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Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes.
À União cabe desenvolver e apoiar políticas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino, bem como para o acesso e a permanência na escola, sobretudo para as iniciativas voltadas à inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco social.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes.
Com a instituição do FUNDEB pela União, no âmbito dos estados e do Distrito Federal, essas esferas foram dispensadas de aplicar os recursos provenientes de impostos arrecadados na educação básica, facultando essa aplicação na educação superior.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes.
A implantação dos planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica deve assegurar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assim como da remuneração, sobretudo dos profissionais que atuam na educação básica na rede pública de ensino.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.
O ensino privado, cuja qualidade deve ser avaliada pelo poder público, sujeita-se às mesmas normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.
A elaboração das normas de gestão democrática dos sistemas de ensino municipais é de competência do sistema de ensino federal, o que garante a unidade na gestão da educação básica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.
O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade, o apreço à tolerância e a valorização da experiência extraescolar constituem princípios nos quais o ensino brasileiro deve fundamentar-se.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.
Cabe aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino onde atuam e executá-la a partir de um plano de trabalho coerente com as metas estabelecidas.
De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (2006), o egresso do curso de pedagogia deve estar apto, entre outras coisas, a participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares. Neste sentido, cabe ao pedagogo que atua em um ambiente não escolar: I
II
. identificar competências e habilidades dos funcionáriosda instituição.
III
. aumentar a produtividade da instituição.IV
. elaborar programas de capacitação técnica.V
. avaliar o resultado das ações formativas.As ações que mais se enquadram na função de um pedagogo
em um contexto não escolar são as descritas
APENAS em
I, II e IV.
II, IV e V.
I, III e V.
II, III e IV.
I, IV e V.
A necessária interface entre o professor do ensino comum e o professor do atendimento educacional especializado ao aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006), deve se pautar
na busca de modelo padrão de atuação, pois as necessidades desses alunos são definidas pela natureza de sua deficiência, que não se diferencia.
em um modelo de atuação que privilegie e garanta o bom desempenho escolar do aluno.
na busca de compreensão da natureza das significativas dificuldades de aprendizagem do aluno, para que possam intervir adequadamente.
nas orientações pedagógicas realizadas pelo professor especialista ao professor do ensino comum, uma vez essa é uma de suas funções.
na busca de soluções conjuntas que possam favorecer os avanços do aluno em sua totalidade e não apenas no contexto escolar.
O decreto 5.626/05 prevê turmas bilíngues, constituídas por alunos surdos e ouvintes. As duas línguas que circulam no mesmo espaço educacional são
L1 − língua portuguesa e L2 − linguagem oral.
L1 − língua portuguesa na modalidade oral e L2 − língua de sinais.
L1− língua de sinais e L2 − língua portuguesa na modalidade escrita.
L1 − língua portuguesa na modalidade escrita e L2 − língua de sinais.
L1 − língua de sinais e L2 − língua portuguesa na modalidade oral.
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