Questões de Pedagogia do ano 2012

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Diante destes contextos e sob a ótica da Gestão Escolar Democrática, a Avaliação Institucional

  • A.

    é temida porque tem um caráter punitivo, depreciador e não valoriza as potencialidades de cada indivíduo. Ela parte de uma análise de indicadores que são construídos e definidos pelo sistema, em cima dos quais se atribuem notas. É uma inferência dos órgãos centrais, que vai na “contramão” da autonomia da escola.

  • B.

    é um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade visando à ratificá-la ou retificála. É um processo que possibilita o levantamento das demandas, isto é, de tudo aquilo que o grupo identifica como sendo um problema que afeta a todos. Entre os desafios educacionais que exigem tratamento institucional, é comum aparecerem problemas relativos aos trabalhos em grupo dos alunos, ao conselho de classe, à alimentação, à indisciplina, ao bullying, ao uso da internet, à comunicação com os pais e ao sistema de avaliação.

  • C.

    não deve ser confundida com a Avaliação Educacional, que trata especificamente da aprendizagem, currículo e desempenho escolar, pois a Avaliação Institucional é mais ampla e abrangente, refere-se ou trata de políticas, das instituições, planos, programas e projetos, assim como das estratégias ou mecanismos utilizados para sua implementação nas unidades.

  • D.

    é a análise dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil/ MEC e de outros, pela própria instituição. Cada escola de Educação Infantil deve reunir a direção, os professores, as famílias e as entidades locais e discutir os elementos fundamentais que devem ser considerados pela escola na reflexão sobre sua própria qualidade. A partir dessa conversa, e utilizando o documento, as instituições poderão mapear quais são os principais problemas e propor um plano de ação. Esta avaliação não é de uso exclusivo da escola, e a informação produzida por meio dela será divulgada publicamente, utilizada em rankings ou comparações entre instituições de ensino, para orientar a distribuição de verbas e a bonificação salarial.

A educação escolar é a base da cidadania, e tal princípio é fundamental para políticas que visam à participação de todos nos espaços sociais e políticos e para a inserção no mundo profissional.

O direito à educação parte do reconhecimento de que o saber sistemático é mais do que uma importante herança cultural e, como parte desta herança, o cidadão torna-se capaz de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais tem maiores possibilidades de participar dos destinos da sociedade e colaborar na sua transformação. Nesse sentido, a LDB estabelece que o ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

É correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Um dos mecanismos para a melhoria da educação tem sido a fixação de metas de qualidade que servem como guia para que os professores, gestores, pais de alunos e a comunidade, de um modo geral, acompanhem a evolução da escola. Para atingir algumas destas metas, o Governo do Estado de São Paulo implantou o Programa “Ler e Escrever”, que teve início em 2007, com o objetivo de

  • A.

    diminuir o número de alunos nas salas de aula do ciclo I de modo a favorecer o processo de alfabetização das crianças.

  • B.

    alfabetizar plenamente os alunos de oito anos e promover a recuperação das aprendizagens daqueles que não alcançaram as expectativas previstas ao longo do ciclo I.

  • C.

    promover a troca de experiência entre os professores mediante a socialização de materiais produzidos por eles.

  • D.

    diminuir o alto índice e evasão que ocorre, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental.

  • E.

    ampliar a carga horária dos professores regentes na primeira série do ciclo I e possibilitar sua formação continuada.

  • A.

    1a; 2b; 3c.

  • B.

    1b; 2c; 3a.

  • C.

    1c; 2a; 3b.

  • D.

    1a; 2c; 3b.

  • E.

    1b; 2a; 3c.

O Diretor de uma escola de educação profissional faz uma consulta ao seu Supervisor de Ensino, nos seguintes termos: “com base em nosso Regimento Escolar poderemos fazer o aproveitamento de estudos adquiridos no trabalho por um aluno?”

O Supervisor, referindo-se ao artigo 41 da Lei Federal n.º 9.394/96, informa ao Diretor que o

  • A.

    aproveitamento de estudos para fins de prosseguimentos de estudos não pode ser feito pela própria escola.

  • B.

    aproveitamento de conhecimento e experiências está condicionado ao perfil de conclusão pretendido.

