Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Gatti, ao discutir a reconceitualização da educação continuada, indica que as propostas inspiradas no conceito de capacitação cedem lugar a um novo paradigma, mais centrado
no envolvimento dos gestores.
nas expectativas da comunidade.
nas pesquisas recentes sobre aprendizagem.
nas novas tecnologias.
no protagonismo do professor.
I b; II a; III d; IV c.
I d; II c; III a; IV b.
I c; II d; III b; IV a.
I a; II b; III c; IV d.
I c; II a; III d; IV b.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), ao discutirem a especificidade da organização escolar e sua gestão, afirmam que a educação deverá se sustentar sob um novo fundamento. Esse deverá se ancorar sob dois eixos constituídos
pelos fins da educação e pelo contexto social.
pela formação do cidadão e pela democracia.
pelos fins da educação e pela práxis educativa.
pelo contexto social e pela democracia.
pela formação do cidadão e pela práxis educativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), a definição dos pressupostos, sobre os quais irá fundamentar- se a organização da Proposta Pedagógica das escolas, deve se constituir a partir da:
I. análise da questão dos paradigmas;
II. definição da especificidade da organização escolar;
III. dimensão da participação democrática;
IV. visão clara da finalidade da escola como construtora da cidadania.
Está correto apenas o contido em
I.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Ferreira, a educação enquanto mediação que se processa no âmago da prática social global exige da administração da educação novas formas de organização e gestão que possibilitem a participação efetiva de todos no processo do conhecimento e de tomada de decisões. Essa nova forma de administração é uma instância inerente à prática educativa que, segundo Wittmann e Franco (In: FERREIRA), abrange o conjunto de
normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem, de um lado, o significado ou sentido histórico do que se faz e, de outro lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização.
normas e diretrizes previstas na legislação educacional, na forma de organização pública e nos diferentes contextos em que a instituição escolar está inserida.
práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa, a gestão dos conflitos, da instabilidade presente na trama das relações sociais mundiais e locais independentemente do momento histórico.
práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa inseridas na trama das relações sociais mundiais e locais, nesse momento em que a estabilidade e a segurança encontram-se no cerne dessas relações.
diretrizes, normas, práticas e atividades que, por estarem aliadas ao significado ou ao sentido histórico do que se faz, independem do contexto em que estão inseridas e da preocupação com a unidade do conjunto.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Dourado e Duarte, ao discutirem sobre como promover a participação e implementar a gestão democrática na escola, apresentam procedimentos prévios que devem ser observados nesse processo. Dentre eles:
responsabilizar a todos pela implementação das alternativas acordadas, garantindo o trabalho coletivo.
comunicar qual será o nível de comprometimento dos pais com o processo, valorizando a participação da comunidade.
articular interesses comuns, ideias e alternativas complementares, de forma a contribuir para organizar propostas mais coletivas.
estabelecer o grau e a forma de participação nas decisões e nas ações de todos os segmentos envolvidos.
solicitar a todos os envolvidos que explicitem seu comprometimento com o esclarecimento das ações de acompanhamento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A democratização no interior da escola se efetiva por meio da criação de espaços de __________ e __________ , nos quais professores, funcionários, alunos e seus pais discutam criticamente o cotidiano escolar.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, segundo Dourado e Duarte.
diálogo negociação
participação decisão
diálogo resolução de conflito
resolução de conflito participação
negociação resolução de conflito
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a comissão coordenada por Delors, cabe às políticas nacionais assegurar às instituições formais públicas ou privadas condições de desenvolver-se de maneira harmoniosa e de acordo com uma visão a longo prazo. Para tanto, é preciso que as políticas nacionais garantam essa coerência no espaço e no tempo, isto é, assumam a dupla função de
mediação e inclusão.
enquadramento e regulamentação.
mediação e regulamentação.
inclusão e enquadramento.
mediação e enquadramento.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em 2012, no Brasil, o Fórum Nacional para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil divulgou que o número de meninos e meninas de 10 a 13 anos que trabalham aumentou no Brasil. Segundo os dados apresentados pelo Fórum, existem 710 mil crianças desta faixa etária, que é considerada a mais vulnerável, exercendo atividades profissionais em vez de estudar e brincar. Em 1999, o Relatório para a UNESCO, coordenado por Jacques Delors, já discutia essa situação e afirmava que a Educação Básica é essencial para se lutar com êxito contra essa situação. Recomendando que
os poderes públicos não devem apenas diligenciar para que a educação básica seja uma realidade, devem esforçar-se por eliminar os obstáculos à frequência escolar.
a educação básica seja um passaporte dispensável para a vida, uma vez que ela não cria condições favoráveis à participação na construção do futuro coletivo.
a educação básica seja a terceira etapa a ultrapassar para atenuar as enormes disparidades que afligem milhões de crianças não escolarizadas que trabalham.
a educação básica para as crianças seja definida como educação inicial que vai, em princípio, desde cerca dos três anos até aos sete anos, ou um pouco menos.
os responsáveis pelas políticas educativas devem considerar que a educação básica é a bagagem mínima destinada às populações desfavorecidas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No Brasil, realizam-se censos educacionais periódicos com o objetivo de produzir dados e informações estatístico- educacionais que retratem a nossa realidade educacional. Segundo Castro, esses censos subdividem-se em três pesquisas distintas, denominadas:
Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.
Censo do Ensino Superior, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.
Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.
Censo Escolar, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.
Censo do Professor, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...