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Analise as afirmativas abaixo, considerando o que um projeto colaborativo de organização de aula deve contemplar. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A flexibilização para permitir uma organização mais suave, passível de ajustes de acordo com as necessidades detectadas.
II. A participação atuante do grupo de professores, a fim de evitar o trabalho isolado de alguns deles.
III. O estabelecimento de relações hierárquicas, com o intuito de determinar equipes de coordenação e de execução.
IV. A utilização sem cautela das formas de trabalho colaborativo da balcanização, da cooperação fácil e da equipe artificial.
V. A diversificação, a fim de contemplar as diferenças de origens dos alunos e às diferenças culturais.
.Os objetivos são formulações que derivam das intenções. São um guia para orientar o processo didático. Devem incluir as seguintes capacidades humanas: cognitivas, afetivas, psicomotoras, de relações interpessoais e de inserção social. Representam uma declaração ou são enunciados explícitos, os efeitos esperados pelos professores e alunos. (VEIGA, 2008, p. 276). Para a definição de objetivos educacionais deve-se, segundo VEIGA, observar alguns critérios.
Assinale a alternativa que expressa esses critérios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Consoante com uma concepção de ensino e de avaliação comprometida com a formação do aluno, mediante o desenvolvimento de aprendizagens significativas, o erro deixa de constituir uma questão desafiadora e primordial para o ensino. Diante dessa reflexão, analise as afirmações abaixo:
1. O erro se traduz em oportunidade didática para que o professor possa organizar o seu ensino, possibilitando situações didáticas compatíveis com a realidade do aluno.
2. O professor precisa ser valorizado pela capacidade que apresenta para constatar o erro no processo de aprendizagem do aluno, tarefa que lhe é inerente no processo de avaliação processual e formativa dos alunos.
3. O erro tanto pode ser visto de forma negativa, ao ser utilizado para punir o aluno; como pode ser compreendido como positivo, ao se traduzir em oportunidade para o aluno refazer o processo de conhecimento.
Está(ão) correta(s)
1 e 3, apenas.
2, e 3, apenas.
2, e 3, apenas.
3, apenas.
1 e 2, apenas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Analise as afirmativas abaixo:
1. A interdisciplinaridade tem como proposta promover uma nova forma de trabalhar o conhecimento, na qual haja interação entre sujeitos-sociedade-conhecimentos na relação professor-aluno, professor-professor e alunoaluno, de maneira que o ambiente escolar seja dinâmico e vivo e os conteúdos e/ou temas geradores sejam problematizados e vislumbrados juntamente com as outras disciplinas.
2. A interdisciplinaridade é o elo entre profissionais do ensino, como forma de reciprocidade, de reflexão mútua, em substituição à concepção fragmentária do conhecimento, fazendo com que estes agentes do ensino tenham uma atitude diferenciada perante os obstáculos educacionais.
3. A interdisciplinaridade exige uma atitude de abertura democrática e de responsabilidade, exigindo que o professor desenvolva uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro, estando disposto a vivenciar a dialogicidade conforme defende Freire (1996).
4. A interdisciplinaridade resgata a importância do outro, sem o qual não pode haver a troca mútua da evolução do pensamento e da linguagem, e amplia os horizontes dentro do processo sócio-histórico educacional, resgatando a importância do conhecimento, das potencialidades, dos limites, das diferenças e do processo criativo de cada ciência, respeitando-se, assim, a relatividade entre elas.
Estão corretas:
1, 2, 3 e 4.
1, 2 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
2 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
As formas de intervenção didática de um professor que assume o compromisso com o sucesso da aprendizagem do aluno e de seu desenvolvimento integral visam:
1. ajudar os alunos a se envolverem ativamente na sua educação, descobrindo e utilizando seus estilos de aprendizagem e múltiplas inteligências no processo de construção e reconstrução do conhecimento.
2. garantir uma relação pedagógica unilateral em que o professor exerce a sua condição de sujeito ativo do processo educativo, pela capacidade que ele tem de mobilizar os alunos na construção de seus conhecimentos.
3. estabelecer a mediação entre a aprendizagem e o ensino, mediante ações que permitam fazer ajustes na prática pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma.
4. promover uma investigação contínua sobre os percursos e os processos vividos durante a aprendizagem, por intermédio da elaboração de registros significativos,capazes de apontar todas as possibilidade de provocação e de desafio intelectual necessários ao avanço e à construção do conhecimento.
5. oferecer condições para que o professor avalie a sua prática tendo em vista o cumprimento do programa préestabelecido pela escola, garantindo a eficiência e a eficácia do seu ensino.
Estão corretas as afirmativas:
1, 2, 3.
1, 3, 4.
2, 3, 4.
2, 3, 5.
1, 3, 5.
Paulo Freire, em seus estudos, refletiu sobre a educação bancária e a educação problematizadora. Sobre a educação bancária, o autor aponta uma característica da aprendizagem praticada pelo professor. Marque a alternativa que aponta tal característica.
