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Atenção: Leia o texto abaixo apara responder às questões de números 3 e 4.
Fazia parte da pauta de uma reunião de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) a organização de uma visita aos principais museus da cidade. Enquanto os professores discutiam a programação da atividade, uma professora comenta: − Que bobagem essa história de conhecer museu, para que isso? Nós devíamos nos preocupar com as atividades curriculares e não com as extracurriculares. É só para perder tempo! Uma outra professora rebate dizendo: − Você quer dizer que há dissociação entre cultura e conhecimento? Quer dizer que atividades culturais não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos?
Tendo em vista a situação relatada e considerando as políticas de currículo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo é correto afirmar que
as atividades extraclasse são extracurriculares, pois nem sempre se consegue articular cultura e conhecimento.
as atividades extracurriculares são pontuais e não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos.
nem todas as atividades da escola são curriculares, daí a denominação "atividades curriculares".
o currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista transposta para uma situação de aprendizagem e ensino.
as atividades culturais na escola tendem a ser dispersas e mais confundem do que promovem aprendizagens relevantes.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.
De acordo com os principais teóricos brasileiros sobre o currículo, o trabalho coletivo dos profissionais da educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional é insignificante na elaboração do currículo escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.
A LDB determina que os currículos da educação básica tenham uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, de acordo as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.
O respeito à diversidade e a busca pela superação das desigualdades devem ser elementos primordiais na elaboração e execução do currículo escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.
Nos últimos anos, o referente ético do direito passou a fazer parte da organização dos currículos escolares, pois os educadores e os educandos estão passando a verem-se e reconhecerem-se como sujeitos de direitos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.
A avaliação sentenciadora deve ser incentivada, pois possibilita o respeito a um percurso contínuo de aprendizagem, à socialização e ao desenvolvimento humano individualizado.
São princípios norteadores do currículo do Ensino Médio, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais:
a equalização de conteúdos; a política da igualdade e a ética da sensibilidade.
a política da igualdade; a ética da identidade e a inserção no mercado de trabalho.
a continuidade dos estudos; a inserção no mercado de trabalho e a política da igualdade.
a estética da sensibilidade; a política da igualdade e a ética da identidade.
a equalização de conteúdos; a continuidade dos estudos e a inserção no mundo do trabalho.
Currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para
o projeto pedagógico da escola democrática.
as atividades extraclasse no contraturno.
um conteúdo de caráter ético ou estético.
uma sociedade elitizada e corporativa.
uma situação de ensino e aprendizagem.
Na proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como
compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção.
entendimento da dimensão prática ou empírica da ciência de ponta.
apropriação das múltiplas possibilidades de aplicação dos princípios científicos.
decorrência inevitável do eixo programático do progresso científico da atualidade.
acúmulo de pressupostos que permitem a passagem do teórico ao real.
O funcionamento dos sistemas de ensino regular e especial foi colocado em pauta a partir da proposta da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. Em função disso, a escola necessitou fazer adequações na sua estrutura física, nas propostas didáticas e pedagógicas, na prática das relações sociais, ideias e atitudes, no contexto administrativo e político. Porém, para que a escola se tornasse, de fato, inclusiva, precisou realizar mudanças também na cultura de escolarização. Segundo Ferreira (2005), a inclusão implica considerar a diversidade humana e as diferenças individuais como recursos que devem servir ao currículo escolar, visando à formação da cidadania. Para efetivar esse percurso, as afirmativas a seguir complementam à exposição, EXCETO:
Viabilizar um currículo múltiplo, que atenda as diferenças dos alunos, sendo que, para isso, o professor terá autonomia de ação, podendo, inclusive, atuar de forma dissociada dos princípios políticos e pedagógicos da escola.
Manter os ambientes escolares na estrutura da escola regular, sendo necessário adaptar um espaço delimitado, que atenda as múltiplas necessidades dos alunos.
Atender as perspectivas coletivas da classe, buscando homogeneidade de pensamentos, através das ações pedagógicas pensadas para garantir o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos.
Substituir a prática educacional tradicional por uma proposta inclusiva que atenda ao desenvolvimento dos alunos verificando constantemente o seu crescimento global, dando atenção às individualidades na perspectiva de atender as necessidades básicas de cada um.
Elaborar um currículo exclusivo, para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.
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