Questões de Pedagogia do ano 2010

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De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.° 9.394/1996 e suas respectivas atu alizações que preconiza que a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A formação inicial de profissionais de magistério se fará no ensino presencial, sem recursos e tecnologias de educação a distância.

  • B.

    Somente a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.

  • C.

    A partir da aprovação da referida lei, em 1996, ficou proibida a abertura de concursos públicos para professores que não tivessem o nível superior completo.

  • D.

    A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.

  • E.

    Não é admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

A educação profissional técnica de nível médio tem sido estudada e sua concepção ampliada em lei própria. De acordo com as bases legais da educação nacional, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.

  • B. A educação profissional técnica de nível médio deverá observar os objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.
  • C.

    A educação profissional técnica de nível médio articulada será desenvolvida de forma integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno.

  • D.

    A educação profissional técnica de nível médio articulada poderá ser desenvolvida de forma integrada em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis ou em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade.

  • E.

    A educação profissional técnica de nível médio articulada e concomitante é aquela oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, não podendo ocorrer na mesma instituição de ensino.

Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No período pré-operatório, o adolescente domina progressivamente a capacidade de abstração e generalização, elaborando teorias a respeito do mundo.

  • B.

    No período das operações formais, a criança alcança a capacidade de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de vista diferentes.

  • C.

    No período das operações concretas, acontece o aparecimento da linguagem, interferindo no desenvolvimento intelectual, afetivo e social da criança.

  • D.

    No período operatório, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal.

  • E.

    No período sensório-motor, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de atingir um objeto.

No processo de aprendizagem motora, mais especificamente nas operações de estímulo e resposta, identificam-se três estágios. Com relação a esses estágios, assinale a opção correta.

  • A.

    No estágio de programação de resposta, o indivíduo produz um resultado motor.

  • B.

    Um exemplo relacionado ao estágio de processamento de informação consiste na identificação da aproximação de uma bola lançada por um colega de equipe.

  • C.

    Um exemplo relacionado ao estágio de identificação do estímulo consiste na execução do tiro de partida no atletismo.

  • D.

    No estágio de seleção de resposta, o indivíduo decide qual resposta deve ser dada.

David Gallahue e John Ozmun caracterizam o estágio transitório, uma das fases de movimentos especializados, como um período agitado em que as crianças se acham ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e, com muita frequência, ficam admiradas com a rápida expansão de suas habilidades motoras. Considerando-se essa definição e os aspectos a ela relacionados, é correto afirmar que, para que os alunos apresentem melhor rendimento nessa fase, os educadores devem buscar

  • A.

    aumentar as repetições e diminuir a diversificação dos movimentos, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento corporal.

  • B.

    aumentar o controle motor e a competência motora, por meio de atividades diversificadas.

  • C.

    especializar as crianças, principalmente em esportes individuais, tonando-as mais competentes nessas modalidades.

  • D.

    reduzir a ânsia das crianças em relação ao descobrimento de novas possibilidades motoras.

Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem

  • A.

    a possibilidade de variação de situações motoras e a ampliação das relações sociais, uma vez que os indivíduos interagem mais com o meio e com os outros.

  • B.

    a presença de regras e a imitação de movimentos, considerando que promovem situações de interação entre os participantes.

  • C.

    a especialização dos movimentos e a sua aplicação restrita às atividades, visto que os indivíduos estão cada vez mais competentes em determinadas habilidades.

  • D. o caráter de enfrentamento e o propósito individualista do movimento, aspectos essenciais ao desenvolvimento dos indivíduos.

João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.

Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.

De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados

  • A.

    impulsivo emocional e personalismo.

  • B.

    sensório-motor e projetivo e categorial.

  • C.

    personalismo e categorial.

  • D.

    impulsivo emocional e sensório-motor e projetivo.

“A finalidade da educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança.” (Piaget) citado por Kamii, K e que , segundo ele, é indissociavelmente.....

(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 33)

  • A.

    emocional, cognitiva e moral;

  • B.

    social, moral e intelectual;

  • C.

    cognitiva, emocional e social;

  • D.

    moral, emocional e social;

  • E.

    N.d.a.

“As pessoas que acreditam que os conceitos numéricos devem ser ensinados através da transmissão, falham por não fazerem a distinção fundamental entre o conhecimento social e o lógico-matemático. No conhecimento lógicomatemático, a base fundamental do conhecimento é.......................”

(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus 38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 26)

Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:

  • A.

    o próprio meio;

  • B.

    a própria escola;

  • C.

    o próprio número;

  • D.

    a própria criança;

  • E.

    N.d.a.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:

  • A.

    a aritmética;

  • B.

    a leitura;

  • C.

    a fala;

  • D.

    a escrita;

  • E.

    N.d.a.

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