Questões de Pedagogia do ano 2012

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Saviani afirma que, durante a década de 80, no período que ficou conhecido como de abertura democrática, emergiram no campo educacional as pedagogias contra- -hegemônicas, dentre elas, encontra-se a

  • A.

    pedagogia dos excluídos.

  • B.

    educação inclusiva.

  • C.

    pedagogia da prática.

  • D.

    educação revolucionária.

  • E.

    pedagogia marxista.

Saviani destaca que, paralelamente ao predomínio da tendência tecnicista, emergiu, na década de 1970, um conjunto de estudos que podem ser agrupados sob a denominação: tendência crítico-reprodutivista. Dentre as principais referências desses estudos, encontra-se a teoria do(a):

I. sistema de ensino enquanto violência simbólica;

II. escola enquanto aparelho ideológico do Estado;

III. segurança e do desenvolvimento;

IV. escola dualista.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Segundo Saviani, a análise histórica dos anos 80 permite constatar que, do ponto de vista da organização do campo educacional, esse foi um dos períodos mais fecundos, rivalizando apenas com a década de 1920. E isto porque a década de 80 foi marcada

  • A.

    por um vigoroso movimento organizativo-sindical, envolvendo os professores dos três graus de ensino.

  • B.

    por uma crítica contundente à distribuição equitativa dos bens culturais, educacionais e econômicos.

  • C.

    pelas ideias pedagógicas dos renovadores e dos católicos, publicadas no manifesto dos pioneiros.

  • D.

    pelo movimento escolanovista, pela atuação dos renovadores e pelas inúmeras reformas educacionais.

  • E.

    pela criação da Sociedade de Educação de São Paulo, que se constituiu como a secção paulista da ABE.

Sarmento apoia-se em Prout e James (In: SARMENTO & GOUVEA) para indicar aspectos-chave do paradigma da investigação sociológica da infância, dentre eles:

  • A.

    as relações sociais estabelecidas entre as crianças e as suas culturas devem ser estudadas na perspectiva dos adultos.

  • B.

    a infância é um fenômeno que revela agudamente a dupla hermenêutica das ciências sociais.

  • C.

    os métodos experimentais de pesquisa ou de inquéritos são os mais adequados para o estudo da infância.

  • D.

    a infância é uma variável da análise social, por isso deve ser estudada separadamente das outras variáveis.

  • E.

    as crianças são e devem ser consideradas como sujeitos passivos de estruturas e processos sociais.

Martins (In: SARMENTO & GOUVEA), apoiada em Cradack (2004), indica o risco como princípio organizador central do trabalho de proteção infantil e, inspirada em Anglin (2002), alerta que os riscos complexos requerem

  • A.

    soluções simples e práticas que isolem as situações de riscos vividas pelas crianças para melhor combater os fatores de ameaça.

  • B.

    medidas no âmbito jurídico que permitam proteger as crianças e punir os adultos que negligenciaram os cuidados necessários à sua proteção.

  • C.

    modos de ação construtivos que desencadeiam respostas igualmente complexas e multidimensionais que previnam maus futuros construindo melhores presentes.

  • D.

    uma interpretação positiva deles, reconhecendo que riscos são oportunidades de crescimento, de desenvolvimento e não devem ser eliminados, mas monitorados e calibrados.

  • E.

    um olhar socioantropológico, cultural, pois grande parte dos riscos constitui uma avaliação negativa da cultura do outro como deficitária.

Vasconcelos (In: SARMENTO & GOUVEA), apoiada nas ideias de Vygotsky, analisa a relação entre brinquedo, brincar e desenvolvimento. Afirma que a criança utiliza o brinquedo como

  • A.

    objeto transacional no processo de movimento em relação ao próprio desenvolvimento.

  • B.

    orientador externo, que acaba por produzir movimentos de transição no seu próprio processo de desenvolvimento.

  • C.

    objeto de rompimento com o mundo interno e aproximação do mundo externo, acelerando seu processo de conhecimento.

  • D.

    mediador nas interações sociais constituídas nas elaborações das funções cognitivas e afetivas.

  • E.

    disparador do começo de sua atividade mental de acordo com a sua inserção em sua constelação familiar.

Considerando a resenha de pesquisas realizadas em vários países, inclusive no Brasil, e a literatura acerca das diferenças no rendimento entre escolas, Gomes afirma, em relação ao tempo letivo, que há:

I. efeito socialmente regressivo do hiato das férias de verão;

II. intermediação de variáveis como tempo de envolvimento do aluno na aprendizagem, tempo letivo de aprendizagem e tempo consagrado à tarefa;

III. vantagens para escolas menores, sobretudo na educação primária;

IV. relações entre o conteúdo ensinado, o tempo atribuído e o tempo investido na aprendizagem.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Gomes avalia que as condições da escola são bastante severas, tanto para os alunos quanto para os professores. Em relação aos professores, afirma que devem sobreviver num ambiente complexo, onde participam de milhares de interações sociais por dia. Cabe ao professor implementar as normas de ordem relacionadas, entre outros aspectos:

I. ao nível tolerável de ruído;

II. à preservação da privacidade num grande grupo;

III. às alternativas de ação quando o trabalho escolar termina antes do esperado;

IV. ao controle de quem entra e sai da sala de aula.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Gomes, ao discutir a violência na escola, apresenta a pesquisa realizada no Brasil por Abramovay e Rua. Esses autores destacaram, após estudo da literatura internacional, a classificação da violência escolar em três níveis, denominados:

  • A.

    violência física, violência marginal e incivilidades.

  • B.

    violência marginal, violência manipuladora e violência emocional.

  • C.

    violência física, incivilidades e violência simbólica.

  • D.

    incivilidades, violência manipuladora e violência emocional.

  • E.

    violência simbólica, violência marginal e violência emocional.

Coll (In: ZABALA) notou que o primeiro passo – e, às vezes, o primeiro problema – para conseguir que os alunos realizem uma aprendizagem significativa consiste em

  • A.

    equilibrar os esquemas iniciais dos alunos em relação ao novo conteúdo de aprendizagem.

  • B.

    confrontar os novos conteúdos de aprendizagem às novas tarefas de assimilação do objeto.

  • C.

    romper o equilíbrio inicial de seus esquemas em relação ao novo conteúdo de aprendizagem.

  • D.

    estabelecer um adequado equilíbrio entre a tarefa de aprendizagem e os esquemas dos alunos.

  • E.

    utilizar incentivos motivacionais que favoreçam um equilíbrio ótimo para a apresentação da nova aprendizagem.

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