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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens a seguir.
O PPP caracteriza-se por ser um documento estritamente administrativo, no qual devem estar expressos os objetivos de aprendizagem, as metas das instituições educativas bem como os métodos pedagógicos para o cumprimento do currículo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.
De acordo com a concepção estratégico-empresarial, as atividades meio se sobrepõem às atividades fim.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.
De acordo com a concepção emancipadora, o sistema de educação deve ser estatal quanto ao seu funcionamento, público quanto a sua destinação e autônomo em relação a instrumentos técnicos e legais.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.
A qualidade formal é característica importante da perspectiva estratégico-empresarial.
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Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.
A construção de um currículo homogêneo que facilite a transmissão do conhecimento e a compreensão do mundo norteia a elaboração do projeto político-pedagógico segundo a lógica emancipatória.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.
O objetivo da avaliação, de acordo com a perspectiva emancipadora, é a construção do sucesso da inclusão escolar em contraposição à lógica de punição ou premiação.
A avaliação do projeto político pedagógico, em uma visão crítica, pauta-se
pela construção de uma posição independente, rechaçando regulações externas à escola e construindo a autonomia da instituição.
pela implementação de instrumentos de avaliação organizacional e pessoal, contribuindo com a eficiência e eficácia da ação educativa.
pelo conhecimento da realidade escolar, visando compreender criticamente as causas da existência de problemas e propor ações alternativas de caráter coletivo.
pela harmonização das ideias da comunidade escolar, buscando sustentação e legitimidade do projeto pedagógico no coletivo.
pela previsão e realização da reunião coletiva anual, retomando todo o trabalho desenvolvido no ano, a partir dos registros docentes.
A construção do projeto pedagógico da escola
tem relação direta com a autonomia, já que a aprovação desse documento pelo órgão central garante independência às decisões da instituição.
tem relação direta com a autonomia, pois, ao conhecer o documento, os pais não podem fazer exigências que o extrapolem.
tem relação direta com a autonomia, já que é um dos instrumentos de concretização dos norteamentos educativos daquela coletividade.
não tem relação com a autonomia, pois é uma exigência da administração que define prazos para a elaboração e aprovação do documento.
não tem relação com a autonomia, pois esta diz mais respeito ao exercício democrático cotidiano, enquanto o projeto é um documento.
A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola, na medida em que ela é o documento oficial em que estão
apontados os aspectos a serem contemplados diante da legislação atual.
indicadas as mudanças com a introdução do currículo estadual.
registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola.
salientados os problemas enfrentados no espaço pedagógico com os alunos.
enumerados, para fins de consulta, os deveres e obrigações da atual gestão.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
Relacionar o cotidiano escolar rico em história à totalidade do processo histórico social é condição indispensável ao bom desenvolvimento de uma pesquisa participante.
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