Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
A organização do trabalho pedagógico compreende a utilização dos meios de que a escola dispõe, tendo em vista a especificidade e os objetivos educacionais, com a finalidade de propiciar as melhores condições para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
Na abordagem pedagógica libertadora, ou libertária, a dinâmica das relações professor-aluno ocorre no plano horizontal, com destaque para o processo de aprendizagem grupal.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
Ainda que os estabelecimentos de ensino não se organizem rigorosamente da mesma forma, é possível estabelecer regras e procedimentos gerais de organização escolar e atuação dos respectivos profissionais, para o satisfatório funcionamento desses estabelecimentos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
A influência do construtivismo na concepção pedagógica brasileira pode ser constatada, por exemplo, na organização do ensino em ciclos ou fases, em substituição à seriação.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Para elas, o conceito de gênero caracteriza-se como uma construção social e histórica dos sexos, pois o caráter social e relacional dos dois sexos, consequentemente a construção da masculinidade e da feminilidade, são designados para relações sociais entre homens e mulheres, desnaturalizando inferioridades biológicas e intelectuais. Refere-se a:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Steinberg (2004) e outros autores ligados aos Estudos Culturais contemporâneos vêm apontando para uma poderosa política cultural em que marcadores identitários de gênero são encontrados em diferentes artefatos da cultura infantil, como em músicas, brincadeiras, brinquedos e literatura. Desta forma, é correto afirmar que:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
As rotinas foram analisadas por Maria Carmen Barbosa (2000), contribuindo com uma leitura crítica sobre as mesmas. A pesquisadora afirma que:
I - é a partir da sua contextualização e análise que se pode conhecê-las, ampliá-las para produção de novos sentidos, e questiona o que são mesmo rotinas ou horários, o emprego do tempo, a sequência de ações, o trabalho dos adultos e das crianças, o plano diário, a rotina diária, a jornada.
II - independentemente da denominação dada, a rotina provém da possibilidade de construir a concepção de educação e cuidado e, até mesmo, ser utilizada como cartão de visita nas instituições para apresentação aos pais em suas propostas de trabalho.
III - a rotina também é um mecanismo para padronização de comportamento e configura subjetividades infantis, possibilitando a objetivação da criança. Através de atividades simples e rotineiras, as crianças tornam-se alvo de estratégias de controle e avaliação, de modo que cada uma é conhecida e classificada cada vez mais aos olhos da pedagogia.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Para Sarmento e Pinto (1997), os estudos de Ariès têm o mérito de ter proporcionado a consciência de que aquilo que parecia um fenômeno natural e universal era afinal o resultado de uma construção das sociedades moderna e contemporânea. Para eles:
Para Mantoan, numa perspectiva inclusiva e de uma escola de qualidade, os professores:
É a concepção por meio da qual produzo este outro olhar sobre seleção e articulação de conteúdos em educação infantil que, por sua vez, provoca a releitura e a ressignificação do conceito de linguagem, de conteúdo programático, do papel do professor e da concepção de criança de zero a seis anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...