A aprendizagem consiste no recebimento e na memorização dos conteúdos da realidade, selecionados pelo professor, que os expõe aos alunos, ouvintes passivos do ato educativo.
A aprendizagem é vista como um processo que se realiza por meio do contato do sujeito com o mundo vivenciado, considerado dinâmico, sempre em transformação.
A aprendizagem pressupõe a reflexão sobre os conteúdos da realidade, selecionados pelo professor, que os expõe aos alunos, participantes ativos do ato educativo.
A aprendizagem é construída a partir de uma relação dialógica entre educador e educandos no decorrer do processo ensino-aprendizagem.
Para Freire, a Educação Bancária se alicerça nos princípios da troca, tem caráter altamente reflexivo, implica num constante ato de desvelamento e atuação na realidade; o ser humano percebe-se como ser histórico, capaz de fazer as transformações necessárias no mundo.
A instituição escolar, tradicionalmente, tem organizado o seu tempo como ano escolar, dias letivos, horas/aula, disciplinas escolares, grade curricular, festas para angariar fundos, tempo de alfabetizar, tempo de recuperar, tempo de aprovar, tempo de reprovar, tempo de expulsar... Ao agir desta forma, os educadores não exploram pedagogicamente a riqueza das relações humanas presentes no tempo e no espaço escolar. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Mexer com os espaços e tempos significa ir além do currículo oficial, pois ele não abarca todas as dimensões do processo educativo, dizendo respeito somente a um determinado nível desse processo, ou seja, às questões normativas.
( ) A educação escolar é um dever social conquistado pelos cidadãos. Ela se concretiza não apenas no dever socialmente acumulado, mas no dever a tempos de socialização, de cultura, de vivência digna da infância, adolescência, juventude e vida adulta.
( ) No cotidiano escolar, os tempos de afetividade dos corpos e das identidades são esquecidos, ou até mesmo considerados proibidos, mas eles existem. Deve-se então incluí-los em nossa organização escolar como tempos pedagógicos.
( ) Reorganizar os tempos é lidar com os diferentes ciclos da vida humana. Isso significa desconsiderar que a experiência escolar está inserida no processo contínuo de desenvolvimento do sujeito. Um processo que se iniciou antes da sua entrada na escola.
( ) O tempo escolar, estruturado em horários curtos e fragmentados, e as condições de trabalho inadequadas dificultam a esses profissionais articularem o seu trabalho docente com a vida, a família, o lazer.
A sequência está correta em
V, F, V, F, V
F, V, F, V, V
F, V, V, F, F
V, F, F, V, F
V, F, F, V, V
Para desenvolver o interesse e o aprendizado real, as crianças necessitam de atividades que passem por simples brincadeiras, nas quais o aprendizado seja associado a atividades prazerosas e saudáveis ao mesmo tempo. Considerando o exposto, todas afirmativas estão corretas, EXCETO:
É importante trabalhar os conhecimentos matemáticos com atividades lúdicas para que as crianças aprendam com prazer.
Jogos e brincadeiras são autossuficientes para a garantia da aprendizagem de conhecimentos matemáticos básicos.
Os jogos e as brincadeiras estimulam a curiosidade e a imaginação, favorecendo para que ocorram aprendizagens significativas.
As atividades lúdicas são adequadas tanto para a Educação Infantil quanto para as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A melhor maneira de lidar com a competição nos jogos é fazê-lo de forma natural em relação à vitória e à derrota, até que as crianças tornem-se prontas para eles.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O uso e produção de recursos didáticos com recurso a novas tecnologias requer que o educador tenha domínio de alguns programas e dentre eles o Microsoft PowerPoint
Acerca do programa Microsoft PowerPoint 2010, analise as seguintes afirmativas:
1. Podemos adicionar anotações aos slides, quando visualizados no modo de apresentação de slides.
2. A sequência de apresentação de slides segue, obrigatoriamente, a sequência de criação dos mesmos.
3. O alinhamento justificado não está disponível para os textos contidos nos slides.
Está(ão) incorreta(s):
1, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Tomando por base os novos materiais didáticos engendrados a partir do advento da sociedade da informação, considere as afirmações abaixo:
1. O professor deixa de ser o repassador do conhecimento para ser o criador de ambientes de aprendizagem e facilitador do processo pelo qual o aluno adquire conhecimento.
2. Tentando redefinir o papel do professor (cuja função básica não é mais dar aula, pois isso pode ser feito através da televisão ou do microcomputador), apresenta-o como o orientador do processo reconstrutivo do aluno, através da avaliação permanente, do suporte em termos de materiais a serem trabalhados, da motivação constante e da organização sistemática do processo.
3. O ensino com as novas mídias deveria questionar as relações convencionais entre professores e alunos. Para isso, o perfil desse novo professor é ser aberto, humano, valorizar a busca, o estímulo, o apoio e ser capaz de estabelecer formas democráticas de pesquisa e comunicação.
Está(ão) correta(s):
1 e 2, apenas.
1, 2, 3.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
3, apenas.
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