Questões de Pedagogia do ano 2012

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Zabala, ao construir os contornos para a definição do conceito “enfoque globalizador do ensino”, define-o, dentre outros, como a maneira de

  • A.

    se aproximar os objetos de estudo das disciplinas, das áreas de conhecimento, de forma a potencializar o tratamento da informação, dos dados e da metodologia científica.

  • B.

    ensinar, exclusivamente, por meio das metodologias globalizadas, pois permitem estabelecer o maior número de relações e levantamento de hipóteses e questões.

  • C.

    se propor o ensino vinculado ao conhecimento da realidade e à aplicabilidade imediata das aprendizagens que se realizam, distanciando-se do diálogo entre teoria e prática.

  • D.

    organizar os conteúdos a partir de uma concepção de ensino na qual o objeto fundamental de estudo para os alunos seja o conhecimento e a intervenção na realidade.

  • E.

    aceitar que a finalidade da escola é prioritariamente promover nos alunos uma cultura em que prevalece a capacidade de superar provas, em que se valoriza a disciplina pela disciplina.

  • A.

    I – c; II – a; III – b.

  • B.

    I – b; II – c; III – a.

  • C.

    I – a; II – b; III – c.

  • D.

    I – b; II – a; III – c.

  • E.

    I – c; II – b; III – a.

Lave e Wenger, analisando grupos virtuais (In: DIEU apud SPYER), denominaram de Comunidades de Prática (CoP)

  • A.

    a equipe ou grupo de trabalho cujo objetivo é realizar tarefas ligadas a algum tipo de processo ou função.

  • B.

    uma força-tarefa da qual os componentes se desassociam uma vez completada a missão.

  • C.

    uma rede ou clube de amigos, que se reúnem ou interagem aleatoriamente sem fins específicos.

  • D.

    pessoas que se agregam e interagem regularmente para compartilhar, aprender, resolver problemas e melhorar sua prática corrente.

  • E.

    organizações que existem desde os primórdios do mundo para a aprendizagem de um determinado trabalho.

As novas tecnologias de comunicação e informação vêm criando um novo mundo, um novo modo de produção, organização do trabalho e formas de se relacionar profissionalmente. Handl (In: SPYER) destaca que um desses novos formatos de relação ocorre entre profissionais liberais e empreendedores que trabalham em projetos independentes, mas compartilham valores e convivem em espaços virtuais capazes de criar possibilidades de sinergia, troca de ideias e conhecimento. Esse tipo de relação denomina-se

  • A.

    beta.

  • B.

    gift economy.

  • C.

    whuffie.

  • D.

    co-workers.

  • E.

    co-working.

  • A.

    I – b; II – c; III – a; IV – d.

  • B.

    I – d; II – a; III – b; IV – c.

  • C.

    I – c; II – d; III – a; IV – b.

  • D.

    I – a; II – b; III – c; IV – d.

  • E.

    I – c; II – a; III – d; IV – b.

A história do pensamento e da prática didática registra diversos exemplos de tentativas dos educadores para responder à necessidade de integrar o conhecimento e a cultura. Segundo Sacristán, dentre as respostas, encontra(m)-se:

I. o plano geral do currículo, globalizando, ou aproximando conteúdos em grandes áreas de saber e de experiência;

II. o plano de unidades de aprendizagem globalizadas em torno de grandes temas ou problemas;

III. a formação e seleção de professores segundo áreas restritas do conhecimento e da cultura;

IV. a organização do professorado nos empregos, favorecendo a intervenção conjunta com seus alunos.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Para Sacristán, com relação à origem, à manutenção e ao prolongamento, a escolaridade obrigatória tem várias justificativas, dentre elas:

  • A.

    possui caráter de manutenção social, uma vez que a educação tem sido privilégio de um determinado grupo social e assim deve perpetuar-se, a fim de prepará-lo para o trabalho.

  • B.

    a obrigatoriedade se constitui em uma estratégia dos estados modernos para fortalecer a heterogeneidade de crenças, aspirações e valores.

  • C.

    é uma necessidade em sociedades com processos de produção complexos que exigem preparação prévia para o ingresso no mundo do trabalho.

  • D.

    as sociedades menos desenvolvidas precisam de um sistema que libere o trabalho dos mais jovens, assim como protele a inserção destes no mundo da produção.

  • E.

    necessidade de instituições que articulem, regulem, por caminhos não coercitivos, a substituição da família no processo de socialização.

Sacristán, ao discutir as diversas concepções de currículo, apresenta quatro pontos importantes a serem considerados em qualquer conceitualização. Dentre eles, o currículo

  • A.

    deve oferecer justificativas para a equipe escolar definir qual aspecto da cultura explícita, presente nas escolas, irá enfocar para selecionar e organizar os conteúdos.

  • B.

    como projeto cultural elaborado condiciona a profissionalização do docente e é preciso vê-lo como uma pauta com diferente grau de flexibilidade para que os(as) professores(as) intervenham nele.

  • C.

    é um projeto que só pode ser entendido como um processo historicamente condicionado, pertencente a uma sociedade, selecionado de acordo com as forças dominantes nela, para reproduzi-la.

  • D.

    é um campo no qual interagem as diversas concepções teóricas sobre ensino e aprendizagem, sobre a função da escola e as diversas áreas do conhecimento.

  • E.

    é responsável por organizar, gestionar, moldar a prática docente, a função da escola, por meio da definição dos objetivos de ensino.

Oliveira afirma que, para cada aluno com baixo aproveitamento escolar em relação à turma, a escola precisa colocar à disposição dos pais e órgãos de supervisão, dentre outros dados:

  • A.

    os resultados de suas avaliações: notas, menções e considerações sobre as dificuldades de aprendizagem desse aluno.

  • B.

    o registro do comportamento desse aluno no recreio, nas atividades livres e nos momentos de transição das atividades escolares.

  • C.

    seu comportamento de persistência e envolvimento nos trabalhos em grupo, em dupla, em trio e individual.

  • D.

    as providências tomadas para que esse aluno se integre ao grupo e à escola, dentro de suas regras e normas.

  • E.

    o relatório das avaliações dos diversos profissionais aos quais esse aluno foi encaminhado.

Em relação à institucionalização do desenvolvimento profissional do professor, Gatti, apoiada em Vaillant (2007), afirma que, dentre os ingredientes fundamentais, encontra(m)-se:

I. atenção ao contexto social e cultural do professor;

II. responsabilidades das equipes dirigentes da administração central e intermediária;

III. políticas integradas e sustentáveis;

IV. gestão com acento no controle dos resultados das avaliações externas.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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