Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

O estabelecimento da missão da instituição constitui ação de planejamento de nível estratégico, e a elaboração dos objetivos departamentais, de nível operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

Como características essenciais do planejamento educacional brasileiro em diversos momentos históricos, destacam-se a descontinuidade das ações governamentais e a redução das ações de planejamento à elaboração e execução de orçamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com as normas regimentais básicas, além de implementar os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/96), pretende-se instituir um mecanismo legal e necessário para

I. promover a gestão democrática da escola, desconsiderando seu padrão de qualidade.

II. fortalecer a autonomia pedagógica, financeira e administrativa.

III. valorizar os alunos, por meio de sua participação em grêmios e concursos estudantis.

IV. transformar os processos de avaliação institucional do desempenho das escolas e dos alunos.

Está correto o apresentado APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I e III.

  • E.

    III e IV.

Se é função do Coordenador avaliar como foi realizada a aplicação das Situações de Aprendizagem previstas para os diferentes bimestres, caberia, por exemplo, ao final de cada um deles, agendar uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo − HTPC específica, para que os professores das disciplinas

  • A.

    apresentem, para a direção de sua escola, os resultados obtidos nas avaliações de sistema, replanejando as ações de capacitação.

  • B.

    avaliem se os alunos fizeram uso adequado do ensino, tirando proveito das competências curriculares especificadas.

  • C.

    verifiquem se foram implantadas ações abstratas, que fogem do cotidiano escolar, por disciplina e série, conforme previsto na proposta pedagógica.

  • D.

    divulguem para os demais colegas uma síntese das conquistas realizadas, dos problemas enfrentados, das ações implantadas etc.

  • E.

    diagnostiquem e registrem os progressos obtidos nas práticas pedagógicas, bem como as dificuldades relativas ao gerenciamento escolar.

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

Ao elaborar um projeto, os gestores devem certificar-se da compatibilidade dos objetivos pretendidos com a metodologia a ser utilizada para alcançá-los.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

A elaboração e a execução constituem etapas separadas, que não se correlacionam, da elaboração de um projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

O processo de planejamento compreende três dimensões: técnica, conceitual e política.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

A realização de um trabalho sistematizado com base em uma visão estratégica e objetiva da realidade é própria de planejamentos elaborados por meio da metodologia de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

No âmbito escolar, o termo planejamento é empregado estritamente em referência a ações administrativas, não abrangendo as pedagógicas, como a elaboração do currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na execução de um planejamento, prevê- se acompanhamento, registro do processo, sistematização e avaliação, portanto, pode-se inferir que

  • A.

    planejar e sistematizar as atividades se restringe à elaboração do projeto político pedagógico.

  • B.

    o planejamento é desnecessário quando se trata de organização de brincadeiras infantis.

  • C.

    o planejamento é o início de um processo que necessita de avaliação, por isso o registro não é importante uma vez que o que interessa é o resultado obtido.

  • D.

    planejar é atividade intrínseca à educação.

  • E.

    planejar, acompanhar, registrar e avaliar as ações pedagógicas é de competência do coordenador pedagógico. Ao professor compete executar o estabelecido para garantir os resultados esperados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...