Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação qualitativa e quantitativa de cursos realizados na modalidade de Educação a Distância requer que estes

  • A.

    possuam um layout diferenciado que estimule a participação e a comunicação entre os participantes, além de aplicativos para a realização das tarefas propostas.

  • B.

    proporcionem a interação entre os participantes, apresentem desafios lúdicos relacionados aos objetivos propostos no curso e proponham a análise e a resolução de problemas.

  • C.

    apresentem ferramentas eficientes de controle do tempo de acesso dos participantes e da quantidade de tarefas por eles realizadas, além de recursos que estimulem a realização das atividades propostas.

  • D.

    possuam diferentes recursos interativos e estratégias diferenciadas de desenvolvimento de atividades, além de ferramentas para a realização de controle de frequência e realização das atividades.

  • E.

    contem com uma equipe de produção competente com profissionais que poderão coletar todos os dados/ informações e sistematizá-los de forma a certificar ou não determinado participante.

Os projetos elaborados pelo Designer Instrucional buscam atingir estratégias mais adequadas para a instrução de pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentindo, este profissional

  • A.

    implementa soluções para os possíveis problemas encontrados pelos usuários durante o processo de aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.

  • B.

    medeia o processo de interação entre os participantes, esclarecendo dúvidas em relação à realização das tarefas e utilização das ferramentas disponíveis.

  • C.

    define previamente o processo educativo, antecipando comportamentos e estabelecendo a estrutura e etapas a serem realizadas pelos educandos em um processo de Educação a Distância.

  • D.

    desenvolve a ferramenta a ser utilizada em determinado curso, indicando os recursos mais de acordo com os objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos.

  • E.

    instrui professores para a utilização e manutenção da ferramenta e para a condução do processo educativo a ser desenvolvido na modalidade de Educação a Distância.

Janete é gerente de seção de uma empresa e percebe, depois de observações sucessivas, que seus funcionários constantemente desperdiçam uma grande quantidade de água ao realizar a limpeza dos ambientes externos e internos do prédio. Além de preocupada com relação aos custos deste desperdício, a gerente também está sensibilizada com as questões ambientais e com as consequências que esta atitude pode ter sobre a imagem da empresa. Para solucionar essa situação de modo mais democrático, a gerente deve

  • A.

    demitir esses funcionários e contratar outros, observando critérios definidos previamente, para prevenir futuros problemas com relação a esta situação.

  • B.

    criar um documento que explicite e justifique as normas de utilização consciente da água e em seguida fixá-lo no mural da seção.

  • C.

    chamar a atenção dos funcionários quando observar esse tipo de atitude e explicar a necessidade de se utilizar a água de modo consciente.

  • D.

    realizar uma reunião com todos os funcionários, com o objetivo de estabelecer coletivamente parâmetros para o uso da água.

  • E.

    desenvolver um programa de controle de gasto de água pelos funcionários.

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

Na educação infantil, a avaliação dos alunos limita-se ao registro de notas no boletim escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

Entre as ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores no planejamento educativo, incluem-se os registros individuais dos alunos, que podem servir como norteadores do processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

A avaliação deve constituir-se como elemento norteador do planejamento de atividades, tendo como função acompanhar, orientar e redirecionar o processo de aprendizagem dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

A prática docente deve apoiar-se nos registros que são feitos sobre a trajetória escolar das crianças, na medida em que fornecem aos professores uma visão integral dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

Segundo a abordagem tradicional de planejamento, que se apoia na teoria positivista, as ações de planejamento cabem aos especialistas que ocupam os mais elevados níveis hierárquicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

Na composição de grupos para a construção de planejamento participativo, deve-se priorizar a reunião de participantes com ideias afins, evitando-se, desse modo, a ocorrência de conflitos que possam atrapalhar a consecução das ações e metas previstas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...