Questões de Pedagogia do ano 2012

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Gatti, ao discutir a reconceitualização da educação continuada, indica que as propostas inspiradas no conceito de capacitação cedem lugar a um novo paradigma, mais centrado

  • A.

    no envolvimento dos gestores.

  • B.

    nas expectativas da comunidade.

  • C.

    nas pesquisas recentes sobre aprendizagem.

  • D.

    nas novas tecnologias.

  • E.

    no protagonismo do professor.

  • A.

    I – b; II – a; III – d; IV – c.

  • B.

    I – d; II – c; III – a; IV – b.

  • C.

    I – c; II – d; III – b; IV – a.

  • D.

    I – a; II – b; III – c; IV – d.

  • E.

    I – c; II – a; III – d; IV – b.

Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), ao discutirem a especificidade da organização escolar e sua gestão, afirmam que a educação deverá se sustentar sob um novo fundamento. Esse deverá se ancorar sob dois eixos constituídos

  • A.

    pelos fins da educação e pelo contexto social.

  • B.

    pela formação do cidadão e pela democracia.

  • C.

    pelos fins da educação e pela práxis educativa.

  • D.

    pelo contexto social e pela democracia.

  • E.

    pela formação do cidadão e pela práxis educativa.

Para Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), a definição dos pressupostos, sobre os quais irá fundamentar- se a organização da Proposta Pedagógica das escolas, deve se constituir a partir da:

I. análise da questão dos paradigmas;

II. definição da especificidade da organização escolar;

III. dimensão da participação democrática;

IV. visão clara da finalidade da escola como construtora da cidadania.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Para Ferreira, a educação enquanto mediação que se processa no âmago da prática social global exige da administração da educação novas formas de organização e gestão que possibilitem a participação efetiva de todos no processo do conhecimento e de tomada de decisões. Essa nova forma de administração é uma instância inerente à prática educativa que, segundo Wittmann e Franco (In: FERREIRA), abrange o conjunto de

  • A.

    normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem, de um lado, o significado ou sentido histórico do que se faz e, de outro lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização.

  • B.

    normas e diretrizes previstas na legislação educacional, na forma de organização pública e nos diferentes contextos em que a instituição escolar está inserida.

  • C.

    práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa, a gestão dos conflitos, da instabilidade presente na trama das relações sociais mundiais e locais independentemente do momento histórico.

  • D.

    práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa inseridas na trama das relações sociais mundiais e locais, nesse momento em que a estabilidade e a segurança encontram-se no cerne dessas relações.

  • E.

    diretrizes, normas, práticas e atividades que, por estarem aliadas ao significado ou ao sentido histórico do que se faz, independem do contexto em que estão inseridas e da preocupação com a unidade do conjunto.

Dourado e Duarte, ao discutirem sobre como promover a participação e implementar a gestão democrática na escola, apresentam procedimentos prévios que devem ser observados nesse processo. Dentre eles:

  • A.

    responsabilizar a todos pela implementação das alternativas acordadas, garantindo o trabalho coletivo.

  • B.

    comunicar qual será o nível de comprometimento dos pais com o processo, valorizando a participação da comunidade.

  • C.

    articular interesses comuns, ideias e alternativas complementares, de forma a contribuir para organizar propostas mais coletivas.

  • D.

    estabelecer o grau e a forma de participação nas decisões e nas ações de todos os segmentos envolvidos.

  • E.

    solicitar a todos os envolvidos que explicitem seu comprometimento com o esclarecimento das ações de acompanhamento.

A democratização no interior da escola se efetiva por meio da criação de espaços de __________ e __________ , nos quais professores, funcionários, alunos e seus pais discutam criticamente o cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, segundo Dourado e Duarte.

  • A.

    diálogo … negociação

  • B.

    participação … decisão

  • C.

    diálogo … resolução de conflito

  • D.

    resolução de conflito … participação

  • E.

    negociação … resolução de conflito

Segundo a comissão coordenada por Delors, cabe às políticas nacionais assegurar às instituições formais públicas ou privadas condições de desenvolver-se de maneira harmoniosa e de acordo com uma visão a longo prazo. Para tanto, é preciso que as políticas nacionais garantam essa coerência no espaço e no tempo, isto é, assumam a dupla função de

  • A.

    mediação e inclusão.

  • B.

    enquadramento e regulamentação.

  • C.

    mediação e regulamentação.

  • D.

    inclusão e enquadramento.

  • E.

    mediação e enquadramento.

Em 2012, no Brasil, o Fórum Nacional para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil divulgou que o número de meninos e meninas de 10 a 13 anos que trabalham aumentou no Brasil. Segundo os dados apresentados pelo Fórum, existem 710 mil crianças desta faixa etária, que é considerada a mais vulnerável, exercendo atividades profissionais em vez de estudar e brincar. Em 1999, o Relatório para a UNESCO, coordenado por Jacques Delors, já discutia essa situação e afirmava que a Educação Básica é essencial para se lutar com êxito contra essa situação. Recomendando que

  • A.

    os poderes públicos não devem apenas diligenciar para que a educação básica seja uma realidade, devem esforçar-se por eliminar os obstáculos à frequência escolar.

  • B.

    a educação básica seja um passaporte dispensável para a vida, uma vez que ela não cria condições favoráveis à participação na construção do futuro coletivo.

  • C.

    a educação básica seja a terceira etapa a ultrapassar para atenuar as enormes disparidades que afligem milhões de crianças não escolarizadas que trabalham.

  • D.

    a educação básica para as crianças seja definida como educação inicial que vai, em princípio, desde cerca dos três anos até aos sete anos, ou um pouco menos.

  • E.

    os responsáveis pelas políticas educativas devem considerar que a educação básica é a bagagem mínima destinada às populações desfavorecidas.

No Brasil, realizam-se censos educacionais periódicos com o objetivo de produzir dados e informações estatístico- educacionais que retratem a nossa realidade educacional. Segundo Castro, esses censos subdividem-se em três pesquisas distintas, denominadas:

  • A.

    Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.

  • B.

    Censo do Ensino Superior, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.

  • C.

    Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

  • D.

    Censo Escolar, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

  • E.

    Censo do Professor, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

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