Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes.

À União cabe desenvolver e apoiar políticas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino, bem como para o acesso e a permanência na escola, sobretudo para as iniciativas voltadas à inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes.

Com a instituição do FUNDEB pela União, no âmbito dos estados e do Distrito Federal, essas esferas foram dispensadas de aplicar os recursos provenientes de impostos arrecadados na educação básica, facultando essa aplicação na educação superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes.

A implantação dos planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica deve assegurar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assim como da remuneração, sobretudo dos profissionais que atuam na educação básica na rede pública de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.

O ensino privado, cuja qualidade deve ser avaliada pelo poder público, sujeita-se às mesmas normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.

A elaboração das normas de gestão democrática dos sistemas de ensino municipais é de competência do sistema de ensino federal, o que garante a unidade na gestão da educação básica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.

O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade, o apreço à tolerância e a valorização da experiência extraescolar constituem princípios nos quais o ensino brasileiro deve fundamentar-se.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.

Cabe aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino onde atuam e executá-la a partir de um plano de trabalho coerente com as metas estabelecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação

em Pedagogia, licenciatura (2006), o egresso do

curso de pedagogia deve estar apto, entre outras coisas, a

participar da gestão das instituições planejando, executando,

acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais,

em ambientes escolares e não escolares.

Neste sentido, cabe ao pedagogo que atua em um ambiente

não escolar:

I. avaliar a produtividade da instituição.

II. identificar competências e habilidades dos funcionários

da instituição.

III. aumentar a produtividade da instituição.

IV. elaborar programas de capacitação técnica.

V. avaliar o resultado das ações formativas.

As ações que mais se enquadram na função de um pedagogo

em um contexto não escolar são as descritas

APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, IV e V.

A necessária interface entre o professor do ensino comum e o professor do atendimento educacional especializado ao aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006), deve se pautar

  • A.

    na busca de modelo padrão de atuação, pois as necessidades desses alunos são definidas pela natureza de sua deficiência, que não se diferencia.

  • B.

    em um modelo de atuação que privilegie e garanta o bom desempenho escolar do aluno.

  • C.

    na busca de compreensão da natureza das significativas dificuldades de aprendizagem do aluno, para que possam intervir adequadamente.

  • D.

    nas orientações pedagógicas realizadas pelo professor especialista ao professor do ensino comum, uma vez essa é uma de suas funções.

  • E.

    na busca de soluções conjuntas que possam favorecer os avanços do aluno em sua totalidade e não apenas no contexto escolar.

O decreto 5.626/05 prevê turmas bilíngues, constituídas por alunos surdos e ouvintes. As duas línguas que circulam no mesmo espaço educacional são

  • A.

    L1 − língua portuguesa e L2 − linguagem oral.

  • B.

    L1 − língua portuguesa na modalidade oral e L2 − língua de sinais.

  • C.

    L1− língua de sinais e L2 − língua portuguesa na modalidade escrita.

  • D.

    L1 − língua portuguesa na modalidade escrita e L2 − língua de sinais.

  • E.

    L1 − língua de sinais e L2 − língua portuguesa na modalidade oral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...