Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um gestor preocupado com a superação de relações pautadas por desigualdades no contexto de sua escola deve buscar
garantir a universalidade dos conteúdos trabalhados, independentemente da origem sociocultural dos alunos.
conhecer a comunidade em que atua, conscientizando-se dos limites das possibilidades de aprendizagem.
conhecer as defasagens culturais dos alunos, com vistas a prover no currículo experiências de compensação de estudos.
refletir sobre atitudes classificatórias por parte de alunos e professores que se pautam na etnia dos alunos.
manter-se discreto em relação às questões de gênero, já que cada um tem direito a escolher o tipo de vida a levar.
Tem sido comum encontrar escolas que abrem seus portões nos finais de semana para oportunizar o uso de seus espaços à comunidade e, muitas vezes, minimizar ações de vandalismo no entorno da instituição. Práticas como essa são consideradas
adequadas, pois se pautam no princípio da convivência democrática e criam condições para um vínculo efetivo entre instituição educativa e comunidade.
adequadas, porque só assim as comunidades em que estão inseridas as escolas públicas terão estímulo para conserválas.
adequadas, pois essa estratégia pedagógica garante que as atividades extracurriculares sejam realizadas fora do horário das aulas.
inadequadas, pois as escolas acabam tendo seu papel de ensino confundido com outras instituições como clubes etc.
inadequadas, pois demandam da equipe de funcionários da escola atender um número maior de pessoas que sua função exige.
A liderança vem sendo um dos temas apontados como um dos fatores que favorecem as instituições educativas e contribuem para sua qualidade e eficácia. Neste sentido, Trigo (2008) defende um modelo de direção para as escolas pautado em valores (DpV). A característica que mais representa esse tipo de direção é
a definição clara dos valores a serem defendidos pela escola e seus profissionais.
o reconhecimento dos valores, normas e procedimentos defendidos pelas secretarias de educação.
o reconhecimento do valor de sua comunidade e dos profissionais, assim como das práticas desenvolvidas pelos mesmos.
a mobilização da comunidade para um diálogo em torno de valores para construção de sua própria cultura.
a comunicação de seu papel com clareza e a valorização das práticas realizadas por seus profissionais.
Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a
mediação de conflitos, pela qual uma pessoa imparcial discute os aspectos em disputa, para levantar alternativas e chegar a um acordo aceitável para todos.
explicitação daquilo que se espera dos estudantes e daquilo que a escola se propõe a fazer em termos de ações voltadas para a paz.
indução de uma nova ordem social, na qual os conflitos sejam solucionados por um tribunal livre de ideologias libertárias.
compreensão de que os conflitos decorrem de relações emocionais que se fazem presentes na sociedade mais ampla.
propagação de que os conflitos escolares são ideias abstratas, cuja operacionalização não implica violência escolar.
Segundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é
permitir a construção de novos cenários, subsidiando a formulação de políticas e programas.
observar a prática pedagógica dos professores, identificando seus acertos e correções.
assegurar a permanência da sociedade democrática, submetendo os resultados ao Senado.
empregar metodologias científicas, capazes de contornar os efeitos adversos da divulgação.
usar indicadores capazes de fomentar a discussão dos gestores escolares para premiar seus alunos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Conforme as ideias expressas pelo texto acima e considerando as culturas e tradições religiosas, julgue os itens de 101 a 105.
Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são tradições religiosas politeístas, pois, além da crença em Deus, também professam a fé nos profetas Maomé e Moisés.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural.
A prática do ensino religioso deve-se ocupar, exclusiva e especialmente, do folclore nacional, sendo um adendo ao currículo escolar. As feiras temáticas realizadas no Dia do Índio são bons exemplos dessa dimensão do ensino religioso.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural.
Faz parte do ensino religioso a função didática do professor em promover a ancoragem social dos discursos, ou seja, levar à conexão discursos históricos, políticos, sociológicos, culturais, tendo em vista o alargamento dos quadros de referenciais pelos quais as relações entre conhecimento, pluralidade e poder são compreendidas.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural.
Sendo assegurada a pluralidade de orientações religiosas, os estabelecimentos de ensino podem organizar cursos livres ou de extensão orientados para o ensino religioso, cujo currículo e orientação religiosa serão estabelecidos pelas próprias instituições, fornecendo aos alunos um certificado que comprove os estudos realizados e a formação recebida.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural.
Conforme parecer do Conselho Nacional de Educação, o Brasil possui enorme diversidade de crenças religiosas em sua população, frequentemente contraditórias umas em relação às outras, e muitas delas ainda não organizadas nacionalmente.
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