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Associe as especificidades dos saberes docentes, relacionados na coluna da esquerda, com os saberes correspondentes, apresentados na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Analise as afirmativas abaixo, sobre as características do ensino baseado na abordagem denominada ensino com pesquisa. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Valorização da ação reflexiva do aluno.
II. A centralidade do sujeito (educando).
III. Estímulo da capacidade de análise e argumentação.
IV. A realização de exercícios para a retenção do conteúdo.
V. O conhecimento é percebido como provisório e relativo.
De acordo com Zabala, o instrumento que estabelece, por acordo entre docentes e discentes, as atividades a serem realizadas em determinado período é o(a):
No campo das pesquisas sobre a relação trabalho e educação, alguns pensadores apontam para uma pedagogia do trabalho com um sentido emancipador, ou seja, o trabalho como princípio educativo na perspectiva do trabalhador. Analise os trechos abaixo e assinale a alternativa que indica aquele(s) que está/estão relacionado(s) com o enunciado da questão:
I. Implica superar a visão utilitarista e reducionista do trabalho.
II. O trabalho reduzido a mero fator de produção não pode sustentar a cidadania.
III. É necessário concretizar a educação e a formação que estejam centradas na ocupação do mercado de trabalho.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Ao interrogar sobre qual, de fato, deve ser o papel da supervisão, Celso Vasconcellos se reporta à análise que supervisores fazem de seu trabalho cotidiano, afirmando estes que a sensação que têm, com frequência, é a de que são bombeiros a apagar os diferentes focos de incêndio na escola, e ao final do dia vem o amargo sabor de que nada foi feito.
A expressão desse sentimento comprova que:
1. A prática da supervisão, na sua origem, reforça a dimensão técnico-burocrática indispensável à manutenção da ordem vigente.
2. Muitos dos problemas vivenciados pelos hoje denominados coordenadores pedagógicos têm sua explicação na função de controle que deu origem à supervisão educacional.
3. A atuação da coordenação pedagógica, denominação hoje atribuída à supervisão, envolve o trato de questões pedagógicas como: currículo, conhecimento, aprendizagem, avaliação, prática pedagógica.
4. A atuação da supervisão educacional, desde sua criação, tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino ao assumir como foco de ação o acompanhamento pedagógico dos professores e do projeto educativo da escola.
5. A função do supervisor/coordenador pedagógico visa garantir a divisão social do trabalho no interior da escola.
Estão corretas:
1, 2, 4 e 5, apenas.
1, 2, 3, 4, apenas.
1, 3, 4, 5, apenas.
1, 2, 3, apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
Conforme Libâneo (2001, p. 124), Uma importante característica do planejamento é o seu caráter processual. O ato de planejar não se reduz à elaboração dos planos de trabalho, mas uma atividade permanente de reflexão e ação. Diante desta afirmativa, as principais funções do planejamento educativo são
determinar rigidamente os resultados a serem obtidos com determinada ação e definir as estratégias para atingi-los.
diagnosticar, definir objetivo, determinar as atividades/ tarefas a serem realizadas e avaliar os processos e resultados das ações.
transpor os princípios de determinada instituição para um plano de atividades educacionais a serem realizadas.
estabelecer metas e objetivos precisos para verificar se os mesmos foram atingidos ao final do processo educativo.
construir justificativas teórico-reflexivas para legitimar as ações a serem realizadas nos processos educativos.
A gestão por competências é caracterizada por ser
um processo pontual de formação que visa ao desenvolvimento de competências para a realização das funções compatíveis com determinado cargo.
uma estratégia de gestão que valoriza as competências da instituição, para que a partir delas sejam desenvolvidas competências individuais em seus profissionais/funcionários.
um modelo de gestão aberto e flexível que pretende desenvolver nos profissionais competências individuais que dizem respeito ao mundo do trabalho, independentemente do tipo de organização em que atuam.
um modelo de gestão democrática que visa a identificar nos profissionais quais suas principais competências e como as mesmas poderão contribuir para o desenvolvimento da organização.
um processo que visa ao desenvolvimento e à avaliação (nos diferentes níveis − individual, grupal e institucional) de competências para a obtenção de metas e objetivos estabelecidos por determinada organização.
Segundo Bloom (1950), para que um programa de formação seja bem avaliado, ele precisa ter
bons profissionais envolvidos.
curta duração.
metodologia clara e adequada. obj
etivos claros e bem definidos.
materiais adequados.
Cláudia acaba de assumir a coordenação da área de educação corporativa de uma determinada instituição. Seu primeiro desafio, definido pelo gestor dessa empresa, é verificar o perfil dos cerca de 100 profissionais de determinada área. A estratégia mais eficiente para Cláudia realizar essa atividade é
elaborar questionários impressos, com perguntas abertas para preenchimento pelos profissionais, e tabular os dados obtidos.
realizar uma entrevista gravada com cada um dos profissionais e sistematizá-la por meio de palavraschave.
elaborar um questionário, utilizando ferramentas disponíveis na internet, para preenchimento eletrônico dos dados de perfil dos participantes.
contratar uma equipe de estagiários para realizar uma pesquisa sobre o perfil destes profissionais e analisar os dados obtidos.
chamar todos os profissionais para uma reunião e realizar uma conversa informal para verificar as habilidades e competências deles.
A educação corporativa pode ser entendida como um processo de formação contínua desenvolvido por meio da gestão de pessoas e conhecimentos dentro de uma organização. Neste sentido, suas ações formativas devem considerar
as demandas expressas pela maioria dos profissionais da instituição e suas competências.
as estratégias e competências institucionais e as competências e habilidades de seus profissionais.
as demandas impostas pela sociedade: mercado, esfera pública e sociedade civil organizada.
as necessidades/demandas definidas pelos gestores de determinada organização ou empresa.
os artigos da LDB, que definem os parâmetros para este tipo de atividade educacional.
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