  • C.

    conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • D.

    pedido de aproveitamento de estudos deverá ser solicitado ao Conselho Estadual de Educação por meio de consulta formal.

  • E.

    aproveitamento de estudos é feito por estabelecimentos previamente credenciados pelo Conselho Estadual de Educação.

Na abordagem “aprofundamento do conhecimento”, nos Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrões de competência (UNESCO, 2009), definem- -se as habilidades docentes em TIC. De acordo com essa abordagem, os professores devem:

I. conhecer diversas ferramentas e aplicativos específicos, em diversas situações baseadas em problemas e projetos;

II. ser capazes de usar os recursos de rede para ajudar os alunos a cooperarem, acessarem informações e se comunicarem com especialistas externos;

III. saber as operações básicas de equipamentos e programas, assim como os programas aplicativos de produtividade, um navegador de web, programas de apresentação e aplicativos de gestão;

IV. ter habilidades e o conhecimento necessário para criar e administrar projetos complexos e fazer uso das redes para ter acesso às informações, em apoio a seu próprio desenvolvimento profissional.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, III e IV.

A meta política, definida na abordagem “alfabetização em tecnologia” nos Padrões de competência em TIC para professores: marco político (UNESCO, 2009), encontra-se no item:

  • A.

    aumentar a participação cívica, a criatividade cultural e a produtividade artística, desenvolvendo docentes e alunos na aplicação de conhecimento tradicional, comunitário e disciplinador.

  • B.

    aumentar a motivação dos alunos, dos cidadãos e da força de trabalho para agregar valor à sociedade, levando-os à busca de valores universais, que possam aplicar ao desenvolvimento dos projetos.

  • C.

    preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica.

  • D.

    promover mudanças no currículo, incluindo a melhoria das habilidades básicas de alfabetização por meio da tecnologia, buscando inovar e melhorar seu contato e colaboração local.

  • E.

    desenvolver o entendimento dos professores, de modo que eles possam elaborar os planos de disciplina para melhorar especificamente as habilidades profissionais e lidar com problemas de sua prioridade.

Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNESCO, 2009), com o objetivo de criar um marco curricular, cruzam três abordagens à reforma da educação (a alfabetização em tecnologia, o aprofundamento do conhecimento e a criação do conhecimento), com seis componentes do sistema educacional (política, currículo, pedagogia, TIC, organização e treinamento de docentes). Quanto à abordagem “criação do conhecimento”, os objetivos estabelecidos pelas diretrizes no componente educacional “TIC”, os professores devem ser capazes de descrever a função e a finalidade:

I. das ferramentas e recursos de produção de TIC (gravadora de multimídia e equipamento de produção, ferramentas de edição, programa de publicação, ferramentas de elaboração de web) e usá-las como apoio à inovação e conhecimento dos alunos;

II. dos ambientes virtuais e de construção de conhecimento (KBEs) e usá-los para dar suporte ao maior conhecimento e entendimento da disciplina e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem online e presenciais;

III. do programa tutorial e de atividades e prática, e como eles apoiam a aquisição, por parte dos alunos, de conhecimento sobre as disciplinas escolares;

IV. do planejamento e de pensar ferramentas usando-as para apoiar a criação e o planejamento, dos estudantes, de suas próprias atividades de aprendizagem e seu contínuo pensamento e aprendizado reflexivo.

Está correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Segundo a nota técnica Programa de Qualidade da Escola, o IDESP é calculado por etapa de escolarização. Seu cálculo corresponde à

  • A.

    divisão do indicador de desempenho da série pelo indicador de fluxo da série.

  • B.

    multiplicação do indicador de desempenho da série pelo indicador de fluxo da série.

  • C.

    divisão do indicador de fluxo da série pelo indicador de desempenho da série.

  • D.

    soma do indicador de desempenho da série com o indicador de fluxo da série.

  • E.

    subtração do indicador de fluxo da série do indicador de desempenho da série.

  • A.

    I – a; II – c; III – b.

  • B.

    I – c; II – b; III – a.

  • C.

    I – b; II – a; III – c.

  • D.

    I – c; II – a; III – b.

  • E.

    I – b; II – c; III – a.

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