Questões de Pedagogia do ano 2010

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Os contatos diários entre educadores da creche e a família das crianças geram um tipo de relacionamento singular e muito especial. Segundo Oliveira et al. (2002),

  • A. o educador de creche deve se posicionar como alguém que se propõe a substituir a família na ausência desta, devido à importância do cuidado e da afetividade na faixa etária atendida.
  • B. a família precisa ter certos limites de horários e espaços, em relação à sua participação na creche, para se manter o bom atendimento às crianças, que é o objetivo principal do trabalho na creche.
  • C. a família que permanece na creche por alguns instantes diários no período de adaptação prejudica o trabalho do educador, pois a conduta familiar pode entrar em conflito com a adotada pela creche.
  • D. a família precisa ter livre acesso à creche, independente de horários ou setores, para garantir uma relação de transparência e confiança mútua, necessária ao bom desenvolvimento das crianças.

No livro Creches: crianças, faz de conta & Cia, Oliveira et al. (2002) tratam de questões importantes relativas à educação infantil. Entre elas, enfatizam o seguinte aspecto:

  • A. a ociosidade infantil que pode acarretar aumento do número de eventos negativos (brigas, gritarias, quebra de materiais) nas creches.
  • B. as atividades de organização coletiva que são vividas uniformemente pelas turmas de crianças, dada a unidade de diretrizes da instituição.
  • C. o tempo dos adultos que deve ser gasto prioritariamente com atividades realmente pedagógicas, e não com arrumação de sacolas, lençóis e roupas.
  • D. o repouso e o sono que são atividades domésticas; já na creche, o educador deve aproveitar o tempo da criança com estímulos variados e adequados à sua faixa etária.

A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage. A primeira matriz de socialização infantil é

  • A. a mãe, pois a socialização começa no ventre materno.
  • B. a família, pois cada membro possui traços que o distinguem dos demais elementos, ligados à sua posição, ao seu papel e às suas características.
  • C. a professora, pois ela serve de mediadora entre a criança e os conhecimentos importantes para a formação da cidadania.
  • D. a escola/creche, pois é o primeiro grupo social frequentado pela criança.

Segundo Vygotsky, a construção do pensamento e da subjetividade é

  • A. um processo cultural.
  • B. uma formação natural.
  • C. um processo universal.
  • D. uma condição inata.

Para Zilma Ramos de Oliveira (2007), a vivência da disciplina na creche e na pré-escola envolve o seguinte aspecto:

  • A. o trabalho educativo deve fixar-se no aprendizado de regras de moralidade, pois elas fazem parte de uma totalidade uniforme.
  • B. o ambiente moral deve ser construído depois de ocorrências de condutas consideradas indisciplinadas.
  • C. o campo da disciplina contém contradições e irracionalidades, pois lida com situações dinâmicas plenas de antagonismo.
  • D. a organização curricular deve buscar um ambiente livre de contradições, que priorize a apropriação de normas de conduta.

As instituições públicas de Educação Infantil no Brasil são

  • A. gratuitas, laicas e apolíticas.
  • B. filantrópicas, confessionais e comunitárias.
  • C. gratuitas, confessionais e independentes.
  • D. laicas, filantrópicas e independentes.

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil,

  • A. os gestores das instituições devem divulgar antecipadamente o período de matrícula, que deve ser restrito aos primeiros dias do ano ou do semestre.
  • B. os pais são obrigados a matricular seus filhos com idade inferior a seis anos em instituições de Educação Infantil.
  • C. os professores e os demais profissionais devem valorizar igualmente o cuidado e a educação no atendimento às crianças da Educação Infantil.
  • D. as crianças com idade superior a seis anos devem ser matriculadas em uma instituição de Educação Infantil, caso não tenham tido acesso a ela anteriormente.

A orientação estabelecida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, quanto ao desenvolvimento do trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil, é a de que

  • A. o calendário de ensino precisa ater-se ao da escola de Ensino Fundamental.
  • B. a composição dos agrupamentos se dá independente da quantidade de meninos e meninas.
  • C. a quantidade máxima de crianças por agrupamentos é fixa.
  • D. o funcionamento do período parcial implica o recebimento das crianças por, no mínimo, quatro horas por dia.

A orientação contida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, em relação ao período integral, é para que as instituições recebam crianças por até no máximo a seguinte quantidade de horas diárias:

  • A. 12 horas
  • B. 10 horas
  • C. 08 horas
  • D. 07 horas

Segundo Faria (2003, p. 74), o espaço físico representa um dos elementos fundamentais para a pedagogia infantil. A organização deste espaço deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadas nas crianças”, entre as quais destacam-se:

  • A. o imaginário, o lúdico, o artístico, o afetivo e o cognitivo.
  • B. a linguagem, o imaginário, o psicológico, o afetivo, o lúdico.
  • C. a organização, o cognitivo, o lúdico, a habilidade e o afetivo.
  • D. a fala, a motricidade, o afetivo, o lúdico e o cognitivo.
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