Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores da ideia de que a aprendizagem escolar deve centrar-se no desenvolvimento de habilidades, por meio da realização de atividades físicas e mentais.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
Na concepção epistemológica racionalista, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador da aprendizagem. Nessa concepção, o professor deve interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
As teorias racionalista e empirista, ambas com bases epistemológicas completamente diversas, podem levar a práticas e efeitos semelhantes do ponto de vista pedagógico, devido ao fato de apoiarem-se em posturas que não apelam para a atividade do sujeito.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.
Para a elaboração de uma pesquisa de avaliação, deve-se seguir um único método, sob o risco de torná-la pouco objetiva.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.
A avaliação somativa, focada nos resultados de um programa educacional, não contempla os recursos utilizados para alcançá-los.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.
A essência da avaliação colaborativa consiste na reunião de colaboradores que comunguem das mesmas convicções.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.
Na avaliação de programas, os avaliadores formam um grupo distinto do grupo dos colaboradores.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
A organização curricular caracteriza-se pela segmentação do conhecimento em áreas e disciplinas autônomas e pela divisão entre tomada de consciência e ação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...