Questões de Pedagogia do ano 2012

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É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre levando em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn pesquisam a organização do espaço e do tempo na escola infantil e afirmam:

  • A. organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de seus interesses.
  • B. que este conhecimento é fundamental na estruturação do ambiente escolar já que considera o trabalho que a professora pretende desenvolver.
  • C. que são necessários momentos únicos, organizados de acordo com as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas das crianças.
  • D. o modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica.
  • E. deveria-se considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária e suas características pessoais, assim como as expectativas da família em relação à escola.

Para Hannah Arendt (1996), embora a qualificação profissional seja indispensável para o exercício da autoridade docente na sala de aula, a qualificação, por maior que seja, nunca engendra por si só autoridade. Nesta ótica, defende que:

  • A. a qualificação do professor consiste em conhecer o mundo e ser capaz de instruir os outros acerca deste, porém, sua autoridade se assenta na responsabilidade que ele assume por este mundo. Em face da criança, é como se ele fosse um representante de todos os habitantes adultos, apontando os detalhes e dizendo à criança: - Isso é o nosso mundo.
  • B. a questão da autoridade, para além da qualificação stricto sensu do professor, passa a se configurar como o ponto nevrálgico da ética docente, reguladora primordial do trabalho pedagógico e, portanto, condição fundamental à aprendizagem.
  • C. a função da escola é ensinar às crianças como o mundo é, e não instruí-las na arte de viver. Dado que o mundo é velho, sempre mais que elas mesmas, a aprendizagem volta-se inevitavelmente para o futuro, não importa o quanto a vida seja transcorrida no presente.
  • D. a crise da autoridade na educação guarda a mais estreita conexão com a crise da modernidade, ou seja, com a crise de nossa atitude perante o âmbito do futuro.
  • E. é sobremodo difícil para o educador arcar com esse aspecto da crise moderna, pois é de seu ofício servir como mediador entre o velho e o novo, de tal modo que sua própria profissão lhe exige um respeito extraordinário pelo presente.

Em seu livro “Por amor e por força, rotinas na educação infantil”, Maria Carmen Silveira Barbosa define a rotina da infância como:

  • A. produtos culturais criados, produzidos e reproduzidos no dia a dia, que têm como propósito a organização da rotinização.
  • B. algo que modificamos diariamente e que tem o mesmo conceito de cotidiano.
  • C. atividades múltiplas desenvolvidas em uma lógica do simples ao complexo.
  • D. Organização da escola que se organiza por tempos diferenciados, com uma sequência de atividades escolhidas para referência do trabalho das crianças.
  • E. categoria pedagógica em que os responsáveis pela educação infantil estruturam para, a partir dela, desenvolver o trabalho cotidiano nas instituições de educação infantil.

É o conjunto de profissionais da educação, professores, orientadores educacionais, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, das unidades escolares e dos demais órgãos, que compõem a estrutura da SME, desempenham atividades docentes ou de suporte pedagógico à docência com vistas a alcançar os objetivos da educação:

  • A. Magistério Público Municipal.
  • B. Conselho Municipal de Educação.
  • C. Servidores Públicos Municipais.
  • D. Sistema Estadual de Ensino.
  • E. Sistema Municipal de Ensino.

Juliana está cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola construtivista. Sua mãe está muito preocupada com os erros gramaticais que Juliana vem cometendo em suas produções de texto. Então, resolveu conversar com a professora sobre a sua insatisfação quanto ao ensino da escola.

Partindo dessas informações, qual seria a resposta da professora diante da angústia da mãe?

  • A.

    Partindo dessas informações, qual seria a resposta da professora diante da angústia da mãe?

  • B.

    Também percebo que Juliana é uma aluna fraca, sugiro que ela retorne para o último período da pré-escola.

  • C.

    Juliana está tendo liberdade para construir textos, e isto é importante para o seu processo de alfabetização. Mandarei para casa mais exercícios para que ela possa treinar gramática.

  • D.

    Sabemos que sua escrita está incorreta, mas o que valorizamos é a produção criativa da criança e seu entendimento a respeito de como organizar a história.

  • E.

    Juliana é uma menina muito inteligente e criativa, mas se distrai facilmente conversando com os colegas, acredito que, por esta razão, esteja errando tanto.

Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.

( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.

( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).

Assinale a sequencia correta.

  • A.

    F, F, V, F, F.

  • B.

    V, V, F, V, V.

  • C.

    V, V, F, F, V.

  • D.

    F, V, F, V, F.

  • E.

    V, F, V, F, V.

A Educação Especial, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN, em obediência aos princípios da Declaração de Salamanca (1994), deve permear todos os níveis da educação e promover inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais, estabelecendo parceria com outros órgãos da comunidade, por meio. de:

  • A.

    métodos e técnicas.

  • B.

    adaptações e estratégias.

  • C.

    métodos e estratégias.

  • D.

    recursos e estratégias.

  • E.

    técnicas e recursos.

O Projeto Político Pedagógico é um meio eficaz para a superação da ação fragmentada tanto na educação quanto na escola, motivando e reanimando o ânimo de toda a comunidade escolar, na qual cada um tenha o sentido da pertença, sentindo-se corresponsáveis pelo crescimento e pela melhoria do ensino.Oprojeto deve ser construído tendo por base tarefas simples, passíveis de ser executadas no dia a dia da escola. Mas ele não dispensa o planejamento cuidadoso, a imaginação criadora e o:

  • A.

    compromisso pedagógico.

  • B.

    suporte teórico.

  • C.

    princípio filosófico.

  • D.

    apoio tecnológico.

  • E.

    espírito de equipe.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), “cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Para cuidar é preciso, antes de tudo, estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solitário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. É preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada, entendendo o cuidado em seu aspecto:

  • A.

    afetivo e relacional.”

  • B.

    educacional e social.”

  • C.

    relacional e educacional.”

  • D.

    lúdico e afetivo.”

  • E.

    afetivo e educacional.”

A gestão responsabiliza-se pela qualidade da educação, entendida como mediação de conhecimento e como prática social da formação humana de cidadãos. A gestão democrática da educação necessita assegurar uma educação comprometida com a sabedoria de viver junto respeitando as diferenças. Nessa perspectiva, segundo Cury (2002) [ apud RANGEL (2009)] a gestão como forma superior de encontro das pessoas e solução de conflitos, implica o:

  • A.

    planejamento.

  • B.

    diálogo.

  • C.

    compromisso.

  • D.

    currículo.

  • E.

    respeito.

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