Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A interdisciplinaridade realiza-se como uma forma de ver e sentir o mundo, de estar no mundo, de perceber, entender o mundo de forma holística, em sua rede infinita de relações, em sua complexidade, de entender as múltiplas implicações que se realizam, ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza, isto é, os fenômenos, na dimensão:

  • A.

    biológica, psicológica ou social.

  • B.

    emocional, natural ou comportamental.

  • C.

    social, natural ou cultural.

  • D.

    familiar, escolar e social.

  • E.

    mundial, global ou planetária.

A pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender pautado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros), disponíveis no contexto da escola. Por outro lado, esses novos desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização:

  • A.

    tradicional e burocrática.

  • B.

    reprodutora e burocrática.

  • C.

    tradicional e operacional.

  • D.

    burocrática e funcional.

  • E.

    funcional e operacional.

Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimentos que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeito a um ato de conhecer, isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que uma se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento, enquanto a outra diz respeito principalmente à dimensão didática. São elas:

  • A.

    transversalidade e multidisciplinaridade.

  • B.

    interdisciplinaridade e multiculturalidade.

  • C.

    transversalidade e interdisciplinaridade.

  • D.

    interculturalidade e transversalidade.

  • E.

    transdisciplinaridade e interculturalidade.

Segundo Libâneo (2004),“uma escola bem organizada e bem gerida é aquela que cria condições pedagógico-didát icas, organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de modo que todos os seus alunos sejam bem-sucedidos na aprendizagem escolar”. Para se alcançar a qualidade social e pedagógica do projeto educativo, reafirma-se a relevância de ações pensadas e geridas de forma:

  • A.

    cooperada e participativa.

  • B.

    ética e funcional.

  • C.

    cooperada e funcional.

  • D.

    ética e cooperada.

  • E.

    funcional e participativa.

À luz da relação entre tecnologia e subjetividade, cabe pensar no papel educativo que as mídias da comunicação e da informação exercem no processo de formação dos indivíduos, as quais estão centradas no uso (e abuso) das imagens. Nessa direção, Benjamin (1994) [ apud Leite e Filé (2002)] cita o fato de que “no interior de grandes processos históricos, a forma de percepção das coletividades humanas se transforma ao mesmo tempo em que seus modos de existência”. É inegável que se vive num período de intensa tecnificação da vida humana, marcado fortemente pelo uso da imagem, capaz de interferir na construção da subjetividade contemporânea à medida que a forma de percepção dos indivíduos é permeada pelos sistemas de:

  • A.

    imagens e conceitos.

  • B.

    objetos e informações.

  • C.

    conceitos e ações.

  • D.

    objetos e ações.

  • E.

    informações e ações.

Segundo Ferreira (2029), “[...] o fenômeno educativo só acontece quando tratado em sua totalidade, constituída de elementos que se associam como partes de um todo. [...]”. Ensinar e aprender gestão e supervisão da educação significa compreender que todo conhecimento científico é conduzido e ganha sentido em sua relação intrínseca com as políticas e a formação educacional, por meio de uma base:

  • A.

    humanística e política.

  • B.

    social e ética.

  • C.

    política e pedagógica.

  • D.

    teórica e prática.

  • E.

    social e política.

“Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais.” Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:

  • A.

    transdisciplinar.

  • B.

    holística

  • C.

    interdisdisciplinar.

  • D.

    multidisciplinar.

  • E.

    multidimensional.

A educação inclusiva é, antes de tudo, uma questão de direitos humanos, uma vez que defende que não se pode segregar nenhuma pessoa como consequência de sua deficiência ou de sua dificuldade de aprendizagem, qualquer que seja. Segundo Campbell (2002), na escola inclusiva, a ação educativa é entendida comoumprocesso:

  • A.

    assistencial.

  • B.

    social.

  • C.

    integracional.

  • D.

    interacional.

  • E.

    especial.

Com o movimento de integração de serviços da escola, evitam-se distanciamentos e fronteiras que delimitam princípios, processos e ações, acompanha-se, também, a valorização de Projeto Político-Pedagógico, que é o documento integrado e integrador das práticas e de seus fundamentos. Nesse contexto escolar dinâmico e integrado, inserem-se as concepções e as práticas conjuntas de:

  • A.

    supervisão e orientação escolar.

  • B.

    direção e supervisão escolar.

  • C.

    coordenação e supervisão escolar.

  • D.

    supervisão e inspeção escolar.

  • E.

    orientação e inspeção escolar.

A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação se associa à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola. Para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social. Dos padrões listados a seguir, assinale o que NÃO é previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica:

  • A.

    Creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.

  • B.

    Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas em tempo integralemuma mesma escola.

  • C.

    Definição de uma relação adequada entre o número de alunos por turma e por professor, que assegure aprendizagens relevantes.

  • D.

    Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no Projeto Político-Pedagógico.

  • E.

    Proposta Pedagógica da Educação Infantil prevendo formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, com antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...