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De forma geral, Piaget e Vygotsky contribuíram para a elaboração de metodologias inovadoras que ultrapassam aquelas existentes na escola tradicional. É graças às implicações teóricas desses psicólogos que se pode hoje trabalhar visando ultrapassar a metodologia pedagógica arraigada na repetição de conceitos. Acerca desses autores, assinale a alternativa correta.
Apesar de os dois autores serem de complexa interpretação, percebe-se que à medida que os educadores os vão conhecendo e tecendo sua própria prática, eles também vão refletindo e aplicando essas teorias, que são valiosas para resolverem diversos males que afligem o contexto educacional.
De acordo com as teorias de Piaget e de Vygotsky, a escola deve permanecer no nível de desenvolvimento atual, reproduzindo o conhecimento que o aluno já é capaz de adquirir sozinho.
De acordo com Piaget, é preciso detectar aquilo que os alunos conseguem fazer sozinhos. Em outras palavras, é preciso examinar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos e partir para uma complexidade maior, intervindo em uma interação rica de construção do saber.
Ambos os autores fazem parte da corrente interacionista e da construtivista; entretanto, Piaget embasou toda sua teoria no marxismo.
De acordo com essas concepções de ensino e de aprendizagem, a sala de aula possui uma homogeneidade que possibilita a aprendizagem do grupo.
A avaliação de desempenho é uma estratégia necessária para o aprimoramento pessoal e organizacional. Várias práticas tradicionais podem ser usadas para a realização de uma avaliação ampla e que gere resultados positivos, dentre as quais está a escolha e distribuição forçada, que propõe o(a)
emprego de gráfico de dupla entrada para expor fatores definidos previamente e graduados, utilizados como referência para comparação.
uso de frases descritivas em que o avaliador é levado a escolher a que for mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado.
encontro entre avaliador e avaliado para descrição de potenciais, pontos fortes e fracos, contribuições para o alcance de metas etc.
método de comparação entre o previsto e o realizado, com o intuito de verificar se os resultados previstos foram obtidos.
adoção de entrevistas, efetuadas pela chefia ou especialistas, estruturadas para captar informações sobre o desempenho do avaliado.
A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como
compartilhamento de feedbacks com quem executou o trabalho por parte das pessoas diretamente afetadas pelos resultados produzidos, com apoio na psicologia social-cognitiva e na teoria da aprendizagem social.
ação que estimula o autoconhecimento, o envolvimento no processo produtivo e a ampliação da consciência quanto aos impactos das posturas e comportamentos no próprio desempenho e nos demais.
comparação de avaliados, dois a dois, tendo como procedimento fundamental os registros sobre o avaliado que é considerado melhor quanto ao desempenho, utilizando-se diferentes fatores pessoais.
mensuração de conhecimentos, do domínio de métodos e ferramentas, de atitudes e valores esperados, a partir de instrumentos específicos aplicados a indivíduos e grupos, que são confrontados aos efeitos gerados na organização.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Kishimoto (2005) discute sobre os encontros e desencontros na formação dos educadores. A formação profissional requer o equilíbrio entre conhecimentos pedagógicos e conteúdos destinados à apreensão dos conhecimentos do mundo. Para ela, os desencontros expõem dois problemas básicos, que são:
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Sonia Kramer (2005) sustenta que há questões e tensões na formação de profissionais de Educação Infantil. Para ela, um dos desafios centrais é que tal formação tenha também um caráter
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Friedmann (2006), ao pesquisar o brincar no cotidiano da criança, trata de dois temas básicos. Um diz respeito à importância da utilização do brincar como meio educacional, enquanto o outro tema refere-se
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Segundo Friedmann (2006), pela observação da atividade lúdica, o educador obtém informações do comportamento geral do grupo e do comportamento individual de seus alunos. Essa proposta de registro e análise das atividades observadas recebe o nome de
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Segundo Nascimento (2003), existem dois aspectos básicos a ser superados para que a Educação Infantil efetivamente se constitua no Brasil. Esses aspectos são:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Uma criança foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar uma injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades para engolir até líquidos. Na creche, em um momento posterior, ela pôde ser observada recriando na brincadeira a situação vivenciada no hospital, dando injeção e operando a boneca ou algum companheiro (Oliveira et al. 2002, p. 58). Assim, através da brincadeira, ela
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
A brincadeira é uma linguagem natural da criança, sendo importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa se expressar por meio de atividades lúdicas. Segundo Oliveira et al. (2002),
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