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Os psicopedagogos devem seguir certos princípios éticos que estão condensados no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, no ano de 1996. De acordo com o previsto no Capítulo II e Artigo 6º que trata das responsabilidades do psicopedagogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos que tratem do fenômeno da aprendizagem humana.
( ) Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparado dentro dos limites da competência psicopedagógica.
( ) Divulgar a identidade, parecer e/ou diagnóstico do cliente nos relatos e discussões feitos a título de exemplos e estudos de caso.
( ) Zelar pelo bom relacionamento com especialistas de outras áreas, mantendo uma atitude crítica, de abertura e respeito em relação às diferentes visões de mundo.
( ) Manter atitude de colaboração e solidariedade com colegas sendo conivente ou acumpliciar-se, de qualquer forma, com o ato ilícito ou calúnia.
A sequência está correta em
V, F, V, V, F
F, V, V, F, V
V, V, F, V, F
F, F, V, F, V
V, F, F, V, V
Numa abordagem sociológica e crítica, o currículo pressupõe:
As dimensões técnicas, voltadas para questões relacionadas a procedimentos, estratégias e métodos.
Implicações nas relações de poder, com visões sociais particulares, produzindo identidades individuais.
Planejamento científico das ações pedagógicas, de modo a evitar que o comportamento e o sentimento se desviem de metas e padrões predefinidos.
Produção de significações e sentidos da prática cultural no campo da transformação das relações de poder.
Organização das diferentes áreas do conhecimento na definição da grade curricular.
Em relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que práticas educativas são coerentes quando se considera que
manifestações culturais não devem compor o currículo escolar porque não produzem conhecimento formal.
diferentes crenças, opções políticas e ideológicas, saberes, práticas sociais, diferentes manifestações de grupos raciais, étnicos, também constituem um currículo escolar.
na educação infantil não se faz necessário desenvolver atividades desta ordem, visto que as crianças não têm ainda compreensão das diferenças sócioculturais.
a diversidade cultural deve ser aceita nas escolas como estratégia para a contenção de manifestações de protesto e violência.
o respeito às diferentes formas de linguagem implica em que não se corrijam os erros gramaticais no ciclo inicial da alfabetização.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96), os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
II. Infraestrutura adequada para as várias necessidades existentes, na esfera pública bem como na esfera privada.
III. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado na educação regular e nos cursos de formação continuada.
IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e IV.
II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) prevê que a Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que
trabalham durante o dia, em jornadas de trabalho superior a 20 horas semanais.
precisam desenvolver atividades educativas como forma de cumprimento à liberdade assistida.
não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
se encontram em programas de correção de fluxo idade/série, por estarem atrasados em relação à série esperada.
necessitam acelerar sua escolaridade devido à urgência de entrar no mercado de trabalho.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Preparação competente para o mercado de trabalho.
III. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
V. Avaliação nacional periódica do desempenho dos alunos.
VI. Garantia de padrão de qualidade.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III, IV e VI.
II, III, IV e VI.
I, II, III, IV e V.
II, V e VI.
I, IV e V.
A Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
I. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
II. Proibição de trabalho perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos.
III. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.
IV. Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
II e III.
II e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de
conseguir organizar o ensino de forma a combater o atraso cultural das pessoas com baixo poder aquisitivo.
vencer os problemas decorrentes da heterogeneidade cultural existente entre as crianças, os jovens e os adultos.
conquistar melhores patamares de eficiência no processo educativo de sua clientela multicultural.
produzir o sucesso escolar e de alcançar os fins educacionais assegurados constitucionalmente.
realizar uma proposta educacional que padronize os diferentes comportamentos dos alunos para, assim, evitar as várias transgressões nela existentes.
Conforme Solé e Coll (1996, p. 22) [...] Os conteúdos aparecem no referencial da concepção construtivista como um elemento crucial para entender, articular, analisar e inovar a prática docente. De acordo com esse referencial, os conteúdos de aprendizagem podem ser divididos em
conceituais, procedimentais e atitudinais.
formativos e informativos.
inatos e construídos.
básicos, medianos e avançados.
escolares e profissionalizantes.
Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) foi um importante pensador da área da educação e da psicologia. Sua principal teoria sobre o desenvolvimento da aprendizagem ficou conhecida como
behaviorismo.
cognitivismo.
espontaneísmo.
construtivismo.
sociointeracionismo.
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