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Segundo Martins (2008),
As relações estabelecidas no cotidiano e em situações de reuniões colegiadas são tecidas em processos de longas negociações e conflitos, tanto no que diz respeito às diretrizes centrais (acentuadas diante das características fortemente burocrático-racionais da instituição), quanto no que diz respeito à busca de soluções para problemas do cotidiano (...)
Para garantir que o espaço seja participativo e um local de deliberações e encaminhamento de demandas, o papel da equipe gestora deve ser principalmente o de
estabelecer a pauta das reuniões para garantir que a discussão das questões mais importantes tenha lugar e sistematizar seus resultados.
coordenar reuniões para que os conflitos estabelecidos sejam sobrepostos pelas necessidades administrativas da unidade escolar.
realizar negociações prévias com o grupo de profissionais participantes das reuniões para que as demandas trazidas sejam solucionadas com maior eficácia.
administrar conflitos e procurar orientações que possam mediar a resolução dos problemas da unidade escolar.
deixar que a reunião aconteça espontaneamente, intervindo o menos possível, para que o grupo de participantes crie encaminhamentos e tome decisões autônomas.
Um mundo em constante transformação, com o conhecimento se ampliando e comunidades se transformando, exige, segundo Hargreaves (2004), que o professor desenvolva e seja ajudado a desenvolver as capacidades de
mergulhar nas situações complexas inerentes à profissão e administrar conflitos de cunho íntimo.
enfrentar pais e alunos e recorrer a novas tecnologias midiáticas para a promoção da aprendizagem.
administrar sua própria formação continuada para organizar e dirigir situações de aprendizagem com eficácia.
trabalhar em equipe, envolver pais e participar da gestão pedagógica e administrativa da escola.
correr riscos, lidar com mudanças e desenvolver investigações quando confrontado por novas demandas e problemas.
Para Contreras (2002), a autonomia de professores nos remete a uma interpretação dos três aspectos presentes na profissionalidade docente:
a competência técnica, o respeito às normatizações e o compromisso legal.
a responsabilidade partidária, a competência e o compromisso com a aprendizagem.
o compromisso ético, o conhecimento escolar e a competência instrumental.
a obrigação moral, o compromisso com a comunidade e a competência profissional.
a pertença a um coletivo, o saber experiencial e o conhecimento curricular.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A opção por um modelo de gestão participativa tem por objetivos a melhoria da qualidade pedagógica do processo educacional, a busca de maior sentido de realidade e atualidade para o currículo escolar e o aumento do profissionalismo dos professores.
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Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A solução de problemas, conforme a abordagem participativa de gestão, inclui a definição do problema e dos objetivos, a solicitação de dados e opiniões aos participantes, o esclarecimento de situações confusas e a síntese das discussões.
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Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
São características da gestão participativa: o compartilhamento de autoridade, a delegação de poder e a maior eficiência no controle de recursos financeiros.
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A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
Considera-se a LDB absolutamente original no que se refere às disposições sobre a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes, visto que tais disposições introduziram o conceito de gestão democrática na educação pública.
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A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
A participação comunitária na gestão da escola tem valor educativo, visto que propicia a formação de sujeitos aptos a assenhorarem-se do próprio destino.
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A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
Inexiste definição clara do que seja a gestão democrática do ensino público, uma vez que cabe a cada sistema de ensino definir a forma de implementá-la.
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A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
A opinião dos pais sobre calendário escolar mediante consulta da escola é considerada pseudoparticipação.
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