Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
O pesquisador, ao realizar pesquisa participante, deve evitar a intermediação de categorias analíticas na apreensão do objeto ou fenômeno investigado.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
A pesquisa participante tem dupla função: a de possibilitar aos sujeitos conhecer e apreender as relações existentes em seu contexto e a de transformar esse contexto e as relações sociais mais amplas em que o sujeito está inserido.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
De acordo com certa concepção de pesquisa participante, a verdade é construída com base em dados empíricos observados pelo pesquisador, que deve formular previamente hipóteses a respeito do comportamento dos diferentes atores sociais envolvidos no processo a ser investigado.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
A pesquisa participante inscreve-se em um movimento de questionamento da realidade social latino-americana que surgiu na década de 60 do século passado como questionamento do predomínio do positivismo nas práticas das ciências sociais.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
Entre as modalidades de pesquisa participativa, destacam-se a pesquisa-ação, a autoinvestigação e o levantamento participativo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
De acordo com a concepção da pesquisa do tipo participante, deve-se abordar a escola apenas quanto a seus componentes internos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
A pesquisa participante caracteriza-se pela ausência de neutralidade do pesquisador, por constituir-se em uma lógica não acabada de construção do conhecimento, e também por ser uma prática pedagógica de aprendizagem e uma teoria esclarecedora da realidade.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Com relação ao planejamento instrucional tradicional, analise as afirmações abaixo:
1. Apresentava uma função primordialmente prescritiva, incluindo as etapas de análise das necessidades, seleção dos materiais e métodos instrucionais e avaliação.
2. Suas necessidades eram identificadas a partir de subtarefas que deveriam ser cumpridas pelo estudante e cada parte do conhecimento que ele deveria adquirir. A partir dessa fase, os passos que o aluno deveria seguir para adquirir conhecimento podiam ser planejados.
3. Os objetivos eram subdivididos em gerais e específicos. Estes últimos estabeleciam os comportamentos observáveis e mensuráveis informando ao planejador os métodos e recursos instrucionais necessários para que os objetivos fossem alcançados.
4. Esse tipo de planejamento, hoje, é considerado demasiadamente mecânico e prescritivo embora não se questione sua capacidade quanto à realização de uma boa prática educativa e sua contribuição para o sucesso do processo ensino aprendizagem.
Está(ao) incorreta(s):
2, 3 e 4, apenas.
3 e 4, apenas.
3, apenas.
4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A política do material didático tem por objetivos:
1. Melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
2. Assegurar padrão de qualidade dos materiais de apoio às práticas educativas.
3. Fomentar a produção de diferentes materiais, por distintos sujeitos, na diversidade de suportes, linguagens e tecnologias em múltiplas abordagens pedagógicas.
4. Fomentar a pesquisa e avaliação sobre produção, avaliação e usos de materiais didáticos.
5. Mediar à interação entre o educador e o aluno no processo de construção do conhecimento.
Está(ão) correta(s) :
1, 2, 3, 4, 5.
3 e 5, apenas.
2, 3, 4, apenas.
3, apenas.
1, 3, 4, apenas.
Conforme Gómez (2004), o roteiro ou storyboard é um dos dispositivos fundamentais produzido pelo Designer Instrucional para o processo de modelagem de um curso a distância, pois será utilizado para o posterior desenvolvimento do projeto educativo. Neste sentido, este roteiro deve ser um
guia que indica detalhes de cada tela e os recursos a serem utilizados, para seu posterior desenvolvimento.
plano pedagógico, com justificativa, referenciais teóricos e formas de avaliação, para subsidiar a elaboração do curso.
instrumento que detalha o perfil dos participantes para que o webdesigner possa ter elementos para a estruturação do curso.
documento que contém imagens e links a serem utilizados durante o processo educativo pelos cursistas.
mapa geral dos conteúdos e objetivos do curso, com uma proposta de avaliação a ser desenvolvida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...