Questões de Pedagogia do ano 2011

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Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

A educação influenciada pela concepção liberal renovadora progressiva deve enfatizar o desenvolvimento de atitudes, razão por que se privilegiam os aspectos psicológicos em detrimento das questões pedagógicas ou sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Libâneo divide as tendências pedagógicas inseridas na prática escolar brasileira em dois grandes blocos: a tendência liberal e a tendência progressista. A tendência pedagógica descrita por Libâneo, a “progressista”, desponta três modelos significativos. Diante do exposto, NÃO faz parte da tendência progressista

  • A.

    na Tendência Progressista Libertadora, o grande vulto é Paulo Freire, com seu brilhante ideário sobre a Educação Libertadora, o processo dialógico, a problematização do ensino-aprendizagem.

  • B.

    a Tendência Progressista Libertária acentua a conotação política. São comuns as preocupações com a participação grupal, a análise institucional, os processos de mudança, a inserção efetiva da Educação na prática Social.

  • C.

    na Tendência Liberal Tradicional, justificadora do modelo capitalista de produção, a centralidade é dada ao papel do professor, preocupado com os conteúdos do saber sistematizado universal e com a necessidade de adequar o indivíduo à sociedade vigente.

  • D.

    a Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos, proposta por Libâneo e outros educadores brasileiros, inclui a valorização dos conteúdos do saber sistematizado, mas não como inertes como na escola tradicional.

  • E.

    na Tendência Progressista Crítico-Social os conteúdos são vivos, inseridos na realidade sócio-política, com significados humanos e social, vindo do confronto entre os saberes erudito e popular.

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O primeiro período, que se estendeu de 1549 a 1759, caracterizou-se pelo predomínio da vertente religiosa da pedagogia tradicional, cujos principais representantes foram os jesuítas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O lema aprender a aprender, amplamente difundido nos atuais manuais de pedagogia, teve origem no pensamento escolanovista, cujos principais representantes no Brasil foram os educadores Anísio Teixeira e Lourenço Filho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

No quarto período, que durou de 1969 a 2001, cujo início caracterizou-se pela presença do regime militar e pela valorização do tecnicismo na educação, configurou-se a concepção pedagógica produtivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O segundo período, compreendido entre os anos de 1759 e 1932, caracterizou-se pelo predomínio da pedagogia nova.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O primeiro período da história da educação no Brasil, de 1549 a 1759, não pode ser considerado homogêneo quanto à educação e quanto ao modelo econômico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as afirmações abaixo.

I. Ênfase no domínio do professor.

II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações.

III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria.

 IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem.

As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação

  • A.

    inatista.

  • B.

    humanista.

  • C.

    tradicional.

  • D.

    progressista.

  • E.

    construtivista.

“Apesar de reconhecer a forma integrada como um curso único, com matrícula e conclusão únicas, [...] considera que os conteúdos do ensino médio e os da educação profissional de nível técnico são de “naturezas diversas”. Reestabelece- se, assim, internamente ao currículo, uma dicotomia entre as concepções educacionais de uma formação para a cidadania e outra para o mundo do trabalho, ou de um tipo de formação para o trabalho intelectual e de outro tipo para o trabalho técnico e profissional.” (FRIGOTTO et al, 2005)

Com base na citação acima, assinale uma consequência desta política:

  • A. em razão disto, no currículo integrado o conhecimento é só geral, posto que estrutura objetivos de produção.
  • B. em razão disto, no currículo integrado o conhecimento é só específico, posto que estrutura objetivos de produção.
  • C. dá continuidade à política curricular marcada pela ênfase no individualismo e na formação por competências voltadas para a empregabilidade.
  • D. um conceito específico, por sua vez, configura-se pela apropriação de um conceito geral com finalidades restritas a objetos, problemas ou situações de interesse produtivo.
  • E. no currículo que integra formação geral, técnica e política, o estatuto de conhecimento geral de um conceito está no seu enraizamento nas ciências como “leis gerais” que explicam fenômenos.

Analise as afirmações abaixo:

1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), associada à Emenda Constitucional 14 conferem uma nova identidade ao Ensino Médio, determinando que o mesmo é Educação Básica, assegurando ao Ensino Médio estatuto de direito a todo cidadão.

2. Um novo currículo para o Ensino Médio implica, necessariamente, incorporar as mudanças estruturais que decorrem da revolução técnico-científica, alterando o modo de organização do trabalho e as relações sociais que passam a ser de colaboração e de articulação entre classes.

3. O currículo do Ensino Médio deve buscar desenvolver: a formação geral, o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés de simples exercício de memorização.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1 e 3, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    3, apenas.

  • E.

    1, apenas

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