Questões de Pedagogia do ano 2012

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Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.

A organização do trabalho pedagógico compreende a utilização dos meios de que a escola dispõe, tendo em vista a especificidade e os objetivos educacionais, com a finalidade de propiciar as melhores condições para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.

Na abordagem pedagógica libertadora, ou libertária, a dinâmica das relações professor-aluno ocorre no plano horizontal, com destaque para o processo de aprendizagem grupal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.

Ainda que os estabelecimentos de ensino não se organizem rigorosamente da mesma forma, é possível estabelecer regras e procedimentos gerais de organização escolar e atuação dos respectivos profissionais, para o satisfatório funcionamento desses estabelecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.

A influência do construtivismo na concepção pedagógica brasileira pode ser constatada, por exemplo, na organização do ensino em ciclos ou fases, em substituição à seriação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para elas, o conceito de gênero caracteriza-se como uma construção social e histórica dos sexos, pois o caráter social e relacional dos dois sexos, consequentemente a construção da masculinidade e da feminilidade, são designados para relações sociais entre homens e mulheres, desnaturalizando inferioridades biológicas e intelectuais. Refere-se a:

  • A. Tânia Dauster (1996), Claudia Fonseca (1995), Márcia Gobbi (2002).
  • B. Joan Scott (1995), Guacira Louro (2005), Jane Felipe (2005), Dagmar Meyer (2005).
  • C. Tizuko Kishimoto (1997), Zilma Oliveira (1996), Maristela Angotti (1996).
  • D. Elisandra Godoi (2004), Maria Algebaile (1996).
  • E. Maria Carmen Barbosa (2000), Carmem Craidy (2001).

Steinberg (2004) e outros autores ligados aos Estudos Culturais contemporâneos vêm apontando para uma poderosa política cultural em que marcadores identitários de gênero são encontrados em diferentes artefatos da cultura infantil, como em músicas, brincadeiras, brinquedos e literatura. Desta forma, é correto afirmar que:

  • A. estão a produzir novas identidades, principalmente pela interação com diferentes artefatos culturais, as crianças estão sendo atravessadas por um novo jeito de ser, ver e agir demarcando a construção de suas subjetividades. Em função disso, as crianças são frequentemente interpeladas por diferentes representações.
  • B. também desenvolvem função educadora, mas não são significadas de acordo com a produção de sentido educativo.
  • C. ao produzir novas identidades generificadas, facilita a compreensão de mundo e o contexto em que está inserida.
  • D. tornam-se objetos de operações políticas, de intervenções econômicas e de campanhas ideológicas de moralização e escolarização.
  • E. educá-las é moldá-las, e moldá-las é discipliná-las conforme necessidades sociais.

As rotinas foram analisadas por Maria Carmen Barbosa (2000), contribuindo com uma leitura crítica sobre as mesmas. A pesquisadora afirma que:

I - é a partir da sua contextualização e análise que se pode conhecê-las, ampliá-las para produção de novos sentidos, e questiona o que são mesmo rotinas ou horários, o emprego do tempo, a sequência de ações, o trabalho dos adultos e das crianças, o plano diário, a rotina diária, a jornada.

II - independentemente da denominação dada, a rotina provém da possibilidade de construir a concepção de educação e cuidado e, até mesmo, ser utilizada como cartão de visita nas instituições para apresentação aos pais em suas propostas de trabalho.

III - a rotina também é um mecanismo para padronização de comportamento e configura subjetividades infantis, possibilitando a objetivação da criança. Através de atividades simples e rotineiras, as crianças tornam-se alvo de estratégias de controle e avaliação, de modo que cada uma é conhecida e classificada cada vez mais aos olhos da pedagogia.

Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. apenas I e II estão corretas.
  • C. apenas I e III estão corretas.
  • D. apenas II e III estão corretas.
  • E. apenas III está correta.

Para Sarmento e Pinto (1997), os estudos de Ariès têm o mérito de ter proporcionado a consciência de que aquilo que parecia um fenômeno natural e universal era afinal o resultado de uma construção das sociedades moderna e contemporânea. Para eles:

  • A. as grandes corporações têm tomado conta de garantir às crianças o seu lazer, não importa de que camada social elas provenham.
  • B. o papel do adulto frente ao desenvolvimento infantil, cabendo-lhe proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, a fim de que as crianças possam fortalecer e desenvolver suas capacidades.
  • C. à medida que foram criadas novas perspectivas educacionais, a partir da invenção da infância, a família e a escola criam instrumentos de disciplinarização e gerenciamento, colocando a criança como aluno.
  • D. as relações ocorrem dentro de um contexto histórico e social, no qual a cultura desempenha um papel fundamental, fornecendo ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade.
  • E. a inteligência já é capaz de empregar símbolos e signos, ainda lhe falta a reversibilidade, ou seja, a capacidade de pensar simultaneamente o estado inicial e o final de alguma transformação efetuada sobre os objetos.

Para Mantoan, numa perspectiva inclusiva e de uma escola de qualidade, os professores:

  • A. não podem duvidar das possibilidades de aprendizagem dos alunos, podem prever quando esses alunos irão aprender.
  • B. a deficiência de um aluno é motivo para que se deixe de proporcionar-lhe o ensino igual a todos, pois seu tempo de aprendizagem é outro e aí, um ensino a parte, diversificado é a melhor opção.
  • C. devem partir da capacidade de aprender desses e dos demais alunos, levando em consideração a singularidade das manifestações intelectuais.
  • D. a aprendizagem, também, é previsível, por isso, não cabem as rotulações e categorizações para distinguir um aluno do outro por sua capacidade de aprender.
  • E. precisam considerar que o aluno é um ser em constante vir a ser e que precisa de liberdade para aprender e para produzir conhecimento, no nível em que for capaz de assimilar um tema ou assunto de aula.

É a concepção por meio da qual produzo este outro olhar sobre seleção e articulação de conteúdos em educação infantil que, por sua vez, provoca a releitura e a ressignificação do conceito de linguagem, de conteúdo programático, do papel do professor e da concepção de criança de zero a seis anos.

  • A. Linguagens geradoras.
  • B. Planejamento estratégico.
  • C. Plano de aula.
  • D. Plano de atividades.
  • E. Plano de trabalho.
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