Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Castro, o Saeb foi estruturado no sentido de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo o país, abrangendo as diferentes realidades dos sistemas estaduais e municipais de ensino. Entre os principais objetivos do Saeb, podem ser destacados:
I. monitorar a qualidade, a equidade e a efetividade do sistema de educação básica;
II. oferecer às administrações públicas de educação informações técnicas e gerenciais que lhes permitam formular e avaliar programas de melhoria da qualidade de ensino;
III. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara e concreta dos resultados dos processos de ensino e das condições em que são desenvolvidos e obtidos.
Está correto o contido em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Belloni e Fernandes compreendem a avaliação como um processo:
I. de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e ajustes e se procede à intervenção, em forma de gestão participativa;
II. que depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da concepção de educação que se pratica;
III. que não se limita ao pedagógico da sala de aula, mas atinge toda a escola.
Está correto o contido em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Belloni e Fernandes distinguem três modalidades básicas de avaliação institucional. Avaliação
de informação; avaliação de emersão; avaliação de comparação.
diagnóstica inicial; avaliação de comparação; avaliação de resultados.
de informação; avaliação de emersão; avaliação do processo.
diagnóstica inicial; avaliação do processo; avaliação de resultados.
de informação; avaliação do processo; avaliação de comparação.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Alarcão afirma que na década de 70, em nome da eficiência e da eficácia, defendidas por abordagens de influência taylorista que subjazem a filosofias tecnocráticas, o supervisor é considerado o
mediador e o avaliador da execução das políticas centralmente decididas.
instrumento e o verificador de execução das políticas centralmente decididas.
avaliador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.
mediador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.
instrumento e o estimulador de execução das políticas centralmente decididas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Alarcão faz uma revisão das concepções e práticas de supervisão e conclui destacando uma série de tendências percebidas. Dentre as tendências percebidas, encontra-se
a evolução da concepção de ensino como atividade altamente contextualizada para o ensino como atividade estruturada.
a escola como local em que os professores não influem e não são influenciados.
o trajeto no sentido da pessoalidade, deixando para trás a impessoalidade descaracterizadora.
a não valorização da aprendizagem experiencial, de reflexão sobre a prática e para a prática.
o movimento que caminha de uma perspectiva crítica para uma perspectiva funcionalista.
Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Os critérios e instrumentos de avaliação devem constar no plano de ensino da disciplina e ser divulgados aos alunos desde o início do período letivo.
Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Para o atendimento das necessidades de formação integral do corpo discente, a avaliação da aprendizagem deve contemplar os conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
No sistema educacional brasileiro, a prática da avaliação ainda é unidirecional, visto que aos discentes não é permitido avaliar a instituição de ensino.
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
Os instrumentos de medir e testar são utilizados preferencialmente como procedimentos da avaliação qualitativa.
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
As avaliações aplicadas aos alunos fornecem dados que propiciam ao professor aperfeiçoar suas estratégias de ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...