Questões de Pedagogia do ano 2011

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Atenção: Leia o texto abaixo apara responder às questões de números 3 e 4.

Fazia parte da pauta de uma reunião de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) a organização de uma visita aos principais museus da cidade. Enquanto os professores discutiam a programação da atividade, uma professora comenta: − Que bobagem essa história de conhecer museu, para que isso? Nós devíamos nos preocupar com as atividades curriculares e não com as extracurriculares. É só para perder tempo! Uma outra professora rebate dizendo: − Você quer dizer que há dissociação entre cultura e conhecimento? Quer dizer que atividades culturais não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos?

Tendo em vista a situação relatada e considerando as políticas de currículo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo é correto afirmar que

  • A.

    as atividades extraclasse são extracurriculares, pois nem sempre se consegue articular cultura e conhecimento.

  • B.

    as atividades extracurriculares são pontuais e não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos.

  • C.

    nem todas as atividades da escola são curriculares, daí a denominação "atividades curriculares".

  • D.

    o currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista transposta para uma situação de aprendizagem e ensino.

  • E.

    as atividades culturais na escola tendem a ser dispersas e mais confundem do que promovem aprendizagens relevantes.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.

De acordo com os principais teóricos brasileiros sobre o currículo, o trabalho coletivo dos profissionais da educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional é insignificante na elaboração do currículo escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.

A LDB determina que os currículos da educação básica tenham uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, de acordo as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.

O respeito à diversidade e a busca pela superação das desigualdades devem ser elementos primordiais na elaboração e execução do currículo escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.

Nos últimos anos, o referente ético do direito passou a fazer parte da organização dos currículos escolares, pois os educadores e os educandos estão passando a verem-se e reconhecerem-se como sujeitos de direitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.

A avaliação sentenciadora deve ser incentivada, pois possibilita o respeito a um percurso contínuo de aprendizagem, à socialização e ao desenvolvimento humano individualizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

São princípios norteadores do currículo do Ensino Médio, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais:

  • A.

    a equalização de conteúdos; a política da igualdade e a ética da sensibilidade.

  • B.

    a política da igualdade; a ética da identidade e a inserção no mercado de trabalho.

  • C.

    a continuidade dos estudos; a inserção no mercado de trabalho e a política da igualdade.

  • D.

    a estética da sensibilidade; a política da igualdade e a ética da identidade.

  • E.

    a equalização de conteúdos; a continuidade dos estudos e a inserção no mundo do trabalho.

Currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para

  • A.

    o projeto pedagógico da escola democrática.

  • B.

    as atividades extraclasse no contraturno.

  • C.

    um conteúdo de caráter ético ou estético.

  • D.

    uma sociedade elitizada e corporativa.

  • E.

    uma situação de ensino e aprendizagem.

Na proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como

  • A.

    compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção.

  • B.

    entendimento da dimensão prática ou empírica da ciência de ponta.

  • C.

    apropriação das múltiplas possibilidades de aplicação dos princípios científicos.

  • D.

    decorrência inevitável do eixo programático do progresso científico da atualidade.

  • E.

    acúmulo de pressupostos que permitem a passagem do teórico ao real.

O funcionamento dos sistemas de ensino regular e especial foi colocado em pauta a partir da proposta da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. Em função disso, a escola necessitou fazer adequações na sua estrutura física, nas propostas didáticas e pedagógicas, na prática das relações sociais, ideias e atitudes, no contexto administrativo e político. Porém, para que a escola se tornasse, de fato, inclusiva, precisou realizar mudanças também na cultura de escolarização. Segundo Ferreira (2005), a inclusão implica considerar a diversidade humana e as diferenças individuais como recursos que devem servir ao currículo escolar, visando à formação da cidadania. Para efetivar esse percurso, as afirmativas a seguir complementam à exposição, EXCETO:

  • A.

    Viabilizar um currículo múltiplo, que atenda as diferenças dos alunos, sendo que, para isso, o professor terá autonomia de ação, podendo, inclusive, atuar de forma dissociada dos princípios políticos e pedagógicos da escola.

  • B.

    Manter os ambientes escolares na estrutura da escola regular, sendo necessário adaptar um espaço delimitado, que atenda as múltiplas necessidades dos alunos.

  • C.

    Atender as perspectivas coletivas da classe, buscando homogeneidade de pensamentos, através das ações pedagógicas pensadas para garantir o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos.

  • D.

    Substituir a prática educacional tradicional por uma proposta inclusiva que atenda ao desenvolvimento dos alunos verificando constantemente o seu crescimento global, dando atenção às individualidades na perspectiva de atender as necessidades básicas de cada um.

  • E.

    Elaborar um currículo exclusivo, para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.

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