Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Zabala, ao construir os contornos para a definição do conceito enfoque globalizador do ensino, define-o, dentre outros, como a maneira de
se aproximar os objetos de estudo das disciplinas, das áreas de conhecimento, de forma a potencializar o tratamento da informação, dos dados e da metodologia científica.
ensinar, exclusivamente, por meio das metodologias globalizadas, pois permitem estabelecer o maior número de relações e levantamento de hipóteses e questões.
se propor o ensino vinculado ao conhecimento da realidade e à aplicabilidade imediata das aprendizagens que se realizam, distanciando-se do diálogo entre teoria e prática.
organizar os conteúdos a partir de uma concepção de ensino na qual o objeto fundamental de estudo para os alunos seja o conhecimento e a intervenção na realidade.
aceitar que a finalidade da escola é prioritariamente promover nos alunos uma cultura em que prevalece a capacidade de superar provas, em que se valoriza a disciplina pela disciplina.
I c; II a; III b.
I b; II c; III a.
I a; II b; III c.
I b; II a; III c.
I c; II b; III a.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Lave e Wenger, analisando grupos virtuais (In: DIEU apud SPYER), denominaram de Comunidades de Prática (CoP)
a equipe ou grupo de trabalho cujo objetivo é realizar tarefas ligadas a algum tipo de processo ou função.
uma força-tarefa da qual os componentes se desassociam uma vez completada a missão.
uma rede ou clube de amigos, que se reúnem ou interagem aleatoriamente sem fins específicos.
pessoas que se agregam e interagem regularmente para compartilhar, aprender, resolver problemas e melhorar sua prática corrente.
organizações que existem desde os primórdios do mundo para a aprendizagem de um determinado trabalho.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As novas tecnologias de comunicação e informação vêm criando um novo mundo, um novo modo de produção, organização do trabalho e formas de se relacionar profissionalmente. Handl (In: SPYER) destaca que um desses novos formatos de relação ocorre entre profissionais liberais e empreendedores que trabalham em projetos independentes, mas compartilham valores e convivem em espaços virtuais capazes de criar possibilidades de sinergia, troca de ideias e conhecimento. Esse tipo de relação denomina-se
beta.
gift economy.
whuffie.
co-workers.
co-working.
I b; II c; III a; IV d.
I d; II a; III b; IV c.
I c; II d; III a; IV b.
I a; II b; III c; IV d.
I c; II a; III d; IV b.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A história do pensamento e da prática didática registra diversos exemplos de tentativas dos educadores para responder à necessidade de integrar o conhecimento e a cultura. Segundo Sacristán, dentre as respostas, encontra(m)-se:
I. o plano geral do currículo, globalizando, ou aproximando conteúdos em grandes áreas de saber e de experiência;
II. o plano de unidades de aprendizagem globalizadas em torno de grandes temas ou problemas;
III. a formação e seleção de professores segundo áreas restritas do conhecimento e da cultura;
IV. a organização do professorado nos empregos, favorecendo a intervenção conjunta com seus alunos.
Está correto o contido em
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Sacristán, com relação à origem, à manutenção e ao prolongamento, a escolaridade obrigatória tem várias justificativas, dentre elas:
possui caráter de manutenção social, uma vez que a educação tem sido privilégio de um determinado grupo social e assim deve perpetuar-se, a fim de prepará-lo para o trabalho.
a obrigatoriedade se constitui em uma estratégia dos estados modernos para fortalecer a heterogeneidade de crenças, aspirações e valores.
é uma necessidade em sociedades com processos de produção complexos que exigem preparação prévia para o ingresso no mundo do trabalho.
as sociedades menos desenvolvidas precisam de um sistema que libere o trabalho dos mais jovens, assim como protele a inserção destes no mundo da produção.
necessidade de instituições que articulem, regulem, por caminhos não coercitivos, a substituição da família no processo de socialização.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sacristán, ao discutir as diversas concepções de currículo, apresenta quatro pontos importantes a serem considerados em qualquer conceitualização. Dentre eles, o currículo
deve oferecer justificativas para a equipe escolar definir qual aspecto da cultura explícita, presente nas escolas, irá enfocar para selecionar e organizar os conteúdos.
como projeto cultural elaborado condiciona a profissionalização do docente e é preciso vê-lo como uma pauta com diferente grau de flexibilidade para que os(as) professores(as) intervenham nele.
é um projeto que só pode ser entendido como um processo historicamente condicionado, pertencente a uma sociedade, selecionado de acordo com as forças dominantes nela, para reproduzi-la.
é um campo no qual interagem as diversas concepções teóricas sobre ensino e aprendizagem, sobre a função da escola e as diversas áreas do conhecimento.
é responsável por organizar, gestionar, moldar a prática docente, a função da escola, por meio da definição dos objetivos de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Oliveira afirma que, para cada aluno com baixo aproveitamento escolar em relação à turma, a escola precisa colocar à disposição dos pais e órgãos de supervisão, dentre outros dados:
os resultados de suas avaliações: notas, menções e considerações sobre as dificuldades de aprendizagem desse aluno.
o registro do comportamento desse aluno no recreio, nas atividades livres e nos momentos de transição das atividades escolares.
seu comportamento de persistência e envolvimento nos trabalhos em grupo, em dupla, em trio e individual.
as providências tomadas para que esse aluno se integre ao grupo e à escola, dentro de suas regras e normas.
o relatório das avaliações dos diversos profissionais aos quais esse aluno foi encaminhado.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à institucionalização do desenvolvimento profissional do professor, Gatti, apoiada em Vaillant (2007), afirma que, dentre os ingredientes fundamentais, encontra(m)-se:
I. atenção ao contexto social e cultural do professor;
II. responsabilidades das equipes dirigentes da administração central e intermediária;
III. políticas integradas e sustentáveis;
IV. gestão com acento no controle dos resultados das avaliações externas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...