Questões de Pedagogia do ano 2010

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De forma geral, Piaget e Vygotsky contribuíram para a elaboração de metodologias inovadoras que ultrapassam aquelas existentes na escola tradicional. É graças às implicações teóricas desses psicólogos que se pode hoje trabalhar visando ultrapassar a metodologia pedagógica arraigada na repetição de conceitos. Acerca desses autores, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apesar de os dois autores serem de complexa interpretação, percebe-se que à medida que os educadores os vão conhecendo e tecendo sua própria prática, eles também vão refletindo e aplicando essas teorias, que são valiosas para resolverem diversos males que afligem o contexto educacional.

  • B.

    De acordo com as teorias de Piaget e de Vygotsky, a escola deve permanecer no nível de desenvolvimento atual, reproduzindo o conhecimento que o aluno já é capaz de adquirir sozinho.

  • C.

    De acordo com Piaget, é preciso detectar aquilo que os alunos conseguem fazer sozinhos. Em outras palavras, é preciso examinar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos e partir para uma complexidade maior, intervindo em uma interação rica de construção do saber.

  • D.

    Ambos os autores fazem parte da corrente interacionista e da construtivista; entretanto, Piaget embasou toda sua teoria no marxismo.

  • E.

    De acordo com essas concepções de ensino e de aprendizagem, a sala de aula possui uma homogeneidade que possibilita a aprendizagem do grupo.

A avaliação de desempenho é uma estratégia necessária para o aprimoramento pessoal e organizacional. Várias práticas tradicionais podem ser usadas para a realização de uma avaliação ampla e que gere resultados positivos, dentre as quais está a escolha e distribuição forçada, que propõe o(a)

  • A.

    emprego de gráfico de dupla entrada para expor fatores definidos previamente e graduados, utilizados como referência para comparação.

  • B.

    uso de frases descritivas em que o avaliador é levado a escolher a que for mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado.

  • C.

    encontro entre avaliador e avaliado para descrição de potenciais, pontos fortes e fracos, contribuições para o alcance de metas etc.

  • D.

    método de comparação entre o previsto e o realizado, com o intuito de verificar se os resultados previstos foram obtidos.

  • E.

    adoção de entrevistas, efetuadas pela chefia ou especialistas, estruturadas para captar informações sobre o desempenho do avaliado.

A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como

  • A.

    compartilhamento de feedbacks com quem executou o trabalho por parte das pessoas diretamente afetadas pelos resultados produzidos, com apoio na psicologia social-cognitiva e na teoria da aprendizagem social.

  • B.

    ação que estimula o autoconhecimento, o envolvimento no processo produtivo e a ampliação da consciência quanto aos impactos das posturas e comportamentos no próprio desempenho e nos demais.

  • C. proposta apoiada em observações e registros sistemáticos de fatos positivos e negativos que afetam o desempenho individual e o de toda a organização, conduzindo o avaliador a dispor de dados para consubstanciar suas ações futuras.
  • D.

    comparação de avaliados, dois a dois, tendo como procedimento fundamental os registros sobre o avaliado que é considerado melhor quanto ao desempenho, utilizando-se diferentes fatores pessoais.

  • E.

    mensuração de conhecimentos, do domínio de métodos e ferramentas, de atitudes e valores esperados, a partir de instrumentos específicos aplicados a indivíduos e grupos, que são confrontados aos efeitos gerados na organização.

Kishimoto (2005) discute sobre os encontros e desencontros na formação dos educadores. A formação profissional requer o equilíbrio entre conhecimentos pedagógicos e conteúdos destinados à apreensão dos conhecimentos do mundo. Para ela, os desencontros expõem dois problemas básicos, que são:

  • A. o projeto educativo e o espaço institucional.
  • B. a prática pedagógica e o ambiente físico.
  • C. os cursos de formação e o perfil profissional.
  • D. o nível dos professores e a idade das crianças.

Sonia Kramer (2005) sustenta que há questões e tensões na formação de profissionais de Educação Infantil. Para ela, um dos desafios centrais é que tal formação tenha também um caráter

  • A. pedagógico.
  • B. político.
  • C. científico.
  • D. cultural.

Friedmann (2006), ao pesquisar o brincar no cotidiano da criança, trata de dois temas básicos. Um diz respeito à importância da utilização do brincar como meio educacional, enquanto o outro tema refere-se

  • A. à manutenção e exposição das brincadeiras e atividades dirigidas.
  • B. ao resgate e à divulgação de brincadeiras e jogos tradicionais.
  • C. ao espaço físico e ao tempo destinados para brincadeiras e jogos.
  • D. à adequada utilização pelo educador das brincadeiras e jogos modernos.

Segundo Friedmann (2006), pela observação da atividade lúdica, o educador obtém informações do comportamento geral do grupo e do comportamento individual de seus alunos. Essa proposta de registro e análise das atividades observadas recebe o nome de

  • A. instrumento metodológico.
  • B. estratégias lúdicas.
  • C. atividades dirigidas.
  • D. esquema lúdico.

Segundo Nascimento (2003), existem dois aspectos básicos a ser superados para que a Educação Infantil efetivamente se constitua no Brasil. Esses aspectos são:

  • A. o perfil do educador e o conteúdo curricular.
  • B. o currículo e a faixa etária das crianças.
  • C. o currículo e a faixa etária das crianças.
  • D. o acesso e o financiamento.

“Uma criança foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar uma injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades para engolir até líquidos. Na creche, em um momento posterior, ela pôde ser observada recriando na brincadeira a situação vivenciada no hospital, ‘dando injeção’ e ‘operando’ a boneca ou algum companheiro” (Oliveira et al. 2002, p. 58). Assim, através da brincadeira, ela

  • A. revive no faz-de-conta a situação traumática, podendo explorá-la com um certo distanciamento que lhe permite trabalhar as emoções difíceis que sentiu naquele momento.
  • B. repete o tipo de enredo que mais observa no seu dia a dia e reproduz o comportamento das pessoas que são importantes para ela.
  • C. atribui papel aos objetos, que substituem personagens no seu faz-de-conta e, nesse caso, o grande personagem oculto nos objetos é a própria criança.
  • D. exibe coordenação do seu papel, aprende a supor o que os outros pensam, buscando coordenar ativamente seu comportamento.

A brincadeira é uma linguagem natural da criança, sendo importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa se expressar por meio de atividades lúdicas. Segundo Oliveira et al. (2002),

  • A. o domínio da linguagem oral é o marco para que as crianças interajam entre si e tornem o jogo e a brincadeira fortes aliados de seu desenvolvimento.
  • B. a criança bem pequena pega e larga os objetos, não compreende regras e normas dos jogos, demonstrando assim que ainda não tem concentração suficiente para brincar.
  • C. a criança ao brincar assume e exercita os vários papéis com os quais interage no cotidiano; ao fazer isso, pode afastar-se de significados já estabelecidos e criar novas significações.
  • D. o jogo e a brincadeira na creche, para serem produtivos em relação ao desenvolvimento infantil, devem ter objetivos pedagógicos preestabelecidos.
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