Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Castro, o Saeb foi estruturado no sentido de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo o país, abrangendo as diferentes realidades dos sistemas estaduais e municipais de ensino. Entre os principais objetivos do Saeb, podem ser destacados:

I. monitorar a qualidade, a equidade e a efetividade do sistema de educação básica;

II. oferecer às administrações públicas de educação informações técnicas e gerenciais que lhes permitam formular e avaliar programas de melhoria da qualidade de ensino;

III. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara e concreta dos resultados dos processos de ensino e das condições em que são desenvolvidos e obtidos.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Belloni e Fernandes compreendem a avaliação como um processo:

I. de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e ajustes e se procede à intervenção, em forma de gestão participativa;

II. que depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da concepção de educação que se pratica;

III. que não se limita ao pedagógico da sala de aula, mas atinge toda a escola.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Belloni e Fernandes distinguem três modalidades básicas de avaliação institucional. Avaliação

  • A.

    de informação; avaliação de emersão; avaliação de comparação.

  • B.

    diagnóstica inicial; avaliação de comparação; avaliação de resultados.

  • C.

    de informação; avaliação de emersão; avaliação do processo.

  • D.

    diagnóstica inicial; avaliação do processo; avaliação de resultados.

  • E.

    de informação; avaliação do processo; avaliação de comparação.

Alarcão afirma que na década de 70, em nome da eficiência e da eficácia, defendidas por abordagens de influência taylorista que subjazem a filosofias tecnocráticas, o supervisor é considerado o

  • A.

    mediador e o avaliador da execução das políticas centralmente decididas.

  • B.

    instrumento e o verificador de execução das políticas centralmente decididas.

  • C.

    avaliador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.

  • D.

    mediador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.

  • E.

    instrumento e o estimulador de execução das políticas centralmente decididas.

Alarcão faz uma revisão das concepções e práticas de supervisão e conclui destacando uma série de tendências percebidas. Dentre as tendências percebidas, encontra-se

  • A.

    a evolução da concepção de ensino como atividade altamente contextualizada para o ensino como atividade estruturada.

  • B.

    a escola como local em que os professores não influem e não são influenciados.

  • C.

    o trajeto no sentido da pessoalidade, deixando para trás a impessoalidade descaracterizadora.

  • D.

    a não valorização da aprendizagem experiencial, de reflexão sobre a prática e para a prática.

  • E.

    o movimento que caminha de uma perspectiva crítica para uma perspectiva funcionalista.

Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Os critérios e instrumentos de avaliação devem constar no plano de ensino da disciplina e ser divulgados aos alunos desde o início do período letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Para o atendimento das necessidades de formação integral do corpo discente, a avaliação da aprendizagem deve contemplar os conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

No sistema educacional brasileiro, a prática da avaliação ainda é unidirecional, visto que aos discentes não é permitido avaliar a instituição de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.

Os instrumentos de medir e testar são utilizados preferencialmente como procedimentos da avaliação qualitativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.

As avaliações aplicadas aos alunos fornecem dados que propiciam ao professor aperfeiçoar suas estratégias de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...