Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

O pesquisador, ao realizar pesquisa participante, deve evitar a intermediação de categorias analíticas na apreensão do objeto ou fenômeno investigado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

A pesquisa participante tem dupla função: a de possibilitar aos sujeitos conhecer e apreender as relações existentes em seu contexto e a de transformar esse contexto e as relações sociais mais amplas em que o sujeito está inserido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

De acordo com certa concepção de pesquisa participante, a verdade é construída com base em dados empíricos observados pelo pesquisador, que deve formular previamente hipóteses a respeito do comportamento dos diferentes atores sociais envolvidos no processo a ser investigado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

A pesquisa participante inscreve-se em um movimento de questionamento da realidade social latino-americana que surgiu na década de 60 do século passado como questionamento do predomínio do positivismo nas práticas das ciências sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

Entre as modalidades de pesquisa participativa, destacam-se a pesquisa-ação, a autoinvestigação e o levantamento participativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

De acordo com a concepção da pesquisa do tipo participante, deve-se abordar a escola apenas quanto a seus componentes internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

A pesquisa participante caracteriza-se pela ausência de neutralidade do pesquisador, por constituir-se em uma lógica não acabada de construção do conhecimento, e também por ser uma prática pedagógica de aprendizagem e uma teoria esclarecedora da realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento instrucional tradicional, analise as afirmações abaixo:

1. Apresentava uma função primordialmente prescritiva, incluindo as etapas de análise das necessidades, seleção dos materiais e métodos instrucionais e avaliação.

2. Suas necessidades eram identificadas a partir de subtarefas que deveriam ser cumpridas pelo estudante e cada parte do conhecimento que ele deveria adquirir. A partir dessa fase, os passos que o aluno deveria seguir para adquirir conhecimento podiam ser planejados.

3. Os objetivos eram subdivididos em gerais e específicos. Estes últimos estabeleciam os comportamentos observáveis e mensuráveis informando ao planejador os métodos e recursos instrucionais necessários para que os objetivos fossem alcançados.

4. Esse tipo de planejamento, hoje, é considerado demasiadamente mecânico e prescritivo embora não se questione sua capacidade quanto à realização de uma boa prática educativa e sua contribuição para o sucesso do processo ensino aprendizagem.

Está(ao) incorreta(s):

  • A.

    2, 3 e 4, apenas.

  • B.

    3 e 4, apenas.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

A política do material didático tem por objetivos:

1. Melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

2. Assegurar padrão de qualidade dos materiais de apoio às práticas educativas.

3. Fomentar a produção de diferentes materiais, por distintos sujeitos, na diversidade de suportes, linguagens e tecnologias em múltiplas abordagens pedagógicas.

4. Fomentar a pesquisa e avaliação sobre produção, avaliação e usos de materiais didáticos.

5. Mediar à interação entre o educador e o aluno no processo de construção do conhecimento.

Está(ão) correta(s) :

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5.

  • B.

    3 e 5, apenas.

  • C.

    2, 3, 4, apenas.

  • D.

    3, apenas.

  • E.

    1, 3, 4, apenas.

Conforme Gómez (2004), o roteiro ou storyboard é um dos dispositivos fundamentais produzido pelo Designer Instrucional para o processo de modelagem de um curso a distância, pois será utilizado para o posterior desenvolvimento do projeto educativo. Neste sentido, este roteiro deve ser um

  • A.

    guia que indica detalhes de cada tela e os recursos a serem utilizados, para seu posterior desenvolvimento.

  • B.

    plano pedagógico, com justificativa, referenciais teóricos e formas de avaliação, para subsidiar a elaboração do curso.

  • C.

    instrumento que detalha o perfil dos participantes para que o webdesigner possa ter elementos para a estruturação do curso.

  • D.

    documento que contém imagens e links a serem utilizados durante o processo educativo pelos cursistas.

  • E.

    mapa geral dos conteúdos e objetivos do curso, com uma proposta de avaliação a ser desenvolvida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...