Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens a seguir.

O PPP caracteriza-se por ser um documento estritamente administrativo, no qual devem estar expressos os objetivos de aprendizagem, as metas das instituições educativas bem como os métodos pedagógicos para o cumprimento do currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

De acordo com a concepção estratégico-empresarial, as atividades meio se sobrepõem às atividades fim.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

De acordo com a concepção emancipadora, o sistema de educação deve ser estatal quanto ao seu funcionamento, público quanto a sua destinação e autônomo em relação a instrumentos técnicos e legais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

A qualidade formal é característica importante da perspectiva estratégico-empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

A construção de um currículo homogêneo que facilite a transmissão do conhecimento e a compreensão do mundo norteia a elaboração do projeto político-pedagógico segundo a lógica emancipatória.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

O objetivo da avaliação, de acordo com a perspectiva emancipadora, é a construção do sucesso da inclusão escolar em contraposição à lógica de punição ou premiação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação do projeto político pedagógico, em uma visão crítica, pauta-se

  • A.

    pela construção de uma posição independente, rechaçando regulações externas à escola e construindo a autonomia da instituição.

  • B.

    pela implementação de instrumentos de avaliação organizacional e pessoal, contribuindo com a eficiência e eficácia da ação educativa.

  • C.

    pelo conhecimento da realidade escolar, visando compreender criticamente as causas da existência de problemas e propor ações alternativas de caráter coletivo.

  • D.

    pela harmonização das ideias da comunidade escolar, buscando sustentação e legitimidade do projeto pedagógico no coletivo.

  • E.

    pela previsão e realização da reunião coletiva anual, retomando todo o trabalho desenvolvido no ano, a partir dos registros docentes.

A construção do projeto pedagógico da escola

  • A.

    tem relação direta com a autonomia, já que a aprovação desse documento pelo órgão central garante independência às decisões da instituição.

  • B.

    tem relação direta com a autonomia, pois, ao conhecer o documento, os pais não podem fazer exigências que o extrapolem.

  • C.

    tem relação direta com a autonomia, já que é um dos instrumentos de concretização dos norteamentos educativos daquela coletividade.

  • D.

    não tem relação com a autonomia, pois é uma exigência da administração que define prazos para a elaboração e aprovação do documento.

  • E.

    não tem relação com a autonomia, pois esta diz mais respeito ao exercício democrático cotidiano, enquanto o projeto é um documento.

A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola, na medida em que ela é o documento oficial em que estão

  • A.

    apontados os aspectos a serem contemplados diante da legislação atual.

  • B.

    indicadas as mudanças com a introdução do currículo estadual.

  • C.

    registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola.

  • D.

    salientados os problemas enfrentados no espaço pedagógico com os alunos.

  • E.

    enumerados, para fins de consulta, os deveres e obrigações da atual gestão.

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

Relacionar o cotidiano escolar rico em história à totalidade do processo histórico social é condição indispensável ao bom desenvolvimento de uma pesquisa participante.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...