta;
N.d.a.
Leia o seguinte texto
PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
Estamos tão acostumados a considerar a aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita na criança começa muito antes da escolarização. Os educadores são os que têm maior dificuldade em aceitar isto. Não se trata simplesmente de aceitar, mas também de não ter medo de que seja assim.
(FERREIRO, E. REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 64)
Pelo exposto acima no texto, Ferreiro afirma ser possível a criança:
aprender a ler com os amiguinhos;
aprender a ler com os avós;
aprender a ler com os pais;
aprender a ler sozinha;
N.d.a.
Entre os resultados mais surpreendentes que obtivemos (através de diferentes situações experimentais) se situam aqueles que demonstram que as crianças elaboram_____________________, que não podem ser atribuídas à influência do meio ambiente.
(FERREIRO, E. REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 45)
Assinale a alternativa que contém a frase que completa corretamente a lacuna acima:
idéias próprias a respeito dos sinais escritos;
pictograma não figurativo;
pictograma figurativo;
idéias próprias a respeito dos números escritos;
N.d.a.
Os conteúdos procedimentais na área de _____________ , além de favorecerem processos de crescimento pessoal, objetivam dotar os alunos de habilidade que os ajudarão a ser práticos e competentes para interpretar e agir sobre aspectos ______________ do ambiente, conseguindo que os conhecimentos informais de cada criança se traduzam em ações funcionais e organizadas.
(ZABALA, A. org. COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA,Ed. Artmed,2ª. Ed.,Porto Alegre, 199, pág. 165). 10 PROFESSOR I
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:
Língua Portuguesa gramática;
Matemática - matemáticos;
Estudos Sociais - sociológicos;
Educação Física - físicos;
N.d.a.
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